CL
CURSO ANTERIOR
PRÓXIMO CURSO

A PRESENÇA DE JORGE ANDRADE NO TEATRO BRASILEIRO MODERNO

com Antonio Gilberto


PERÍODO DO CURSO

25 MAI - 22 JUN


Centenário de Jorge Andrade (1922-2022)

A oficina A Presença de Jorge Andrade no Teatro Brasileiro Moderno, coordenada pelo diretor, professor Me. Antonio Gilberto, tem como objetivo apresentar a obra dramática do autor dentro do panorama do teatro brasileiro moderno que, a partir dos anos 50, coloca no centro da cena autores como Jorge Andrade, Gianfrancesco Guarnieri, Oduvaldo Vianna Filho, Augusto Boal, Dias Gomes, Lauro César Muniz e Plínio Marcos, entre outros. Serão destacadas as principais obras de Jorge Andrade e sua contribuição para as transformações da dramaturgia e da cena teatral brasileira moderna.

Público alvo: Interessados em teatro, dramaturgia e literatura.

“Teatro para mim é o registro do homem no tempo e no espaço, como afirmei antes. Sendo assim, é a realidade imediata, é o mundo que cerca que deve ser alvo das minhas preocupações literárias. Se o teatro não registra o homem no seu tempo, para mim não é nada, não é arte, é uma ação alienante qualquer. Acho que o escritor tem um compromisso fundamental com os problemas que envolvem os homens em seu tempo. Se lemos ou assistimos a uma verdadeira peça teatral, escrita há duzentos anos, podemos levantar a geografia física humana da época em que a peça se passa e, portanto, ver a verdadeira face do homem. Esse para mim é o maior sentido, o único, da arte e do teatro.”  Jorge Andrade

“No seu conjunto, esta obra é única na literatura teatral brasileira. Acrescenta à visão épica da saga nordestina a voz mais dramática do mundo bandeirante. É única, esta obra, pela grandeza da concepção e pela unidade e coerência com que as peças se subordinam ao propósito central, mantido durante longos anos com perseverança apaixonada, de devassar e escavar as próprias origens e as da sua gente, de procurar a própria verdade individual através do conhecimento do grupo social de que faz parte e de que, contudo, tende a apartar-se, precisamente mercê da própria procura de um conhecimento cada vez mais aguçado e crítico, que situa este grupo na realidade maior da nação.” Anatol Rosenfeld

 

• • •

observações
A partir de 16 anos.
Ao preencher a Ficha de Inscrição, leia atentamente o Regulamento.
No término do curso, o Certificado de Frequência será fornecido ao aluno que cumprir, no mínimo, 75% da sua carga horária.


Antonio Gilberto . Diretor, pesquisador e professor. Mestre em História e Historiografia do Teatro e das Artes (HTA) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Centro de Letras e Artes (CLA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Artes Cênicas/Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Psicologia (Clínica, Organizacional e Escolar), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO.

Antonio Gilberto . Diretor, pesquisador e professor. Mestre em História e Historiografia do Teatro e das Artes (HTA) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Centro de Letras e Artes (CLA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Artes Cênicas/Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Psicologia (Clínica, Organizacional e Escolar), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO.

- Leia Menos

Carga horåria

15 horas

HORÁRIO

19h - 20h
quartas

VALOR

R$420,00

Pagamento em até
2x de R$ 210,00

LOCAL

ONLINE
INSCREVA-SE AQUI

Cursos relacionados


    As inscrições para este curso estão fechadas.

    Tenho interesse! Quero ser informado.



    Veja também