CL
CURSO ANTERIOR
PRÓXIMO CURSO

DRAMATURGAS - A ESCRITA FEMININA / FEMINISTA NO TEATRO

com Daniel Marano e Laura Ludwig


PERÍODO DO CURSO

EM BREVE


Qual a sua dramaturga favorita?

Quantas peças de autoria feminina você consegue se lembrar? As mulheres participaram da história da dramaturgia brasileira?

Não se culpe se você não conseguir responder de primeira, nem se vierem apenas dramaturgos na sua cabeça. Até o corretor do nosso celular não reconhece a palavra “dramaturgas”… Entretanto, elas existiram e nós podemos provar: só aqui no Brasil milhares de mulheres escreveram para teatro – um repertório que ultrapassa o impressionante número de 3.000 peças (!)

Então, por que essas dramaturgas não são faladas, não são lidas ou estudadas nos livros, nos cursos de teatro? Qual a teoria da conspiração que explica essa invisibilidade? 

É exatamente isso que vamos tentar investigar neste curso, mas não só: vamos também celebrar a vida e a obra de algumas das mais fascinantes dramaturgas brasileiras. Através de leituras dramatizadas e de um vasto material que desengavetamos especialmente para vocês.

ESTE CURSO É PARA QUEM?

O curso é aberto a todxs! Tanto para artistas (de todas as áreas: dramaturgia, interpretação, direção, etc), mas também para historiadores e curiosos que desejam aprofundar suas pesquisas e conhecer novos documentos e fontes que ajudem a desvendar o nosso passado.

Nosso maior desejo é retirar essas extraordinárias mulheres do esquecimento. Restituir vozes silenciadas, para que elas continuem falando, incomodando e nos inspirando através dos seus textos e suas próprias trajetórias de vida.

MÓDULO 1 : AS PIONEIRAS (1850-1950)
Esse módulo inaugural é dedicado àquelas que vieram antes de nós e abriram os caminhos — desafiando as expectativas de gênero da época e escrevendo peças que ainda hoje impressionam tanto pela beleza dos diálogos e da trama, quanto pela contundência de suas denúncias. Autoras que há cem anos atrás já discutiam tabus como feminicídio, racismo, machismo, violência sexual, exclusão política, relacionamentos abusivos e muitas outras formas de opressão impostas às mulheres.

PROGRAMA DE AULAS

Aula 1 / Influencers
1.1 A (in)visibilidade da dramaturgia feminina
1.2 Dos gregos ao teatro burguês: linha do tempo da mulher na dramaturgia masculina
1.3 Freiras e bruxas: as principais dramaturgas estrangeiras, da Idade Média a Revolução Francesa
1.4 Uma ilustre desconhecida
1.5 O feminismo antes do feminismo
1.6 É sororidade que fala?

Aula 2 / Lugar de fala
Maria Angélica Ribeiro (1829-1880)

Aula 3 / O Misterioso Caso da Militante (In)conformada
Josephina Álvares de Azevedo (1852-1913)

Aula 4 / Razão & Sensibilidade
Júlia Lopes de Almeida (1862-1934)

Aula 5 / Um Capítulo à Parte
Guilhermina Rocha (1879-1938)

Aula 6 / A Desconstruidona do Rolê
Maria Jacintha (1906-1994)

 

PERDEU ALGUMA AULA?
Tranquilo! Nós vamos disponibilizar a gravação da aula para quem não puder estar presente nos dias e horários agendados.


MATERIAL DE ESTUDO

Apostila / Preparamos com muito carinho uma caprichadíssima apostila, no formato E-Book, contando a história do teatro e da condição feminina (opressão, luta e libertação) pelo viés da dramaturgia escrita por mulheres. A edição – exclusiva para alunos do curso – conta com mais de 200 páginas e está recheada de fotos, curiosidades, textos teóricos comentados, perfis biográficos das dramaturgas e uma seleção raríssima de 30 peças teatrais na íntegra (a maioria inédita ou esgotada há coisa de 100 anos).

Google Drive / Além da nossa apostila, compartilharemos uma pasta no Google Drive com a nossa bibliografia (e-books de livros, estudos e reportagens para quem quiser se aprofundar no assunto), além de filmes, documentários e gravações de espetáculos relacionados com o curso.

 

• • •

observações
A partir de 16 anos.
Ao preencher a Ficha de Inscrição, leia atentamente o Regulamento.
No término do curso, o Certificado de Frequência será fornecido ao aluno que cumprir, no mínimo, 75% da sua carga horária.


Daniel Marano e Laura Ludwig são atores e apaixonados por História.

Ele é professor de História do Teatro (nos Cursos Técnico, Bacharelado e Pós-Graduação) da CAL e acumula mais de 20 anos de pesquisas sobre a memória cultural brasileira.

Ela é feminista, leitora voraz e autodidata (heranças do avô que foi imortal da Academia Brasileira de Letras).

Juntos desenvolvem um projeto multiplataforma sobre a dramaturgia de autoria feminina no Brasil.

Daniel Marano e Laura Ludwig são atores e apaixonados por História.

Ele é professor de História do Teatro (nos Cursos Técnico, Bacharelado e Pós-Graduação) da CAL e acumula mais de 20 anos de pesquisas sobre a memória cultural brasileira.

Ela é feminista, leitora voraz e autodidata (heranças do avô que foi imortal da Academia Brasileira de Letras).

Juntos desenvolvem um projeto multiplataforma sobre a dramaturgia de autoria feminina no Brasil.

- Leia Menos

Carga horåria

12 horas

HORÁRIO

19h - 21h
2ª/5ª

VALOR

R$350,00

Veja as formas de pagamento ao efetuar sua inscrição online.

LOCAL

ONLINE
TENHO INTERESSE

Cursos relacionados


    As inscrições para este curso estão fechadas.

    Tenho interesse! Quero ser informado.



    Veja também