CL
CURSO ANTERIOR
PRÓXIMO CURSO

JOGO CÊNICO ATRAVÉS DA TÉCNICA VIEWPOINTS

com Bruno César Oliveira


PERÍODO DO CURSO

17 NOV - 10 DEZ


Serão oito encontros online para explorar as técnicas dos Viewpoints . O curso é direcionado para atores e ​NÃO​ atores, com interesse em trocar experiências e pesquisar as diferentes possibilidades do uso Tempo/Espaço no seu trabalho. Utilizaremos o sistema de improviso dos Viewpoints (Técnica de improviso utilizada pela Siti Company – E.U.A), como ferramenta para destrinchar as possibilidades corporais, sensoriais e emocionais, através de muita prática. A proposta é direcionar o olhar para o estado da presença física, mental e expressiva, através da exploração das histórias e as vivências de cada participante, aliados com as provocações e estímulos executados pelo ministrante.

COMO APLICAR OS VIEWPOINTS ONLINE?
A técnica é fundamentalmente estruturada nos conceitos de Tempo e Espaço. Dessa forma, tudo que se aplica ao conceito do Tempo (Andamento / Velocidade, Duração, Resposta Cinestésica, Repetição e os Viewpoints Vocais: Tom/ Dinâmica, Volume/ Altura, Timbre, Aceleração e Silêncio) se relaciona ao indivíduo, seja com a sua movimentação e com a sua relação com os outros participantes. Dessa forma tudo que se relaciona ao Espaço ( Forma, Relação Espacial, Topografia, e Arquitetura) se relaciona com o ambiente em que o participante está fazendo a sua aula (ex: Casa = Arquitetura).

VIEWPOINTS
Viewpoints é uma técnica de teatro/improvisação, uma “Matriz de possibilidades”, criada nos anos 70, em Nova York, originalmente pela coreógrafa Marie Overlie e, na década seguinte, ampliada pelas diretoras teatrais Anne Bogart e Tina Landau. Através de um trabalho relacional de tempo e espaço, a técnica propicia ao participante um estado de presença e prontidão para “o aqui e agora” cênico, desenvolvendo a percepção, a memória, a atenção, a escuta e a sensibilização, através do estímulo básico “da ação e reação” – Resposta Cinestésica, deixando o participante acordado para a relação com os outros, e com o espectador.

COMPOSIÇÃO
É uma extensão natural do treinamento dos Viewpoints. A Composição nos permite esboçar ideias que podemos expor uns aos outros. Essa atividade evita que os ensaios se tornem muito intelectualizados ou acadêmicos. Em vez de conversar demais, foca-se em esboçar uma ideia em cena imediatamente. Os participantes criam pequenas “peças” reunindo o material em uma forma repetível, teatral, comunicativa e dramática. Em um curto espaço de tempo, os participantes chegam às soluções para certas tarefas delineadas. Tais soluções, organizadas e apresentadas como blocos, são o que constitui a Composição. A Composição fornece a estrutura para trabalhar a partir de nossos impulsos e intuição. Pensamos que a Composição é uma pré-cena, é um treinamento para algo a ser exposto ao público mais tarde.


Bruno César Oliveira . Ator, diretor e professor, Bacharel da Faculdade CAL de Artes Cênicas, já integrou em várias companhias de Teatro do Rio de Janeiro. Atualmente integra a premiada Artesanal Cia de Teatro, idealizador da Oficina de Teatro Corpo Inteligente que foi executada na China em 2018.

Bruno César Oliveira . Ator, diretor e professor, Bacharel da Faculdade CAL de Artes Cênicas, já integrou em várias companhias de Teatro do Rio de Janeiro. Atualmente integra a premiada Artesanal Cia de Teatro, idealizador da Oficina de Teatro Corpo Inteligente que foi executada na China em 2018.

- Leia Menos

Carga horåria

13 horas

HORÁRIO

16h20 - 18h
3ª/5ª

VALOR

R$ 300,00 Veja as formas de pagamento ao efetuar sua inscrição online.

LOCAL

ONLINE
INSCREVA-SE AQUI

Cursos relacionados


As inscrições para este curso estão fechadas.

Tenho interesse! Quero ser informado.



Veja também