TÉCNICAS DE ATUAÇÃO – AS VARIEDADES DE INTERPRETAÇÃO NO TEATRO MODERNO
com Ole Erdmann
EM BREVE
Interpretação no Teatro Realista, Teatro Épico e Teatro Pós-Dramático.
O curso contrasta as três correntes principais do teatro moderno e analisa seus diferentes fundamentos dramatúrgicos em termos de sua importância para o trabalho do ator, na prática.
Com base no teatro realista ou naturalista, estudamos as ferramentas da reprodução e interpretação realista da imagem humana segundo Stanislavsky e os métodos de seus alunos, como Lee Strassberg e Stella Adler.
Ao lidar com o conceito anti-ilusionista do teatro épico de Brecht, estudamos e experimentamos o gesto social, o Efeito-V (Verfremdungseffekt – efeito de estranhamento) o distanciamento e a atuação demonstrativa.
Na última parte do curso, partindo do que já foi aprendido, olhamos para o ator como performer ou artista criador no teatro pós-dramático. O estudo de técnicas de improvisação e propostas de atuação por movimentos da vanguarda ajudam nesta parte do curso a melhor compreender e cumprir a nova função do ator como intérprete performativo e não como interprete ou personificação de um papel.
O curso faz uma separação sistemática estrita das três diferentes correntes teatrais e seus elementos para o benefício de uma melhor compreensão estrutural das diferentes práticas de atuação. Continuamos cientes de que os vários elementos dessas formas teatrais na prática teatral frequentemente aparecem em relação e não tão estritamente separados uns dos outros.
• • •
observações
A partir de 16 anos.
Ao preencher a Ficha de Inscrição, leia atentamente o Regulamento.
No término do curso, o Certificado de Frequência será fornecido ao aluno que cumprir, no mínimo, 75% da sua carga horária.
Ole Erdmann . Mestrado em Arte e Línguas pela Universidade Bochum, Alemanha; trabalha desde 2008 na CAL como professor de interpretação. Foi assistente de direção de alguns dos principais diretores do teatro pós-dramático nos anos 90 na Alemanha, como Frank Castor, Dimiter Gotsheff e Christoph Schlingensief. Trabalhou como assistente de direção e como diretor no teatro Maxim-Gorki-Theater em Berlim.
Ole Erdmann encenou inúmeros peças no Brasil e na Alemanha , entre elas: “A Terceira Geração”, de Fassbinder, “Senhorita Julia“ de Strindberg, “Germânia 3”, de Heiner Müller; “Antes/ depois” de Roland Schimmelpfennig, “Kolpert” de David Gieselmann, no Rio de Janeiro, “Philoktet“, de Heiner Müller e Sófocles, “Zurikow” de Maxim Kurotschkin e “Qxygen“ de Carl Djerassi, em Berlin. Em 2018, realizou a Primeira Mostra da Nova Dramaturgia Alemã, no Rio de Janeiro em cooperação com o Goethe-Institut. Além de encenar, Erdmann também trabalha como tradutor de peças teatrais e como ator, em séries de TV e no cinema. Atualmente atua na série “O Anjo de Hamburgo”, da TV Globo.
Ole Erdmann . Mestrado em Arte e Línguas pela Universidade Bochum, Alemanha; trabalha desde 2008 na CAL como professor de interpretação. Foi assistente de direção de alguns dos principais diretores do teatro pós-dramático nos anos 90 na Alemanha, como Frank Castor, Dimiter Gotsheff e Christoph Schlingensief. Trabalhou como assistente de direção e como diretor no teatro Maxim-Gorki-Theater em Berlim.
Ole Erdmann encenou inúmeros peças no Brasil e na Alemanha , entre elas: “A Terceira Geração”, de Fassbinder, “Senhorita Julia“ de Strindberg, “Germânia 3”, de Heiner Müller; “Antes/ depois” de Roland Schimmelpfennig, “Kolpert” de David Gieselmann, no Rio de Janeiro, “Philoktet“, de Heiner Müller e Sófocles, “Zurikow” de Maxim Kurotschkin e “Qxygen“ de Carl Djerassi, em Berlin. Em 2018, realizou a Primeira Mostra da Nova Dramaturgia Alemã, no Rio de Janeiro em cooperação com o Goethe-Institut. Além de encenar, Erdmann também trabalha como tradutor de peças teatrais e como ator, em séries de TV e no cinema. Atualmente atua na série “O Anjo de Hamburgo”, da TV Globo.
Carga horåria
13hHORÁRIO
16h - 17h403ª/5ª
VALOR
R$340,00
Pagamento em até2 vezes no cartão.
LOCAL
ONLINE