Este curso de especialização em teatro se propõe a introduzir o aluno no universo dos encenadores e dramaturgos brasileiros e ocidentais, enfatizando a análise crítica sobre os caminhos da dramaturgia e da encenação em um percurso entre o Moderno (séc. XIX) e o Contemporâneo (séc. XXI), no Brasil e no Ocidente.

Desta forma, esperamos traçar uma série de paralelos entre os grandes acontecimentos sócio-políticos, artísticos e o teatro, estimulando uma visão multidisciplinar e plural. Acreditamos que esta pluralidade irá permitir análises multi-facetadas que irão fomentar uma intensa troca de conhecimentos, traduzindo a complexidade da sociedade atual.


METODOLOGIA DO ENSINO

Leitura crítica de textos teóricos e peças teatrais sobre os encenadores e dramaturgos estudados. Além disso, também será indicada uma bibliografia básica sobre todos os temas estudados. Discussão dos dramaturgos e encenadores estudados, incentivo a experimentação. Utilização de análise iconográfica e vídeos sobre os encenadores e dramaturgos de cada módulo.


AVALIAÇÃO

A avaliação final será feita através de 4 papers relativos aos 4 módulos estudados e um Artigo de Conclusão de Curso desenvolvido pelos alunos a partir de um dos temas da Pós-Graduação que será apresentado oralmente nas duas últimas semanas do curso. A avaliação final também será feita a partir de frequência obrigatória de 75% em cada módulo estudado. A orientação será feita por um professores da Pós-Graduação ligado ao tema escolhido.


PÚBLICO ALVO

Esta Pós-Graduação Lato Sensu em História do Teatro Brasileiro e Ocidental foi elaborada para todos os estudantes, profissionais e amantes do teatro e das artes cênicas, assim como para qualquer interessado que queira ampliar seus conhecimentos nesta área.


MATRIZ CURRICULAR

Os conteúdos dos módulos referentes à História do Teatro Brasileiro e Ocidental serão oferecidos paralelamente.
1 / A Moderna Encenação Brasileira
2 / A Moderna Dramaturgia Brasileira
3 / A Encenação Moderna Ocidental
4 / A Moderna Dramaturgia Ocidental
5 / Metodologia de Pesquisa e Artigo de Conclusão de Curso

PDF PARA DOWNLOAD - Informações sobre o Curso CORPO DOCENTE

Carga Horaria
360 horas

PERÍODO
10/05 A 02/12/2021

HORÁRIO
18h50 - 22h30
2ª/4ª/5ª

VALOR
R$7.160,00

Pagamento em
até 12 x R$ 596,67
-
Desconto de 6%
para pagamento à vista
( R$ 6.730,40 )

Local

ONLINE
Inscreva-se aqui

formato online

  • Aulas realizadas através da plataforma de vídeoconferência.
  • As aulas não serão gravadas, o aluno precisa estar presente nos horários agendados.
MÓDULO 01 80h

Através de exercícios cênicos serão explorados os seguintes conceitos: Os pontos orientadores do Enredo; A Perspectiva do Diretor; O Trabalho com o Ator. (Uma das tarefas principais do diretor é o trabalho com o ator. O ator não é somente a matéria-prima do ato teatral, mas também seu criador. É o criador e o objeto da criação do diretor.)

  • 1.1 / Antecedentes da “Modernização” do Teatro Brasileiro: A Geração Trianon/O Teatro de Revista/As Cias. Profissionais: Cia “Dulcina – Odilon” / “Os Artistas Unidos”.
  • 1.2 / 1938- A “Modernização” do teatro nacional – O Teatro do Estudante do Brasil e as montagens de “Romeu e Julieta” e “Hamlet” /Os comediantes e a Encenação de “Vestido de Noiva”.
  • 1.3 / O “Teatro Brasileiro de Comédia” e seus Desdobramentos no Teatro e na Televisão.
  • 1.4 / O “Teatro de Arena” e a Encenação de “Eles Não Usam Black – Tie”.
  • 1.5 / O “Teatro Oficina” e a Encenação de “O Rei da Vela”.
  • 1.6 / Antunes Filho – a encenação de “Macunaíma’ e o CPT.
  • 1.7 / Os Grupos teatrais dos anos 70 e 80. (Asdrúbal Trouxe o Trombone, Tá NaRua, O Pessoal do Despertar, Ornitorrinco, Tapa, Galpão).
  • 1.8 / Caminhos Independentes da Encenação Brasileira – (Augusto Boal, Aderbal Freire Filho, Antônio Abujamra, Gerald Thomas, Felipe Hirsh, Paulo de Moraes).
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 80h

COORDENAÇÃO

Alvaro de Sá . Mestre em Artes pelo PPGAC da UNIRIO.

Alvaro Luis de Sá é professor da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras há 31 anos. Desde 2012 também integra o quadro de professores da Faculdade CAL de Artes Cênicas. De 1989 a 1990 fez uma Pós-Graduação na Escola de Comunicação da UFRJ – Curso de Especialização em Teatro. De 2009 até 2011 – cursou o Mestrado em artes cênicas PPGAC UNIRIO, com a Dissertação A Fundação Brasileira de Teatro no Rio de Janeiro – 1955 – 1969. Sua Orientadora foi a Professora Doutora Maria de Lourdes Rabetti.

docentes

  • Adriana Maia / Doutora
  • Álvaro de Sá / Mestre
  • Arnaldo Marques / Mestre
  • Daniel Schenker / Doutor

docentes convidados

  • Beti Rabetti / Doutora
  • Cesar Augusto / Especialista
  • José da Costa / Doutor
  • Tânia Brandão / Doutora

    As inscrições para este curso estão fechadas.

    Tenho interesse! Quero ser informado.



    Veja também