INTERPRETAÇÃO DA CANÇÃO
com Menelick de Carvalho e Tony Lucchesi
Núcleo de
Teatro Musical
20 MAR - 17 ABR
Neste curso vamos trabalhar solos de teatro musical com os alunos, em forma de masterclass (cada aluno se apresenta diante dos outros alunos e tem sua performance comentada pelos professores, com o objetivo de aprimoramento do seu trabalho). Estruturação e entendimento de um repertório personalizado, noções históricas sobre Teatro Musical no Brasil e no mundo e dicas para futuras audições profissionais. Todas as aulas serão online, através do aplicativo Zoom.
Menelick de Carvalho . Diretor teatral, ator e professor de Artes Cênicas. Graduado em Direção Teatral pela UFRJ, e Mestrado em Artes Cênicas pela UNIRIO, com dissertação sobre a teatralidade contemporânea em espetáculos de ópera. Entre seus trabalhos como diretor, destacam-se o premiado musical americano “Yank!” (Teatro dos Quatro – 2018; Teatro Serrador – 2017), a peça teatral “Tolstórias” (Teatro Café Pequeno – 2019) e suas montagens de adaptações da ópera “Carmen” de Bizet, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (“La Tragédie de Carmen” – 2017) e no Palácio das Artes – Belo Horizonte (“Carmen” – 2015)
. Desde 2013, é professor do Bacharelado de Interpretação do Instituto CAL, lecionando as disciplinas Interpretação, Literatura Dramática e História do Teatro. Desde 2009, é o coordenador cênico do Mergulho no Musical, núcleo de teatro musical da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), em parceria com Mirna Rubim, sendo responsável pela direção e adaptação do musical jukebox acadêmico “A Lira dos 20 Anos” (2018), bem como e pela direção, letras e texto dos musicais autorais “Hoje é Dia de Rock” (2019),“Tudo sobre Ela” (2012) e “Rebeldia” (2011), e pela direção e versões em português, em parceria com Vitor Louzada e Último de Carvalho, de “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” (2017), “Sweeney Todd” (2016), “A Festa Selvagem” (2015), “RENT” (2014)e “A Chorus Line” (2013). Dirigiu montagens líricas acadêmicas: na UFRJ, “O Elixir do Amor” (2019), “O Professor de Música” (2006) e a ópera brasileira “O Pagador de Promessas” (Teatro João Caetano – 2006); e na UNIRIO, “O Telefone / A Hand of Bridge” (2010) e “Gianni Schicchi” (2008). Integrou a equipe do Projeto Ópera no Bolso (2004-2008), em cerca de 15 espetáculos operísticos destinados a crianças, incluindo direção cênica de “Hansel und Graetel” (2005), “Prima la Musica poi le Parole” (2006) e “Cenerentola” (2007). Na “Ópera do Meio-Dia” (TMRJ), dirigiu “As Bodas de Fígaro” (2014). Dirigiu “Canções de Amor” (Cidade das Artes – 2019), “Don Giovanni” (CCJF – 2018) e com a Cia. Lírica, “La Bohème” (2009) e “Carmen” (2010). Foi assistente de direção nas principais Casas de Ópera do Brasil (TMRJ, TMSP, Palácio das Artes, Theatro São Pedro – SP, CCBB – Rio e Brasília, Teatro Carlos Gomes, entre outros), em mais de 40 espetáculos líricos, acompanhando nomes como André Heller-Lopes, Livia Sabag, Antonio Karnewale e Julianna Santos. Desde 2017, ministra cursos de teatro musical no CEFTEM (Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical). Dirigiu as Oficinas de Teatro Musical do Espaço Voz Plena (2007-2009), foi professor de Declamação Lírica no Conservatório de Música de Niterói (2010), foi professor de Teatro Musical no TERG (Teatro Escola Rosane Goffman – 2014/2015) e fez a coordenação teatral de espetáculos da Escola de Jazz Carlota Portella (2008-2016).
Menelick de Carvalho . Diretor teatral, ator e professor de Artes Cênicas. Graduado em Direção Teatral pela UFRJ, e Mestrado em Artes Cênicas pela UNIRIO, com dissertação sobre a teatralidade contemporânea em espetáculos de ópera. Entre seus trabalhos como diretor, destacam-se o premiado musical americano “Yank!” (Teatro dos Quatro – 2018; Teatro Serrador – 2017), a peça teatral “Tolstórias” (Teatro Café Pequeno – 2019) e suas montagens de adaptações da ópera “Carmen” de Bizet, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (“La Tragédie de Carmen” – 2017) e no Palácio das Artes – Belo Horizonte (“Carmen” – 2015)
. Desde 2013, é professor do Bacharelado de Interpretação do Instituto CAL, lecionando as disciplinas Interpretação, Literatura Dramática e História do Teatro. Desde 2009, é o coordenador cênico do Mergulho no Musical, núcleo de teatro musical da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), em parceria com Mirna Rubim, sendo responsável pela direção e adaptação do musical jukebox acadêmico “A Lira dos 20 Anos” (2018), bem como e pela direção, letras e texto dos musicais autorais “Hoje é Dia de Rock” (2019),“Tudo sobre Ela” (2012) e “Rebeldia” (2011), e pela direção e versões em português, em parceria com Vitor Louzada e Último de Carvalho, de “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” (2017), “Sweeney Todd” (2016), “A Festa Selvagem” (2015), “RENT” (2014)e “A Chorus Line” (2013). Dirigiu montagens líricas acadêmicas: na UFRJ, “O Elixir do Amor” (2019), “O Professor de Música” (2006) e a ópera brasileira “O Pagador de Promessas” (Teatro João Caetano – 2006); e na UNIRIO, “O Telefone / A Hand of Bridge” (2010) e “Gianni Schicchi” (2008). Integrou a equipe do Projeto Ópera no Bolso (2004-2008), em cerca de 15 espetáculos operísticos destinados a crianças, incluindo direção cênica de “Hansel und Graetel” (2005), “Prima la Musica poi le Parole” (2006) e “Cenerentola” (2007). Na “Ópera do Meio-Dia” (TMRJ), dirigiu “As Bodas de Fígaro” (2014). Dirigiu “Canções de Amor” (Cidade das Artes – 2019), “Don Giovanni” (CCJF – 2018) e com a Cia. Lírica, “La Bohème” (2009) e “Carmen” (2010). Foi assistente de direção nas principais Casas de Ópera do Brasil (TMRJ, TMSP, Palácio das Artes, Theatro São Pedro – SP, CCBB – Rio e Brasília, Teatro Carlos Gomes, entre outros), em mais de 40 espetáculos líricos, acompanhando nomes como André Heller-Lopes, Livia Sabag, Antonio Karnewale e Julianna Santos. Desde 2017, ministra cursos de teatro musical no CEFTEM (Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical). Dirigiu as Oficinas de Teatro Musical do Espaço Voz Plena (2007-2009), foi professor de Declamação Lírica no Conservatório de Música de Niterói (2010), foi professor de Teatro Musical no TERG (Teatro Escola Rosane Goffman – 2014/2015) e fez a coordenação teatral de espetáculos da Escola de Jazz Carlota Portella (2008-2016).
Tony Lucchesi . Diretor musical e preparador vocal dos espetáculos “A Cor Púrpura” (2019), sob direção geral de Tadeu Aguiar e “Company” (2019), sob direção geral de João Fonseca. Diretor musical, arranjador e preparador vocal dos espetáculos “Quebrando Regras – Um Tributo a Tina Turner“ (2019), “Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo” (2019), “Elizeth, a Divina” (2018), “Bibi – Uma Vida em Musical” (2018), “VAMP” (2017) (também compositor das canções originais), “60! Doc
. Musical – Uma Década de Arromba” (2016), “Rock In Rio Now” (Lisboa – 2016), “Rock In Rio – 30 anos em 15 minutos” (RIR 2015) e “O Primeiro Musical a Gente Nunca Esquece” (2015).
Compositor, arranjador e diretor musical dos espetáculos “Conserto Para Dois”, com Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello, “Sonho de Sonho de Uma Noite de Verão” (2018) e “Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu” (RJ – 2016), práticas de montagem do CEFTEM – Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical, com direção geral de João Fonseca.
Diretor musical da 3a edição do “Broadway Brasil”, um evento de formação para Teatro Musical, que acontece fora do Eixo RJ/SP que proporciona a formação / descoberta de novos talentos para o gênero – Direção geral de André Gress, com Annette Tanner (Broadway Dreams Foundation), Nick Adams e Dan Knechtges.
Diretor musical dos espetáculos “Godspell” (RJ – 2015), com direção de João Fonseca e “Matilda (RJ – 2016)”, com direção de Gustavo Klein, ambos práticas de montagem realizadas pelo CEFTEM.
Arranjador Vocal das edições do Programa “The Voice Brasil” (Tv Globo);
Pianista do espetáculo “Beatles num céu de diamantes”, e pianista / co-arranjador do espetáculo “Milton Nascimento – Nada será como antes”, de Cláudio Botelho e Charles Möeller;
Diretor de canção dublada do “Beck Studios”. Seus últimos trabalhos foram os Filmes “Hotel Transylvânia 1 e 2”, além das séries “Miraculous – As aventuras de Ladybug”, “Odd Squad”, entre outras. (Canal Gloob);
Compositor e arranjador instrumental da novela (canal Gloob) e do filme “Gaby Estrella”.
Arranjador, preparador vocal e regente do Coro Carioca, formado para a Primeira Missa da Jornada Mundial da Juventude (2013) com o Papa Francisco, no Brasil.
Professor, arranjador e preparador vocal da Oficina Viva, projeto realizado por Ziza Fernandes no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Pianista e arranjador instrumental do espetáculo “Fascinante Gershwin” (2010), com direção musical de Jules Vandystadt e supervisão artística de Marília Pêra;
Atualmente é aluno do Programa de Pós Graduação em Regência Coral no Conservatório Brasileiro de Música – RJ
Prêmios
> Destaque Imprensa Digital de São Paulo – Melhor Direção Musical por “60! Doc Musical – Uma Década de Arromba” (2017)
> Prêmio Bibi Ferreira – Melhor Direção Musical por “Bibi – Uma Vida Em Musical” (2018)
> Prêmio Reverência – Melhor Direção Musical por “Bibi – Uma Vida Em Musical” (2018)
Tony Lucchesi . Diretor musical e preparador vocal dos espetáculos “A Cor Púrpura” (2019), sob direção geral de Tadeu Aguiar e “Company” (2019), sob direção geral de João Fonseca. Diretor musical, arranjador e preparador vocal dos espetáculos “Quebrando Regras – Um Tributo a Tina Turner“ (2019), “Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo” (2019), “Elizeth, a Divina” (2018), “Bibi – Uma Vida em Musical” (2018), “VAMP” (2017) (também compositor das canções originais), “60! Doc
. Musical – Uma Década de Arromba” (2016), “Rock In Rio Now” (Lisboa – 2016), “Rock In Rio – 30 anos em 15 minutos” (RIR 2015) e “O Primeiro Musical a Gente Nunca Esquece” (2015).
Compositor, arranjador e diretor musical dos espetáculos “Conserto Para Dois”, com Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello, “Sonho de Sonho de Uma Noite de Verão” (2018) e “Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu” (RJ – 2016), práticas de montagem do CEFTEM – Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical, com direção geral de João Fonseca.
Diretor musical da 3a edição do “Broadway Brasil”, um evento de formação para Teatro Musical, que acontece fora do Eixo RJ/SP que proporciona a formação / descoberta de novos talentos para o gênero – Direção geral de André Gress, com Annette Tanner (Broadway Dreams Foundation), Nick Adams e Dan Knechtges.
Diretor musical dos espetáculos “Godspell” (RJ – 2015), com direção de João Fonseca e “Matilda (RJ – 2016)”, com direção de Gustavo Klein, ambos práticas de montagem realizadas pelo CEFTEM.
Arranjador Vocal das edições do Programa “The Voice Brasil” (Tv Globo);
Pianista do espetáculo “Beatles num céu de diamantes”, e pianista / co-arranjador do espetáculo “Milton Nascimento – Nada será como antes”, de Cláudio Botelho e Charles Möeller;
Diretor de canção dublada do “Beck Studios”. Seus últimos trabalhos foram os Filmes “Hotel Transylvânia 1 e 2”, além das séries “Miraculous – As aventuras de Ladybug”, “Odd Squad”, entre outras. (Canal Gloob);
Compositor e arranjador instrumental da novela (canal Gloob) e do filme “Gaby Estrella”.
Arranjador, preparador vocal e regente do Coro Carioca, formado para a Primeira Missa da Jornada Mundial da Juventude (2013) com o Papa Francisco, no Brasil.
Professor, arranjador e preparador vocal da Oficina Viva, projeto realizado por Ziza Fernandes no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Pianista e arranjador instrumental do espetáculo “Fascinante Gershwin” (2010), com direção musical de Jules Vandystadt e supervisão artística de Marília Pêra;
Atualmente é aluno do Programa de Pós Graduação em Regência Coral no Conservatório Brasileiro de Música – RJ
Prêmios
> Destaque Imprensa Digital de São Paulo – Melhor Direção Musical por “60! Doc Musical – Uma Década de Arromba” (2017)
> Prêmio Bibi Ferreira – Melhor Direção Musical por “Bibi – Uma Vida Em Musical” (2018)
> Prêmio Reverência – Melhor Direção Musical por “Bibi – Uma Vida Em Musical” (2018)
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