"Acho que a CAL é, no momento, a mais séria escola de formação de atores do Brasil."

Stênio Garcia

"Na CAL, consolidei a vontade de ser ator. Foram anos preciosos. "

Otávio Müller

 

 

 

 

 

Produção Audiovisual

Cursos de Interpretação para TV e Cinema - Clique aqui

Desde a sua fundação a CAL - Casa das Artes de Laranjeiras desenvolveu um trabalho pioneiro na área de vídeo e TV, promovendo cursos para treinamento de roteiristas de cinema e TV, lançando logo no seu programa inaugural o primeiro curso ministrado por Doc Comparato, do qual se originou o seu best-seller “Roteiros”, desde então traduzido para várias línguas.

Posteriormente, outros cursos congêneres foram dados por Leopoldo Serran, Alcione Araújo, Ricardo Linhares e Marcílio Moraes. Nas áreas de interpretação, direção, cenografia, fotografia e produção para cinema e TV, já trabalharam na CAL, entre outros, os seguintes profissionais: Joaquim Pedro de Andrade, Domingos de Oliveira, Antônio Carlos Fontoura, Paulo Afonso Grisolli, Wolf Maia, José Dias, Walter Carvalho, Eduardo Escorel, J. A. Tauil e Tizuka Yamasaki, Régis Cardoso, Gracindo Júnior e Fábio Barreto.

A partir de 1986, começou a sua trajetória como produtora:

2001 - GRANDES DAMAS, série com 16 programas dedicados a carreira das mais importantes atrizes brasileiras - Beatriz Segal, Glória Menezes, Cleyde Yáconis, Dercy Gonçalves, Eva Todor, Eva Wilma, Fernanda Montenegro, Laura Cardoso, Lélia Abramo, Maria Fernanda, Marília Pêra, Nathalia Timberg, Nicette Bruno, Ruth de Souza, Tereza Rachel e Tônia Carrero. Esta realização foi uma colaboração à produção da empresa Hergus Empreendimentos Culturais Ltda. e foi veiculada pelo Canal GNT / Globosat.

2000 - DNA, minissérie em 16 capítulos para televisão, a partir de estória e argumento de Hermes Frederico, escrita por Clóvis Levi e com direção de LUÍS ANTÔNIO PILAR - Apresentado na TVE, o seriado apresenta um panorama da realidade brasileira dos últimos 40 anos, reunindo um numeroso elenco composto por professores, alunos formandos e já formados do Curso de Qualificação Profissional de Ator.

1993 - HOJE É DIA DE ROCK, versão em vídeo da peça de teatro de José Vicente, com direção de ERIC NIELSEN, produção com fins didáticos desenvolvida com os alunos.

1991 - FAMA, versão em vídeo sobre a vida cotidiana da CAL, com direção de DOMINGOS DE OLIVEIRA, produção com fins didáticos desenvolvida com os alunos.

1990 - PAULO MOURA, videoclipe da música Suíte dos Pescadores, direção de TIZUKA YAMASAKI.

1989 - INIMIGOS DO REI, videoclipe da banda, sob a direção de TIZUKA YAMASAKI.

1988 - GARGANTA PROFUNDA, videoclipe do grupo coral, sob a direção de TIZUKA YAMASAKI.

1987 - UMA PITADA DE SORTE, série de dez programas infantis com textos de Alice Reis e músicas de Gustavo Ariani e Mario Vaz de Mello, sob a direção de ERIC NIELSEN. Apresentada na TVE, proporcionou o encontro de atores do porte de Rubens Corrêa, Sérgio Britto e Ítalo Rossi num trabalho inédito especialmente dirigido ao público infantil.

1987 -CLARA SANDRONI, videoclipe da cantora, sob a direção de TIZUKA YAMASAKI.

1986 - PAULO RICARDO, videoclipe da música London, London de Caetano Veloso, sob a direção de TIZUKA YAMASAKI.

-----------

Curso de Interpretação para TV / Curso de Interpretação para Cinema - Clique aqui

 


CAL Cursos Escola de Teatro