Sintonizada com o crescimento do mercado de trabalho na área de Teatro Musical, a CAL criou em 2010 o NÚCLEO DE TEATRO MUSICAL (NTM) com o objetivo de preparar o aluno para os desafios específicos desse segmento da profissão.
Sob a coordenação de MIRNA RUBIM, Doutora em Voice Performance, e direção cênica de MENELICK DE CARVALHO, o Núcleo de Teatro Musical da CAL reúne uma equipe de reconhecida competência em uma programação de cursos que tem por objetivo desenvolver as técnicas próprias do teatro musicado nas áreas de interpretação, canto e dança, apresentando ao fim o resultado do trabalho desenvolvido a um público convidado.
Além da programação de cursos, o NTM tem produzido, desde 2011, quando estreamos Rebeldia, no Espaço Yan Michalsky, espetáculos musicais anualmente. Os projetos são integrados por alunos/atores/ cantores que passaram pelas etapas das Turmas Livres e Avançadas e se submetem às audições para a seleção de elenco. As produções contam com suporte profissional de som e luz e têm alcançado um contínuo sucesso de público.
Direção e coordenação
Mirna Rubim
Mirna Rubim
Mirna Rubim é cantora, atriz, escritora e empresária. Doutora em Voice Performance pela Universidade de Michigan, Mestre em Música pela UNIRIO e Bacharel em Canto pela UFRJ, é também a autora do manual completo de técnica vocal totalmente em português – Voz Corpo Equilíbrio, publicado pela renomada Editora Thieme Revinter em 2019. Lançou em janeiro de 2020 o seu segundo CD solo Ton sur Ton com árias de ópera célebres em todas as plataformas digitais.
Foi Primeiro Lugar no II Concurso Nacional de Canto da Funarte e Finalista do Concurso Verismo Opera no Carnegie Hall em NY. Foi indicada ao Prêmio Qualidade Brasil por sua participação como Madre Superiora em A Noviça Rebelde. Foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante Prêmio Bibi Ferreira, e a Melhor Elenco no Prêmio Aplauso Brasil, Broadway Brazil, por sua personagem Leonor Delise na peça de Miguel Falabella O Som e a Sílaba juntamente com Alessandra Maestrini. Dentre suas performances relevantes estão a abertura oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com Cristo no Monte das Oliveiras de Beethoven (2006); como solista na Oitava Sinfonia de Mahler com a Orquestra Petrobrás Sinfônica, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Projeto Aquarius, na Praia de Copacabana, com público de aproximadamente vinte mil pessoas (2007). Neste mesmo ano também gravou o CD/DVD bilíngue A Floresta do Amazonas de Villa-Lobos sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky com a Orquestra Petrobrás Sinfônica, lançado em 2010.
Está em cartaz desde 2017 com a peça O Som e a Sílaba: a obra recebeu mais de trinta indicações a prêmios e foi vencedora de seis deles, até a data da escrita desse release. A obra prima de Miguel Falabella foi transformada em série para a Disney Plus para a temporada 2022/2023. Atualmente Mirna Rubim dirige o Centro de Treinamentos Online (antigo Estúdio VOCE) e coordena o Núcleo de Teatro Musical da CAL, juntamente com o diretor teatral Menelick de Carvalho.
COORDENADORA
Núcleo de Teatro Musical
Menelick de Carvalho
Menelick de Carvalho
Menelick de Carvalho é diretor teatral, ator e professor de Artes Cênicas. Graduado em Direção Teatral pela UFRJ, e Mestrado em Artes Cênicas pela UNIRIO. Entre seus trabalhos como diretor, destacam-se o premiado musical americano “Yank!” (2017 e 2018) e suas montagens de óperas e espetáculos líricos no Teatro Municipal do Rio de Janeiro; Teatro Municipal de São Paulo; Palácio das Artes – Belo Horizonte; e SESC Glória – Vitória. Desde 2013, é professor do Bacharelado em Teatro da Faculdade CAL de Artes Cênicas, lecionando as disciplinas Interpretação, Literatura Dramática e História do Teatro. Desde 2009, é o coordenador cênico do Mergulho no Musical sendo responsável pela direção e adaptação do musical jukebox “A Lira dos 20 Anos” (2018), bem como pela direção, letras e texto dos musicais autorais “Hoje é Dia de Rock” (2019), “Tudo sobre Ela” (2012) e “Rebeldia” (2011), e pela direção e versões em português das montagens musicais acadêmicas de “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” (2017), “Sweeney Todd” (2016), “A Festa Selvagem” (2015), “RENT” (2014) e “A Chorus Line” (2013). Dirigiu montagens acadêmicas de ópera na UFRJ, UNIRIO e Estúdio VOCE. Foi assistente de direção nas principais Casas de Ópera do Brasil (TMRJ, TMSP, Palácio das Artes, Theatro São Pedro – SP, CCBB – Rio e Brasília, Teatro Carlos Gomes, entre outros), em mais de 40 espetáculos líricos, acompanhando nomes como André Heller-Lopes, Livia Sabag, Julianna Santos e Antonio Karnewale. Desde 2017, ministra cursos de teatro musical no CEFTEM (Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical), onde dirigiu as montagens acadêmicas de “Les Miseràbles” (2021) e “O Beijo no Asfalto” (2022).
COORDENADOR
Núcleo de Teatro Musical
Soraya Bastos
Soraya Bastos
Professora de Corpo da Faculdade CAL de Artes Cênicas e do Núcleo de Teatro Musical da CAL (Coreografia e Adaptação Coreográfica nos musicais A Lira dos 20 Anos, A Festa Selvagem, A Chorus Line e outros, com Direção de Menelick de Carvalho). Direção de Movimento nas montagens Calabar, O Burguês Fidalgo e Otelo da Mangueira, com Direção de Gustavo Gasparani; Cabaret Autofágico, com Direção de Adriana Maia; e em outros espetáculos musicais. Coreógrafa Assistente dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Rio2016 e dos Jogos Panamericanos em 2007. Bailarina da Renato Vieira Cia de Dança e da Ana Vitoria Dança Contemporânea no
projeto Ferida Sabia (entre 2013 e 2019). Grande experiência em programas de TV e shows internacionais com temporadas em diversos países (incluindo temporada na Broadway – Teatro Ambassador).

2014 Montagem anual
RENT
Direção Musical Mirna Rubim, Aurora Dias e André Poyart
Direção Cênica Menelick de Carvalho
2014 . 1

2013 Montagem anual
A CHORUS LINE
Supervisão Mirna Rubim
Direção Geral Menelick de Carvalho
2013 . 1

2023 Montagem anual
A MADRINHA EMBRIAGADA / 2ª Temporada
direção cênica Menelick de Carvalho
2023 . 2

2023 Montagem anual
A MADRINHA EMBRIAGADA
libreto original de Bob Martin & Don McKellar
direção cênica Menelick de Carvalho
2023 . 1

2011 Montagem anual
REBELDIA - O MUSICAL
Livremente Inspirado no “Rebel Without a Cause”, de Stewart Stern
Direção Musical Guilherme Héus
2011 .

2015 Montagem anual
A FESTA SELVAGEM
Baseado nas obras de Joseph Moncure March, Michael John Lachiusa e Andrew Lippa
Direção Menelick de Carvalho
2015 . 1

2019 Montagem anual
HOJE É DIA DE ROCK
Texto José Vicente
Direção e adaptação André Poyart, Menelick de Carvalho e Vitor Louzada
2019 . 1

2016 Montagem anual
SWEENEY TODD - O BARBEIRO DEMÔNIO DE FLEET STREET
direção cênica Menelick de Caravalho
2016 . 1