Sintonizada com o crescimento do mercado de trabalho na área de Teatro Musical, a CAL criou em 2010 o NÚCLEO DE TEATRO MUSICAL (NTM) com o objetivo de preparar o aluno para os desafios específicos desse segmento da profissão.
Sob a coordenação de MIRNA RUBIM, Doutora em Voice Performance, e direção cênica de MENELICK DE CARVALHO, o Núcleo de Teatro Musical da CAL reúne uma equipe de reconhecida competência em uma programação de cursos que tem por objetivo desenvolver as técnicas próprias do teatro musicado nas áreas de interpretação, canto e dança, apresentando ao fim o resultado do trabalho desenvolvido a um público convidado.
Além da programação de cursos, o NTM tem produzido, desde 2011, quando estreamos Rebeldia, no Espaço Yan Michalsky, espetáculos musicais anualmente. Os projetos são integrados por alunos/atores/ cantores que passaram pelas etapas das Turmas Livres e Avançadas e se submetem às audições para a seleção de elenco. As produções contam com suporte profissional de som e luz e têm alcançado um contínuo sucesso de público.
Direção e coordenação
Mirna Rubim
Mirna Rubim
É cantora, atriz e autora do livro Voz Corpo Equilíbrio pela editora Thieme-Revinter, o manual de técnica vocal mais completo já escrito no Brasil. É doutora em Voice Performance pela Universidade de Michigan, Ann Arbor. Foi Professora de Canto na Unirio de 1996-2012, onde também realizou seu Mestrado em Pedagogia Vocal. Foi primeiro lugar no II Concurso Nacional de Canto (Brasília) e finalista do Concurso da Associação Verismo de Ópera no Carnegie Hall (2004). Destacam-se em sua carreira como cantora lírica os papéis principais das óperas Suor Angelica (Puccini) e The Consul (Menotti) nos EUA. Regida por Isaac Karabtchevsky, solou na Oitava Sinfonia (Mahler – 2006) e gravou A Floresta do Amazonas de Villa-Lobos em 2007, lançada em 2010. No Brasil fez Pamina em A Flauta Mágica (Mozart), TMRJ, 2007 e estreou no TMSP como Anna em Le Villi (Puccini), 2008. Em 2013 cantou as duas óperas Il Segreto di Susanna e Trouble in Tahiti no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Integrou o elenco de A Noviça Rebelde como Madre Superiora, e de A Gaiola das Loucas como Madame Dindon, foi Old Edie em As Mulheres de Gray Gardens e está em cartaz desde 2017 na comédia musical O Som e a Sílaba, escrita e dirigida por Miguel Falabella com exclusividade para Mirna Rubim e Alessandra Mestrini. Tem oferecido Master Classes de Canto e cursos de Fisiologia da Voz para Cantores em todo Brasil. Assinou a preparação vocal dos premiados musicais Quase Normal e Dançando no Escuro, assim como Ou Tudo ou Nada, Gaiola das Loucas e As Mulheres de Grey Gardens. Atualmente coordena o Núcleo de Teatro Musical da CAL, tem o seu Canal no Youtube, Cursos Online de Técnica Vocal e em 2019 lancou seu CD com as árias de operas que marcaram sua carreira.
COORDENADORA
Núcleo de Teatro Musical
Menelick de Carvalho
Menelick de Carvalho
É diretor teatral, ator e professor de Artes Cênicas. Graduado em Direção Teatral pela UFRJ, e Mestrado em Artes Cênicas pela UNIRIO, com dissertação sobre a teatralidade contemporânea em espetáculos de ópera. Entre seus trabalhos como diretor, destacam-se o premiado musical americano “Yank!” (Teatro dos Quatro – 2018; Teatro Serrador – 2017), a peça teatral “Tolstórias” (Teatro Café Pequeno – 2019) e suas montagens de adaptações da ópera “Carmen” de Bizet, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (“La Tragédie de Carmen” – 2017) e no Palácio das Artes – Belo Horizonte (“Carmen” – 2015).
Desde 2013, é professor do Bacharelado de Interpretação do Instituto CAL, lecionando as disciplinas Interpretação, Literatura Dramática e História do Teatro. Desde 2009, é o coordenador cênico do Mergulho no Musical, núcleo de teatro musical da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), em parceria com Mirna Rubim, sendo responsável pela direção e adaptação do musical jukebox acadêmico “A Lira dos 20 Anos” (2018), bem como e pela direção, letras e texto dos musicais autorais “Hoje é Dia de Rock” (2019),“Tudo sobre Ela” (2012) e “Rebeldia” (2011), e pela direção e versões em português, em parceria com Vitor Louzada e Último de Carvalho, de “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” (2017), “Sweeney Todd” (2016), “A Festa Selvagem” (2015), “RENT” (2014)e “A Chorus Line” (2013). Dirigiu montagens líricas acadêmicas: na UFRJ, “O Elixir do Amor” (2019), “O Professor de Música” (2006) e a ópera brasileira “O Pagador de Promessas” (Teatro João Caetano – 2006); e na UNIRIO, “O Telefone / A Hand of Bridge” (2010) e “Gianni Schicchi” (2008). Integrou a equipe do Projeto Ópera no Bolso (2004-2008), em cerca de 15 espetáculos operísticos destinados a crianças, incluindo direção cênica de “Hansel und Graetel” (2005), “Prima la Musica poi le Parole” (2006) e “Cenerentola” (2007). Na “Ópera do Meio-Dia” (TMRJ), dirigiu “As Bodas de Fígaro” (2014). Dirigiu “Canções de Amor” (Cidade das Artes – 2019), “Don Giovanni” (CCJF – 2018) e com a Cia. Lírica, “La Bohème” (2009) e “Carmen” (2010). Foi assistente de direção nas principais Casas de Ópera do Brasil (TMRJ, TMSP, Palácio das Artes, Theatro São Pedro – SP, CCBB – Rio e Brasília, Teatro Carlos Gomes, entre outros), em mais de 40 espetáculos líricos, acompanhando nomes como André Heller-Lopes, Livia Sabag, Antonio Karnewale e Julianna Santos. Desde 2017, ministra cursos de teatro musical no CEFTEM (Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical). Dirigiu as Oficinas de Teatro Musical do Espaço Voz Plena (2007-2009), foi professor de Declamação Lírica no Conservatório de Música de Niterói (2010), foi professor de Teatro Musical no TERG (Teatro Escola Rosane Goffman – 2014/2015) e fez a coordenação teatral de espetáculos da Escola de Jazz Carlota Portella (2008-2016).
COORDENADOR
Núcleo de Teatro Musical
Soraya Bastos
Soraya Bastos
Professora de Corpo da Faculdade CAL de Artes Cênicas e do Núcleo de Teatro Musical da CAL (Coreografia e Adaptação Coreográfica nos musicais A Lira dos 20 Anos, A Festa Selvagem, A Chorus Line e outros, com Direção de Menelick de Carvalho). Direção de Movimento nas montagens Calabar, O Burguês Fidalgo e Otelo da Mangueira, com Direção de Gustavo Gasparani; Cabaret Autofágico, com Direção de Adriana Maia; e em outros espetáculos musicais. Coreógrafa Assistente dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Rio2016 e dos Jogos Panamericanos em 2007. Bailarina da Renato Vieira Cia de Dança e da Ana Vitoria Dança Contemporânea no
projeto Ferida Sabia (entre 2013 e 2019). Grande experiência em programas de TV e shows internacionais com temporadas em diversos países (incluindo temporada na Broadway – Teatro Ambassador).

2018 Montagem anual
A LIRA DOS 20 ANOS
de Paulo César Coutinho
direção cênica Menelick de Carvalho
2018 . 1

2019 Montagem anual
HOJE É DIA DE ROCK
Texto José Vicente
Direção e adaptação André Poyart, Menelick de Carvalho e Vitor Louzada
2019 . 1

2017 Montagem anual
NATASHA, PIERRE E O GRANDE COMETA DE 1812
de Liev Tolstoi
direção cênica Menelick de Carvalho
2017 . 1

2011 Montagem anual
REBELDIA - O MUSICAL
Livremente Inspirado no “Rebel Without a Cause”, de Stewart Stern
Direção Musical Guilherme Héus
2011 .

2019 Turma livre
SE BEBER NÃO CANTE
direção cênica Tatiana Sobral
direção musical Cintia Graton
2019 . 2

2016 Montagem anual
SWEENEY TODD - O BARBEIRO DEMÔNIO DE FLEET STREET
direção cênica Menelick de Caravalho
2016 . 1