A CAL – Casa das Artes de Laranjeiras tem muito orgulho de manter dois espaços cênicos nas instalações físicas das suas duas unidades institucionais que atendem tanto as demandas internas da escola – como espetáculos e workshops especiais – como produções externas que estejam em sintonia com os ideais da Escola.

Os espaços foram batizados em homenagem aos nossos queridos “Padrinhos” e colaboradores – respectivamente, em Laranjeiras, Espaço Yan Michalski e, na Glória, Espaço Sergio Britto – ambos reverenciando grandes profissionais e verdadeiros amigos que sempre nos ensinaram a cultivar o amor pelo Teatro. É com imensa alegria que lhes dedicamos estes espaços, uma pequena demonstração de nosso eterno carinho.

Inaugurado em 1999, o ESPAÇO YAN MICHALSKI é criado para abrigar as diversas montagens teatrais produzidas na escola, além de receber eventuais produções e eventos de fora.

Com capacidade para receber cerca de 90 (noventa) pessoas, o Espaço oferece aos alunos a possibilidade de realizarem espetáculos com formatos de produção e criação artística que os aproximam da realidade profissional do mercado atual.

Com projeto do cenógrafo e arquiteto José Dias e estrutura de iluminação concebida pelo iluminador Wilson Reiz, o espaço é equipado com recursos de som e luz, além de contar com arquibancadas móveis que oferecem total versatilidade e funcionalidade ao seu uso.

Estrutura



Texto escrito por
MARIA JOSÉ MICHASKI
na ocasião da inauguração
do Espaço Yan Michalski


Rio de Janeiro,
27 de maio de 1998

“No momento em que a CAL me procurou com a idéia de reformar o seu teatro e de reinaugurá-lo com o nome do Yan, não hesitei em manifestar o meu apoio. Afinal de contas, trata-se de uma homenagem mais do que justa, que reconhece e valoriza os anos de total empenho que ele dedicou à CAL.

Quando a CAL ainda não passava de um sonho a ser realizado, o Yan já me indicava claramente a importância que este projeto começava a assumir em sua vida. A princípio, sua entrega me parecia excessiva. Porém, elaborando melhor esta dedicação, percebi a paixão que o movia – como, aliás, em tudo o que fez na vida.

Foram oito anos ininterruptos de um profundo mergulho nos caminhos da formação artística, em fina sintonia com o Eric e com o Gustavo. A concretização de um teatro melhor equipado era, com certeza, um de seus maiores desejos… E, agora, só posso me orgulhar com esta iniciativa de homenageá-lo associando seu nome ao Teatro da Casa das Artes de Laranjeiras, pela qual tanto lutou em seus últimos anos de vida.”

Inaugurado em 2012, o ESPAÇO SERGIO BRITTO oferece uma área de múltiplas possibilidades para sua disposição cênica, que atende às produções internas da Escola como também produções e eventos diversos que estejam em diálogo com os ideais educacionais e artístico-culturais do Instituto CAL de Arte e Cultura.

Com área livre de 150 (cento e cinqüenta) metros quadrados, o espaço multifuncional conta com arquibancadas móveis para comportar até 90 (noventa) lugares sentados e piso de tábua corrida. Além de espetáculos teatrais, recebe ainda shows, recitais de música, conferências, congressos, leituras dramáticas e projeção de filmes.

Estrutura


Veja também