HISTÓRIA
| 37 ANOS DE ARTE,
EDUCAÇÃO E CULTURA

Em 1975, Eric Nielsen conclui o curso de Direção Teatral da atual UNIRIO-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde conhece Yan Michalski, seu professor e renomado crítico e ensaísta teatral.

Na época, Eric dirigia um grupo de teatro chamado H. Papanatas que contava com a atriz Alice Reis e, a partir de 1978, com o músico e diretor musical Gustavo Ariani. O trabalho do grupo, sempre acompanhado de perto por Yan, o motivou como grande incentivador de Eric em seu desenvolvimento como diretor e professor.

Após uma visita à Fundação Eugene O´Neill, sediada a cerca de 300 quilômetros da cidade de Nova Iorque, Eric volta inspirado ao Rio de Janeiro, em 1978, com a determinação de criar uma Escola de Teatro com a liberdade e o compromisso de investigar profundamente o campo da interpretação teatral, em conexão direta com os requisitos e as exigências do mercado de trabalho.



Em 1981, Eric encontra um lindo casarão em ruínas na Rua Rumânia, 44, no bairro de Laranjeiras, cravado numa encosta cercada de verde por todos os lados. Juntamente com Alice e Gustavo, este projeto pioneiro começaria a se concretizar. Yan Michalski é, então, convidado a assumir a coordenação do projeto pedagógico da escola, imprimindo desde o início os fundamentos que até hoje norteiam a trajetória da Instituição.

Depois de nove meses de obras, a CAL – CASA DAS ARTES DE LARANJEIRAS é inaugurada no dia 20 de setembro de 1982. Imediatamente aderem ao projeto a fonoaudióloga Glorinha Beuttenmüller e o ator e diretor Sergio Britto que – ao lado de Yan – são reconhecidos como os “Padrinhos” da escola.

Após cinco meses de uma programação especial de lançamento de vários Cursos Livres, com a participação de grandes nomes do teatro, do cinema e da TV – Sergio Britto, Glorinha Beuttenmüller, Rubens Corrêa, Ivan de Albuquerque, Aderbal Freire-Filho, Amir Haddad, Doc Comparato, Domingos de Oliveira, Joaquim Pedro de Andrade, Juliana Carneiro da Cunha, dentre outros –, inicia-se o Curso de Formação Profissional de Ator, com uma memorável aula inaugural de Fernanda Montenegro. Este curso, desde então, passa a ser o eixo central do trabalho de formação artística proposto pela CAL .

Em 1990, com o precoce falecimento de Yan aos 59 anos de idade, Hermes Frederico, a princípio indicado pela própria Glorinha para a cadeira de Voz, veste a camisa e mergulha de cabeça no projeto pedagógico em andamento e logo assume a posição de Coordenador da escola, função que exerce até hoje.

A partir de 2004, o desejo de aprimoramento e de desenvolvimento institucional nos impulsiona a buscar por mais espaço físico para poder abrigar a abrangência e a ampliação de nossas atividades. Ao encontrar um imóvel em ruínas na Rua Santo Amaro, 44, no bairro da Glória, a CAL inicia um projeto de recuperação e preservação do Patrimônio Histórico e do Ambiente Cultural, transformando o prédio de 1864 em um novo lugar a serviço da formação e produção artística e cultural na cidade do Rio de Janeiro.

As obras de recuperação duraram oito anos.

Em 2006, enfim é fundado o Instituto CAL de Arte e Cultura que se torna o mantenedor da Faculdade CAL de Artes Cênicas, inaugurada em 20 de março de 2012. Assim, iniciando suas atividades com o curso Bacharelado em Teatro e o Programa de Pós-Graduação, a Faculdade CAL amplia ainda mais as possibilidades oferecidas dentro de uma mesma Instituição para propiciar uma formação abrangente e criteriosa, não apenas prática como também teórica, para o Ator brasileiro. A partir de 2020, a CAL inicia seu Programa de Cursos Livres Online.

... Leia Mais Leia Menos

Depoimentos


Veja também