CL
CURSO ANTERIOR
PRÓXIMO CURSO

MERGULHO NO MUSICAL - TURMA INTENSIVA C

com Menelick de Carvalho & Anna Priscila Lacerda

Núcleo de

Teatro Musical


PERÍODO DO CURSO

14 A 18 FEV


O curso MERGULHO NO MUSICAL, coordenado pela soprano Drª. MIRNA RUBIM, com a colaboração do diretor teatral MENELICK DE CARVALHO, tem como enfoque principal a técnica vocal integrada intensamente à performance teatral. O mercado de teatro musical no Brasil está crescendo e temos observado que grande parte dos atores e cantores necessita de um espaço para o estudo integrado do canto associado ao teatro. Pensando em suprir essa lacuna, MIRNA RUBIM, Doutora em Voice Performance pela Universidade de Michigan, traz sua bagagem técnica e profissional para proporcionar um desenvolvimento àqueles desejosos de entrar neste mercado em expansão.

O curso do Mergulho no Musical, em suas diversas modalidades (Turma Livre Intensiva, Turma Livre Semestral, Turma Avançada e Turma de Montagem) conta com aulas de técnica vocal, desenvolvimento de ouvido harmônico, abertura de vozes, conhecimento de repertório, preparação para audições, análise de letras musicais, improvisação, construção de personagens, técnicas de expressão corporal e interpretação aplicadas ao canto e uma performance de final de curso, na forma de um show com números de diferentes musicais (brasileiros e internacionais).

As Turmas Livres Intensivas são voltadas para pessoas interessadas em um contato intenso, mas de curta duração com o estudo do Teatro Musical, ocorrendo apenas nos meses de janeiro, fevereiro e julho. O curso proporciona uma atenção individualizada para cada aluno e suas necessidades, atingindo um público bastante diverso, que inclui atores-cantores que procurem aprimoramento de suas habilidades, atores que não tenham tido muito contato com Música, cantores com pouca experiência teatral, e pessoas com pouca vivência musical e teatral. Tem por objetivo atender as especificidades de cada aluno, descobrindo e desenvolvendo o ator-cantor que existe em cada um, de forma gradual, didática e divertida, além de aperfeiçoar o trabalho de atores-cantores mais experientes. Buscamos suprir a lacuna entre o Teatro e o Canto, trabalhando as dificuldades específicas de cada aluno, na tentativa de uma expressão artística integrada. Neste mergulho musical, o aluno conhece um pouco desta faceta do mundo teatral e seu desenvolvimento é estimulado de acordo com sua experiência e capacidade, superando aos poucos suas limitações.

O curso será supervisionado por Mirna Rubim e Menelick de Carvalho, contando com aulas diárias dos professores da equipe do Mergulho no Musical.

A apresentação das turmas intensivas terão acompanhamento instrumental pré-gravado.

[ Apresentação dia 18/02 às 16h ]

 

• • •

Atenção
Uso obrigatório de máscara N95 – PFF2 nas aulas. Todos os cuidados serão tomados com relação ao distanciamento entre os alunos e às medidas de prevenção ao Covid-19.

 

• • •

observações
A partir de 16 anos.
Ao preencher a Ficha de Inscrição, leia atentamente o Regulamento.
No término do curso, o Certificado de Frequência será fornecido ao aluno que cumprir, no mínimo, 75% da sua carga horária.


Anna Priscila Lacerda . Cantora, professora de canto e preparadora vocal na CAL desde 2015. Atualmente cursa a pós-graduação em Canto Lírico no Coletivo das Artes. Sua experiência como preparadora vocal vai muito além de ensinar as ferramentas técnicas, mas da relação artística entre voz e corpo.

Anna Priscila Lacerda . Cantora, professora de canto e preparadora vocal na CAL desde 2015. Atualmente cursa a pós-graduação em Canto Lírico no Coletivo das Artes. Sua experiência como preparadora vocal vai muito além de ensinar as ferramentas técnicas, mas da relação artística entre voz e corpo.

- Leia Menos


Menelick de Carvalho . Diretor teatral, ator e professor de Artes Cênicas. Graduado em Direção Teatral pela UFRJ, e Mestrado em Artes Cênicas pela UNIRIO, com dissertação sobre a teatralidade contemporânea em espetáculos de ópera. Entre seus trabalhos como diretor, destacam-se o premiado musical americano “Yank!” (Teatro dos Quatro – 2018; Teatro Serrador – 2017), a peça teatral “Tolstórias” (Teatro Café Pequeno – 2019) e suas montagens de adaptações da ópera “Carmen” de Bizet, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (“La Tragédie de Carmen” – 2017) e no Palácio das Artes – Belo Horizonte (“Carmen” – 2015)

.
Desde 2013, é professor do Bacharelado de Interpretação do Instituto CAL, lecionando as disciplinas Interpretação, Literatura Dramática e História do Teatro. Desde 2009, é o coordenador cênico do Mergulho no Musical, núcleo de teatro musical da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), em parceria com Mirna Rubim, sendo responsável pela direção e adaptação do musical jukebox acadêmico “A Lira dos 20 Anos” (2018), bem como e pela direção, letras e texto dos musicais autorais “Hoje é Dia de Rock” (2019),“Tudo sobre Ela” (2012) e “Rebeldia” (2011), e pela direção e versões em português, em parceria com Vitor Louzada e Último de Carvalho, de  “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” (2017), “Sweeney Todd” (2016), “A Festa Selvagem” (2015), “RENT” (2014)e “A Chorus Line” (2013).
Dirigiu montagens líricas acadêmicas: na UFRJ, “O Elixir do Amor” (2019), “O Professor de Música” (2006) e a ópera brasileira “O Pagador de Promessas” (Teatro João Caetano – 2006); e na UNIRIO, “O Telefone / A Hand of Bridge” (2010) e “Gianni Schicchi” (2008). Integrou a equipe do Projeto Ópera no Bolso (2004-2008), em cerca de 15 espetáculos operísticos destinados a crianças, incluindo direção cênica de “Hansel und Graetel” (2005), “Prima la Musica poi le Parole” (2006) e “Cenerentola” (2007). Na “Ópera do Meio-Dia” (TMRJ), dirigiu “As Bodas de Fígaro” (2014). Dirigiu “Canções de Amor” (Cidade das Artes – 2019), “Don Giovanni” (CCJF – 2018) e com a Cia. Lírica, “La Bohème” (2009) e “Carmen” (2010). Foi assistente de direção nas principais Casas de Ópera do Brasil (TMRJ, TMSP, Palácio das Artes, Theatro São Pedro – SP, CCBB – Rio e Brasília, Teatro Carlos Gomes, entre outros), em mais de 40 espetáculos líricos, acompanhando nomes como André Heller-Lopes, Livia Sabag, Antonio Karnewale e Julianna Santos. Desde 2017, ministra cursos de teatro musical no CEFTEM (Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical). Dirigiu as Oficinas de Teatro Musical do Espaço Voz Plena (2007-2009), foi professor de Declamação Lírica no Conservatório de Música de Niterói (2010), foi professor de Teatro Musical no TERG (Teatro Escola Rosane Goffman – 2014/2015) e fez a coordenação teatral de espetáculos da Escola de Jazz Carlota Portella (2008-2016).

... Leia Mais Leia Menos

Menelick de Carvalho . Diretor teatral, ator e professor de Artes Cênicas. Graduado em Direção Teatral pela UFRJ, e Mestrado em Artes Cênicas pela UNIRIO, com dissertação sobre a teatralidade contemporânea em espetáculos de ópera. Entre seus trabalhos como diretor, destacam-se o premiado musical americano “Yank!” (Teatro dos Quatro – 2018; Teatro Serrador – 2017), a peça teatral “Tolstórias” (Teatro Café Pequeno – 2019) e suas montagens de adaptações da ópera “Carmen” de Bizet, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (“La Tragédie de Carmen” – 2017) e no Palácio das Artes – Belo Horizonte (“Carmen” – 2015)

.
Desde 2013, é professor do Bacharelado de Interpretação do Instituto CAL, lecionando as disciplinas Interpretação, Literatura Dramática e História do Teatro. Desde 2009, é o coordenador cênico do Mergulho no Musical, núcleo de teatro musical da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), em parceria com Mirna Rubim, sendo responsável pela direção e adaptação do musical jukebox acadêmico “A Lira dos 20 Anos” (2018), bem como e pela direção, letras e texto dos musicais autorais “Hoje é Dia de Rock” (2019),“Tudo sobre Ela” (2012) e “Rebeldia” (2011), e pela direção e versões em português, em parceria com Vitor Louzada e Último de Carvalho, de  “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” (2017), “Sweeney Todd” (2016), “A Festa Selvagem” (2015), “RENT” (2014)e “A Chorus Line” (2013).
Dirigiu montagens líricas acadêmicas: na UFRJ, “O Elixir do Amor” (2019), “O Professor de Música” (2006) e a ópera brasileira “O Pagador de Promessas” (Teatro João Caetano – 2006); e na UNIRIO, “O Telefone / A Hand of Bridge” (2010) e “Gianni Schicchi” (2008). Integrou a equipe do Projeto Ópera no Bolso (2004-2008), em cerca de 15 espetáculos operísticos destinados a crianças, incluindo direção cênica de “Hansel und Graetel” (2005), “Prima la Musica poi le Parole” (2006) e “Cenerentola” (2007). Na “Ópera do Meio-Dia” (TMRJ), dirigiu “As Bodas de Fígaro” (2014). Dirigiu “Canções de Amor” (Cidade das Artes – 2019), “Don Giovanni” (CCJF – 2018) e com a Cia. Lírica, “La Bohème” (2009) e “Carmen” (2010). Foi assistente de direção nas principais Casas de Ópera do Brasil (TMRJ, TMSP, Palácio das Artes, Theatro São Pedro – SP, CCBB – Rio e Brasília, Teatro Carlos Gomes, entre outros), em mais de 40 espetáculos líricos, acompanhando nomes como André Heller-Lopes, Livia Sabag, Antonio Karnewale e Julianna Santos. Desde 2017, ministra cursos de teatro musical no CEFTEM (Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical). Dirigiu as Oficinas de Teatro Musical do Espaço Voz Plena (2007-2009), foi professor de Declamação Lírica no Conservatório de Música de Niterói (2010), foi professor de Teatro Musical no TERG (Teatro Escola Rosane Goffman – 2014/2015) e fez a coordenação teatral de espetáculos da Escola de Jazz Carlota Portella (2008-2016).

... Leia Mais Leia Menos

- Leia Menos

Carga horåria

23 horas

HORÁRIO

2ª A 5ª . 10h - 14h
6ªFeira . 10h - 17h

VALOR

R$610,00

Pagamento em até
4 vezes no cartão.

LOCAL

Unidade CAL Laranjeiras
Rua Rumânia 44

INSCREVA-SE AQUI

Cursos relacionados


    As inscrições para este curso estão fechadas.

    Tenho interesse! Quero ser informado.



    Veja também