Interpretação 6
Encenação 4: Prática de Montagem
Interpretação 3: Elaboração do Personagem Não-Realista
Encenação 2: Prática de Montagem
Atriz, diretora de teatro há mais de trinta anos além de Doutora em Teatro pela UNI/RIO. Foi uma das coordenadoras do programa Horizontes Culturais, um projeto de formação de platéias e valorização da cultura artística nas escolas, direcionado a professores e alunos da rede pública municipal do Rio de Janeiro. É professora de interpretação na Faculdade da CAL e também da UCAM nos cursos de Artes Visuais e Produção Cultural. Atriz, diretora e professora doutora de teatro. Foi uma das componentes do grupo teatral Além da Lua que em 1985 recebe o Prêmio Molière de Incentivo ao Teatro Infantil. Em 1986, já como diretora, seu espetáculo Infância é laureado com o Prêmio Mambembe de melhor espetáculo infanto-juvenil. Foi integrante do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo de Aderbal Freire Filho, do Núcleo de Teatro a Céu Aberto de Marcos Vogel e da Cia do Paraíso de Gillray Coutinho. Trabalhou como atriz em espetáculos dirigidos por Amir Haddad, Camila Amado e João Fonseca. Em 2004 funda o grupo Teatro das Possibilidades e desde então atua e dirige nos espetáculos produzidos pelo grupo. Com o grupo Os Trágicos criou os espetáculos Hamlet ou morte e Faz de conta que é tempestade que realizaram temporadas ao longo de 2015 e 2016 em diversos teatros do Rio de Janeiro.
Pós-Graduação / Artes Performáticas: teatro, dança e artes visuais
Doutor em Estética (Teatro e Dança) pela Universidade Paris 8 (França), diretor, professor de teatro e performer. Estudou com atores do Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski e com o fundador da mímica corporal, Etienne Decroux. Se formou às técnicas da dança butoh de Min Tanaka e Kazuo Ohno. Tem mais de vinte anos de experiência profissional no ensino do teatro e da dança-teatro. Encenou na França vários espetáculos de teatro e realizou performances de dança butoh e de teatro físico no Rio de Janeiro onde ministra cursos em diferentes Faculdades, Centros culturais e Escolas de teatro e dança.
[ CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7094588190404436 ]
Coordenador / Pós-Graduação / História do Teatro
Docente / Pós-Graduação / Direção em TV para Teledramaturgia
História do Teatro Brasileiro 1
Prática de Literatura Dramática 2: Shakespeare, Molière e Nelson Rodrigues
Estética dos Encenadores
Pesquisador, autor de teatro e professor da CAL – CASA DAS ARTES DE LARANJEIRAS e do Instituto Cal de Arte e Cultura. E atualmente coordenador do curso de Pós-Graduação lato sensu em História do Teatro Brasileiro e Ocidental, na Faculdade Cal. Tem um Curso de Especialização em Teatro, realizado na UFRJ e mestrado na UNIRIO no CENTRO DE LETRAS E ARTES – CLA -PPGAC. Foi orientando da professora doutora Maria de Lourdes Rabetti na área de historiografia. Atua como profissional de teatro há 30 anos.
Interpretação para TV e Cinema
Showcase
Trabalhando há vinte anos como coach, preparadora e diretora de atores e de elenco (Casting Director), Ana Carter, pós-graduada em Artes Cênicas pela Arts Educational Schools de Londres, é coach de diversos atores que trabalham hoje tanto na Televisão quanto no Cinema. Além de dirigir as cenas do Showcase e de dar aulas na Faculdade CAL também é parte da equipe de professores da oficina anual de TV da Fundação CESGRANRIO. Seus trabalhos como preparadora e diretora assistente incluem “Gold Diggers – The World’s Biggest Bank Robbery” (eleito um dos vinte melhores programas da Discovery Channel), “Trainspotting” (peça ganhadora do premio Shell de Melhor Direção de 2001) e “Banged Up Abroad”, para o Channel Five da Inglaterra. E a radionovela “Rio Story” para a BBC de Londres.
Historia do Cinema e da TV
Formado em Jornalismo/ Publicidade pela Universidade Veiga de Almeida (2002) e Mestrado em Ciência da Arte na Universidade Federal Fluminense (2009). É professor da Faculdade CCAA no curso de Comunicação Social (Jornalismo/ Propaganda e Publicidade/ Multimídia), onde é coordenador da Pós-Graduação em Produção audiovisual. Professor da Faculdade CAL de Artes Cênicas, onde ministra História do Cinema e da TV. Professor da Academia Internacional de Cinema onde ensina Edição de Imagens. Professor da escola GEO em Santa Tereza, onde leciona cinema. Professor de Edição de Imagens no Telezoom. Professor de edição da pós-graduação em Animação e Edição da INFNET. É escritor, cineasta poeta e pesquisa a integração das artes utilizando tecnologia do cinema digital. Compôs diversos cenários virtuais integrando a linguagem do cinema a peças teatrais, programas de televisão, vídeo clipes, documentários, curta e longa-metragens. Trabalhou entre 2001 e 2005 no CDD – Tijuca (Centro de certificação da Apple). No ano de 2013 foi professor do SENAI – Laranjeiras lecionando Edição de Imagens, Videografismo, História do Cinema, Fotografia e iluminação. Recentemente escreveu o livro Captação e Recursos eletrônicos para som, editado pela editora CCAA. Fundador do núcleo de pesquisa e arte Cinema de Poesia (www.cinemadepoesia.art.br) em 2004, produziu integralmente 70 obras audiovisuais exibidas em mais de 30 países, com 17 prêmios conquistados. Nestes trabalhos acumulou sempre a função de roteirista, produtor, editor, direção de fotografia, câmera e diretor. Foi convidado a ser palestrante no I Encontro de Cinema de Poesia em Ismalia, Egito (2006) e em 2007 foi convidado a representar o cinema de arte do Brasil no I Festival ambiental do Nilo. Conquistou o 8 Panorama Independente de Cinema da Grécia (Melhor filme de arte 2006). Conquistou o prêmio de melhor filme de arte no Porto Bello Film Festival, Inglaterra 2007. Venceu o Sadho Poetry Film Festival, (Índia) o primeiro festival de Cinema de Poesia da Ásia em 2008. Possui 8 mostras internacionais e 5 mostras nacionais de seus trabalhos. A maior no Centro Cultural Banco do Brasil, em 2005, exibindo 33 obras audiovisuais. Participou de festivais como o Festival Independente de Filmes e Vídeos de Nova Iorque, Tehran International Short Film Festival, Baja California Film Festival, (México) e foi selecionado duas vezes no Festival de Cinema Vinã del mar (Chile). Trabalhou durante 8 anos no núcleo de multimídia na TVE, atual TV BRASIL, onde atuou como repórter, câmera, editor, jornalista realizando centenas de trabalhos para o site, além de recuperação de imagens do acervo. Desenvolveu vinhetas para o Canal Telecine HD e trabalhou entre 2011/2012 atuou como tele-jornalista na TV Bandeirantes. Trabalhou em 2013 na TV Record. Em TVs Indoor tem experiência de 5 anos, desenvolvendo programas, vinhetas, identidade visual e animações.
Bacharelado e Curso Técnico / História do Teatro Brasileiro 2
Pós / Direção Teatral
Diretor, pesquisador e produtor teatral, no inicio de sua carreira participou de inúmeros trabalhos como assistente de direção e produtor. Como diretor destacou-se em “Maria Stuart” (CCBB DF e RJ, 2009, com Julia Lemmertz e Clarice Niskier), “Contando Machado de Assis” (2008), “Federico García Lorca – Pequeno Poema Infinito” (com José Mauro Brant, indicado ao Premio Shell de “Melhor Ator” RJ 2007),” Um Brinde ao Teatro” (2006, com Eva Wilma), “Werther” (2005), “Credores” (2003, com Emílio de Mello, Marcos Winter e Alessandra Negrini), “Como se Fosse A Chuva” (Prêmio IBEU de “Melhor Diretor de 1997”), “As Mais Fortes” (1988), “Cabaret Valentin” (1987, Prêmio Gralha Azul Governo do Paraná de “Melhor Atriz e Ator”). Como pesquisador foi responsável pela realização de várias exposições e organizou as fotobiografias de Dina Sfat, Italo Rossi e Ziembinski, todas publicadas pela Imprensa Oficial de SP.
TEC / Prática de Literatura Dramática 1 e 2
TEC / História do Teatro Mundial 2
PÓS / História do Teatro Brasileiro e Ocidental
Ator com extensa trajetória profissional, já integrou diversos elencos e fichas técnicas de produções em teatro, cinema, televisão, audiovisual independente, publicidade e dublagem, sempre a partir da cidade do Rio de Janeiro. Além da experiência artística e pedagógica acumulada como Professor com especialização em Teatro, também é Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, mesma instituição acadêmica onde ingressou, em 2021, como pesquisador-doutorando junto ao Programa de Pós-graduação. Desde 1998 leciona no Curso Técnico de Formação de Ator da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras e, a partir de 2017, também no Bacharelado em Teatro da Faculdade CAL de Artes Cênicas. Em 2020, com a emergência sanitária da pandemia, além da programação presencial passa a integrar também a grade de Cursos Livres da CAL via ensino à distância.
Interpretação 4 / Gêneros e Estilos
Encenação 3 / Prática de Montagem
Pós-Graduação / Direção em TV para Teledramaturgia
Estreou como ator em 1963, no Teatro Jovem, e participou de mais de 20 peças. Como diretor de teatro, estreou em 1977 e já dirigiu mais de 25 montagens, sendo “O Inoportuno”, de Harold Pinter, que estreou em novembro de 2018, a mais recente. Recebeu os prêmios Shell e APTR em 2009 como melhor diretor por “Traição”, também de Harold Pinter. Na televisão, atua como ator desde 1963 e como diretor desde 1979, já tendo participado, como ator ou diretor, de mais de 60 produções, entre novelas, seriados, minisséries e musicais, a maior parte na TV-Globo, mas também já foi diretor na TV-Manchete de 1984 a 1988, na TV-Panamericana (em Lima, Peru) em 1989, e, em 1990, dirigiu uma novela de Manoel Carlos nos EUA, exibida pela Telemundo em vários países latino-americanos.
Filosofia / Sociologia / Metodologia da pesquisa
Pós-Graduação / Performer
Carol Pucu é doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (MN/UFRJ/2009), com a tese intitulada “Ensaio sobre o Ator”, fez mestrado na mesma instituição sobre povos indígenas de língua tupi, graduação em Ciências Sociais no IFCS/UFRJ e também é atriz, formada pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Participou como pesquisadora de diversas pesquisas acadêmicas em etnologia indígena, antropologia visual e urbana. Dedicou-se ao cinema como roteirista e atuando em filmes. No teatro, trabalha como atriz e pesquisadora. Desenvolveu pesquisa sobre a obra do dramaturgo franco-romeno Matéi Visniéc, com apoio financeiro da FAPERJ. Ministrou cursos de Etnografia na Academia Internacional de Cinema e é Professora-Assistente II da Faculdade CAL de Artes Cênicas no Instituto CAL de Artes e Cultura desde 2014. Atualmente, ministra o curso on-line intitulado Antropocenas.
BT / Interpretação 6
BT / Encenação 4 – prática de montagem
Pós / História do Teatro Brasileiro e Ocidental
Cesar Augusto é membro da Cia dos Atores desde a sua formação, dependendo do projeto, como ator, diretor e produtor. Dirige o TEMPO_FESTIVAL , Festival Internacional de Teatro, no Rio de Janeiro. Foi diretor artístico da Ocupação CÂMBIO, no Teatro Glaucio Gill, entre 2010 e 2011, sendo indicado na categoria especial do prêmio APTR. Dirigiu a residência artística CÂMBIO do Teatro Café Pequeno. Foi curador de artes cênicas do Galpão Gamboa, espaço dirigido por Marco Nanini e Fernando Libonati, agraciado pelo prêmio APTR na categoria especial.
Em 2016, foi indicado na categoria especial do Prêmio Cesgranrio pela curadoria do Galpão Gamboa. Ainda em 2016, foi idealizador do evento HOBRA – Residência Artística Holanda Brasil, que fez parte do calendário cultural dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Em 2017, foi indicado ao prêmio Cesgranrio pela curadoria do Galpão Gamboa e recebeu o prêmio APTR 2017, categoria especial, pela multiplicidade de ações culturais.
Como ator, fez inúmeros espetáculos de teatro ao longo de sua carreira como ator, tanto no Brasil como no exterior, tanto do repertório da Cia. dos Atores quanto com outras produções nacionais. Por “Conselho de Classe”, de Jô Bilac, foi indicado ao prêmio APTR de melhor ator protagonista. Entre seus últimos trabalhos como diretor, estão: “LaborAtorial”, “Próxima Parada”, “Talvez “, “Mamãe”, “A Tropa”, “Alair” e “Noite em Claro”, que faz parte do espetáculo-evento Rio Diversidade, indicado os prêmios Shell e APTR, por inovação e categoria especial, respectivamente. Com o espetáculo “Insetos” celebrou 30 anos de trajetória artística da Cia. dos Atores, indicado para 13 prêmios em 2018, em diversas categorias.
Música 1 – Sensibilização Musical
Técnica Vocal – Canto 1 e 2
Diretor musical, Músico, Arranjador e Compositor. Tem trabalhado com música para Cinema, TV, Radio e Teatro desde 1978, em mais de 300 montagens profissionais como DIRETOR MUSICAL. Integrante do grupo Navegando dirigido por Lucia Coelho e trabalhou com diversos Diretores Jorge Fernando, João Bithencourt, Regina Duarte, Renato Icarahy e muitos outros. Tambem atuou em cinema como O Soldado de Dùs com Direção de Sergio Sanz e em Tv criando a trilha origina do programa Grandes Atores canal Viva, produção de Hermes Frederico. É professor da CAL e da Escola de Teatro Martins Pena desde 1984. Em 2017 recebeu o Premio CBTIJ como melhor Direção musical de 2016.
Empreendedorismo e Mercado – perspectivas do ator brasileiro
Pós-graduada em Marketing e graduada em Comunicação Social (PUC Rio). Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos (UNESA-RJ). Atriz formada pela CAL. No Banco do Brasil, foi assessora de programação no CCBB Rio e assessora de comunicação na Superintendência Estadual (RJ). É educadora das universidades corporativas do Banco do Brasil e Cobra S.A. Atuou como professora convidada da FGV no MBA Gerência em Jornalismo e em cursos de extensão no Instituto COPPEAD. Ministra treinamentos na área de comunicação empresarial em empresas públicas e privadas. Na educação à distância, atua como designer instrucional e coordenadora de tutoria em instituições como UFF, UFRJ, CEDERJ e Governo do Estado do Rio (Secretaria de Educação e Cultura). Sua experiência profissional abrange palestras, coordenação de eventos institucionais, planejamento e implantação de projetos de endomarketing e de responsabilidade socioambiental.
Técnica Voca – Fala 1 e 2
Expressão Vocal Interpretativa
Fonoaudióloga clínica, com Pós graduação em Voz Falada e título de Especialista em Voz Falada e Cantada pela Universidade Estácio de Sá. Como profissional, atuação por 10 anos no Hospital Nssa. Sra. Do Socorro com atendimentos clínicos na área de reabilitação oral; TELERJ, 8 anos atuando em cursos, avaliações vocais de funcionários com o uso profissional da voz, nos casos de admissão, periódico, troca de função e demissão (com exclusividade). Palestras e cursos em lugares diversos, tais como a OAB de Niterói; Escola de Rádio do radialista Rui Jobim – Globo FM; EMBRATEL, palestras na área do Serviço de Telefonia Internacional e Serviço Médico; Prefeitura da cidade de Cordeiro R.J., palestras para um curso de formação de atores. Professora e preparadora vocal por 9 anos na cadeira de Voz e Dicção da Escola de Teatro Martins Pena no curso de Qualificação Profissional de ator, participando das bancas examinadoras dos concursos públicos para este curso. Professora, preparadora vocal da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras. Em 2016, direção vocal nos espetáculos The Balcony – CIA de Teatro Oásis e American Blues – 4 peças curtas do dramaturgo Tennessee Williams, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lopes.
Expressão Vocal 6 – Preparação Vocal para Montagem
Expressão Vocal 4 – A Voz na Encenação 5
Fonoaudióloga, especialista em voz. Mestre em Teatro pela UNIRIO. Formada em dança pela Escola Angel Vianna. Professora do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estácio de Sá desde 1999, ministrando disciplinas de voz e de corpo. Professora do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá desde 2014, onde realiza trabalho de desenvolvimento das habilidades de comunicação através do teatro. Fonoaudióloga da SMS do Rio de Janeiro,desde 1996. Coordena o projeto de extensão Unidos da Saúde, da Licenciatura em Teatro da UNESA e faz a coordenação local do Programa Teatro em Comunidades, da UNIRIO,no núcleo CMS Americo Veloso. No ano de 2017 trabalhou na Rede Globo, fazendo a preparação vocal do elenco de Malhação – Viva a diferença. Professora da Faculdade CAL de Artes Cênicas desde 2017.
Corpo e Movimento 4: O Corpo na Encenação 3
É atriz, diretora, autora, roteirista, professora e preparadora corporal. Doutoranda e Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, Graduada em Licenciatura em Dança e pós-graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Escola Angel Vianna, é também formada, como atriz, pela CAL, em Dança Contemporânea e Recuperação Motora e Terapia Através da Dança pela Escola Angel Vianna. Professora de corpo e movimento no curso de formação de ator e na Faculdade da CAL, e de Viewpoints e orientação de monografia na Pós-Graduação em Preparação Corporal nas Artes Cênicas (FAV). Na Universidade Santa Úrsula, é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina Criatividade e Expressividade, e do curso de Psicologia, na disciplina Técnicas Expressivas e no curso de Extensão em Teatro. Participou de mais de quarenta espetáculos teatrais, tendo recebido o prêmio de melhor atriz por Papagueno e indicação de melhor atriz por Pianíssimo ambos de Tim Rescala, direção de Lucia Coelho. Escreveu, dirigiu, coreografou, produziu e atuou nos espetáculos Breves histórias por trás do véu (2005 a 2007) e AGORA! (2009 e 2010). Roteirizou as séries de TV Blind Trip (2008), Quase Anônimos (2009) e Minha Praia (2011) todas pelo canal Multishow. Em 2012 atuou no espetáculo Antes que Você Me Toque, em que assinou a dramaturgia com o diretor Ivan Sugahara. Em 2015 e 2016 fez uma turnê por 24 cidades do Brasil com o espetáculo Beija-me como nos livros com a Cia. Os Dezequilibrados.
Interpretação 5 – A Autonomia do Ator
Livre-docente em Teatro pela Unirio (1991); Graduado em Direção Teatral pela Unirio (1969); Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1966). Atualmente é Professor Assistente da Faculdade CAL de Artes Cênicas. Autor do livro Teatro Brasileiro: Panorama do século XX (FUNARTE); autor teatral de inúmeras peças; Prêmio Governador do Estado de São Paulo de Melhor Texto Teatral (1975) por Se chovesse, vocês estragavam todos (co-autoria de Tania Pacheco); autor de televisão; autor do livro para adolescentes (O Beco do Pânico), editado no Brasil (Globo Livros, 2012) e em Portugal (Calendário de Letras,2009); autor do livro para crianças (A cadeira que queria ser sofá), publicado no Brasil (Viajante do Tempo,2014) e em Portugal (Lápis de Memórias,2012); autor da peça teatral A Fantástica aventura do devasso que virou santo, publicado em Portugal pela Diocese de Leiria-Fátima, 2004; crítico de teatro infantil no jornal O Globo (1976-1986); Júri de mestrado na UFRJ; júri de Mestrado na Escola Superior de Educação de Coimbra, em Portugal; Diretor do Centro Nacional de Estudos de Artes Cênicas (1982/1984); Diretor e Professor do Colégio de Direção Teatral, no Ceará (Instituto Dragão do Mar, 1997/1999); Diretor e Professor do Curso de Teatro da Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal, 2001/2012; Professor da Escola de Teatro Martins Pena; Professor de Interpretação e de Encenação do Curso de Teatro da UNIRIO, onde exerceu a Chefia do Departamento de Direção Teatral. Em Moscou, cursou o GITIS – Fundamentos do Sistema de Stanislavski, com o Doutor Valentim Teplyakov; no Rio, fez o curso Teatro Antropológico, com Eugenio Barba. Tem Pós-Graduação em Didática, pela Universidade Católica do Paraná.
História do Teatro Brasileiro 1
É pesquisador, ator e diretor. Graduado e pós-graduado pela Faculdade CAL, Daniel acumula mais de 15 anos de atuação ininterrupta na área de preservação da memória cultural brasileira. Desde de 2009, integra a equipe de criação dos mais diversos projetos ligados à história das artes cênicas — livros, documentários, exposições e organização de acervos. É especialista em iconografia teatral e autor do livro “Linha do Tempo do Teatro Brasileiro”; além de ser um dos nomes por trás da série de TV, “Companhias do Teatro Brasileiro”. Também marca presença na internet: é o idealizador do “Canal Memória” (canal do Youtube fundado em 2007, referência na divulgação de vídeos históricos). Como ator, estreou profissionalmente em “A Tropa” (2016), espetáculo pelo qual foi indicado ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, pelo FITA.
BT / História do Teatro Brasileiro 2
Pós / História do Teatro Brasileiro e Ocidental
Daniel Schenker é Pós-Doutorando em Artes Cênicas pela UniRio e Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade. É autor do livro Teatro dos 4 – A Cerimônia do Adeus do Teatro Moderno (editora 7Letras). Trabalha como professor de História do Teatro da Faculdade CAL de Artes Cênicas. Integra as comissões dos prêmios de teatro da APTR, Cesgranrio e Questão de Crítica. É crítico de cinema do jornal O Globo e de teatro do blog danielschenker.wordpress.com. Exerceu as atividades de repórter e crítico em diversos jornais e revistas: Jornal do Brasil, O Estado de S.Paulo, Tribuna da Imprensa, Jornal do Commercio, Bravo!, Isto é Gente e Revista de Teatro da Sbat.
Corpo
Ator e preparador corporal. Formado na CAL – Casa das Artes de Laranjeiras em 2004. Possui pós graduação pela FAV- Faculdade Angel Vianna em 2012, com especialização em preparação corporal nas Artes Cênicas.
Integrou a oficina ministrada pela Diretora do Théâtre Du Soleil, Sra. Ariane Mnouchkine em 2011. Tem experiência nas áreas de Teatro e Televisão, com ênfase em Teatro. Atuando principalmente nos seguintes temas: Expressão Corporal e improvisação.
Atualmente é professor do curso profissionalizante para atores da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras, na matéria Corpo e Movimento.
Ultimos trabalhos. Em cinema, “Bonitinha mas Ordinária” com Direção de Moacyr Góes; e “O triste fim de Arsênio Godard” com Direção de Adolfo Rosenthal. Espetáculos, “Na Parede da Memória”- Direção Paulo Merisio. ” Esse Vazio ” – Direção Sergio Modena. ” O Ultimo Lutador ” – Direção Sergio Modena. Em Tv, Novela “Jesus e Novela “A Terra Prometida”. Record TV. Série ” Questão de Família”. Canal GNT.
Coordenador da Pós-Graduação em Direção Teatral
Interpretação 2
Elaboração do Personagem Realista
Encenação 1
Prática de Montagem
Interpretação não Realista 2
Ator, diretor e professor inglês. Estudou com Sonia Moore (aluna de Stanislavski) em Nova York. Foi assistente de direção artística no teatro de repertório The American Stanislavski Theatre. Em Nova York, fundou a Escola de Teatro: ENACT: School of the Theatre. Montou peças em Nova York e para a New York University. Lecionou nas escolas New York University, The New School for Social Research, NY e Adelphi University, NY. Entre 1988 e 1995 foi Coordenador Pedagógico do Teatro/Escola Macunaíma em São Paulo. Desde 1986 faz parte do corpo docente da CAL. No cinema atuou nos filmes “Dois Perdidos numa Noite Suja” de José Zoffily; “Zuzu Angel” de Sérgio Rezende; “Cidade Baixa” de Sérgio Machado; “O Maior Amor do Mundo” de Cacá Diegues; “Os Desafinados” de Walter Lima Jr.; “Orquestra de Meninos” de Paulo Thiago, “Flores Raras” de Bruno Barreto e “Minha Mãe É uma Peça 2” de César Rodrigues, entre outros. Na televisão, tem integrado ao elenco de diversas novelas entre elas: “Amazônia”, “Desejos de Mulher” e “Mulheres Apaixonadas”. Como diretor, sua peça “Pedras nos Bolsos” foi considerado um dos dez melhores espetáculos do ano pelo jornal Globo na sua primeira edição de 2010. Em 1998, foi indicado para o Prêmio Cultura Inglesa de Melhor Direção pelo espetáculo, “A Cozinha”, de Arnold Wesker. Em 2007, dirigiu o espetáculo “Anton e Olga”, da sua própria autoria que conta a história do dramaturgo Anton Tchekov e a atriz Olga Knipper. O espetáculo foi apresentado na Royal Academy of Dramatic Art – RADA, em Londres, como leitura dramatizada em 2008.
Interpretação 1 – Bases da Construção do Personagem
Ator – Diretor – Professor de Teatro – Músico – Engenheiro Químico.Teve sua formação de ator no Teatro Universitário (TUCA – Rio) e no Teatro Tablado, e foi Assistente de Direção de Maria Clara Machado. Formou se em Direção Teatral na Escola de Teatro da FEFIERJ (atual UNIRIO), onde foi Assistente de Dicção de Glorinha Beuttenmuller e professor de Interpretação. Fez Pós-Graduação de “Arteterapia em Saúde e Educação” pela Faculdade Cândido Mendes. Por intermédio e a convite do ITI (International Theater Institute) e do TOLA (Theater of Latin America) em Nova York, visita várias escolas e participa de grupos de teatro como o Actors’ Studio, Julliard School, Eugene O Neill Center, Tom Sainer Institute, Environmental Theater, Performance Group e outros. Como educador fundou o Centro Cultural “Mosteiro Artístico Federico García Lorca” no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde efetuou intensa atividade artística e educacional por cerca de 10 anos, com crianças e jovens.“Fernando Bohrer é um criador por excelencia. Diretor e ator de teatro, músico, professor, animador cultural, mas antes de tudo poeta. (…) Dentro de cada uma das variadas atividades criadoras exerce uma visão poderosamente poética do mundo, das coisas, das causas e das pessoas.”Yan Michalski, jornalista e crítico teatral do Jornal do Brasil
Literatura Dramática
História do teatro Brasileiro 2
História do Teatro Mundial 1 e 2
Doutora em Semiologia pelo Departamento de Semiologia da UFRJ, Mestre em Teatro, UNIRIO, Bacharel em Teoria Teatral UNI RIO, Professora de Artes Cenicas com Licenciatura Plena pela UNI RIO. “Atua como atriz desde 1980 em produtos artísticos e audiovisuais das quais se destaca sua participação nos longas metragens ‘ALEMÃO’ de José Eduardo Belmonte, “AT PLAY IN THE FIELDS OF THE LORD” de Hector Babenco, ‘ÍNDIA, A FILHA DO SOL” de Fábio Barreto. Em mídia televisiva diversos produtos da TV GLOBO tais como AVENIDA BRASIL, CHIQUINHA GONZAGA, CHEIAS DE CHARME. Participações recentes curta metragens “CARTOGRAFIA DAS ONDAS”, “ESSA BARRA QUE É GOSTAR DE VOCE”, “CALMA”.
História do Cinema e da TV
Bacharel em Comunicação, formado pela Universidade Católica do Salvador, e ator, formado pela Faculdade Casa das Artes de Laranjeiras – CAL. É também Especialista em Artes Visuais, formado pelo SENAC – DF e Especialista em Direção Teatral, formado pela CAL. Mestrando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. É Servidor Público concursado da Agência Nacional do Cinema – ANCINE, tendo atuado nas Superintendência de Análise de Mercado, Superintendência de Fomento e Superintendência de Prestação de Contas. Foi também membro do Comitê de Investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, membro da Comissão de Gênero, Raça e Diversidade da ANCINE e Coordenador Substituto da Coordenação de Gestão de Processos de Fomento. Desde 2018, exerce a função de Professor de História do Cinema na Faculdade CAL.
Coordenador / Pós-Graduação / Direção em TV para Teledramaturgia
Diretor Acadêmico da Faculdade CAL de Artes Cênicas e da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras. Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, com Mestrado em Ciência da Motricidade Humana, pela Universidade Castelo Branco e diversas Pós-graduações na área médica e da educação. Há mais de 30 anos vem realizando produções teatrais, seminários e também séries documentais no Canal GNT e Canal VIVA ligadas à memória da Televisão e do Teatro (Damas da TV, Grandes Atores, Donos da História, As Vilãs que Amamos, Os Casais que Amamos e Grandes Damas).
Interpretação 4 – Gêneros e Estilos
Encenação 3 – Prática de Montagem
É ator, diretor, Doutor em Teatro pela UNIRIO, e Professor de Interpretação e Prática de Montagem da Faculdade CAL de Artes Cênicas. Professor do Curso Regular Profissionalizante de ator da CAL desde 1996, Professor substituto de interpretação da UNIRIO (2006-2008), Professor colaborador desde 2012, no curso de especialização da PUC-RJ “Literatura, Artes e Pensamento Contemporaneo”. Em 2013, Baseado na sua tese, publicou o livro, “Encontros com o griot Sotigui Kouyaté (Ed. Palas). Entre suas ENCENAÇÕES destacam-se: “Por Amor ao Mundo, um Encontro com Hanna Arendt”, Desalinho” e “Deixa Clarear de Marcia Zanelatto”, “Lili de Licia Manzo, “Calango Deu”, de Suzana Nascimento; “Querida Helena Sergueievna”, de Ludmila Razoumovskaia; “Filhote de Cruz Credo” de Eduardo Katz, adaptação do livro homonimo de Fabrício Carpinejar”. Como ATOR seus últimos trabalhos são: “Céus” e “Incendios” de Wajdi Mouawad, direção de Aderbal Freire Filho; “Cara de Fogo” Marius Von Mayenburg, direção de Gerogette Fadel. “Jantando com Isabel” de Furio Lonza, direção de Henrique Tavares; “Mulheres Sonharam Cavalos” de Daniel Veronese, direção de Ivan Sugahara; “Lingua Solta” de Miriam Halfim, direção de Xando Graça. Em Cinema atuou em: “Romance de Geração”, de David França Mendes; “Achados e Perdidos”, de José Joffily; “Lost Zweig”, de Silvio Back; Na TV Globo fez vários trabalhos em 30 anos, entre os quais “Malhação” (2010/2009); “A Grande Família”, “Força Tarefa”, “Carga Pesada” e “Filhos da Pátria”. INDICADO AOS PREMIOS: Mambembe Infantil de ator em 1986, 1994 e 1997; APTR de 2014 como ator Coadjuvante; PREMIO APLAUSO de 2014 de Ator Coadjuvante; PREMIO FITA de 2014 de Direção; PREMIO CEBETIJ 2016 de Direção.GANHADOR DOS SEGUINTES PREMIOS: PREMIO COCA-COLA DE MELHOR ATOR DE 1995; PREMIO BOTEQUIM CULTURAL de 2014 DE MELHOR ATOR; PREMIO ZILKA SALABERRY DE 2014 DE MELHOR DIREÇÃO e PREMIO APLAUSO DE MELHOR ELENCO DE 2014.
Interpretação 2 – Elaboração do Personagem Realista
Encenação 1 – Prática de Montagem
Interpretação 5: A Autonomia do Ator
Professor de Interpretação na Faculdade CAL de Artes Cênicas. Fundador da Companhia Dramática de Comédia que em 2019 completa 25 anos de trabalho. Autor e diretor do espetáculo OUVI DIZER QUE A VIDA É BOA (Arena SESC Copacabana/2018), indicado ao Prêmio Botequim Cultural 2018 nas categorias MELHOR TEXTO e MELHOR ATRIZ (Carol Machado). Responsável juntamente com Luiz Fernando Lobo (Companhia Ensaio Aberto) pela curadoria e dramaturgia da exposição QUE TEMPOS SÃO ESSES – UM ANO COM BRECHT (Sala A do CCBB/ 2016. Responsável pela Direção Artística e Curadoria do Projeto intitulado VEJA A CENA, OUÇA A CANÇÃO, vencedor do Edital de Ocupação do Teatro Dulcina (FUNARJ) e que ocupou o teatro no período abril/julho de 2014. Seus mais recentes trabalhos como autor e/ou diretor: A ESTRELA SOBE, de Marques Rebello, adaptação de Marcos Alvisi no SESC Copacabana/Direção (2017); SATÃ, UM SHOW DE MADAME, direção de Édio Nunes no SESC Tijuca e Teatro Cesgranrio – Texto (2016/2017) e o musical LAPINHA, estrelado por Isabel Fillardis, direção de Édio Nunes e Vilma Mello/Teatro Clara Nunes (2014). Diretor e autor do musical QUANDO A GENTE AMA com sambas e canções de Arlindo Cruz, que cumpriu temporada de sucesso nos Teatros SESC Ginástico, João Caetano e Dulcina (2013/2014). Além destes, BARTLEBY, O ESCRITURARIO (adaptação e direção) na Casa de Cultura Laura Alvim (2011); A CAOLHA (texto e direção) no Teatro Municipal do Jockey (2010); o musical infanto-juvenil A HISTORIA DE ROMEU E JULIETA (texto e direção) no Teatro Oi Futuro Flamengo (2008/2009) e Oi Futuro Ipanema (2010); O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO, adaptação do conto homônimo de João do Rio (texto e direção) no Teatro Café Pequeno, espetáculo incluído na lista de DEZ MELHORES ESPETÁCULOS DO ANO do jornal O GLOBO e indicado para o Prêmio Shell 2008 na categoria “MÚSICA” (de Marcelo Alonso Neves).
Caracterização Cênica e Maquiagem
Cenógrafo e figurinista. Iniciou suas atividades em 1980 como aderecista em Escolas de Samba do Rio – Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel – ao lado do carnavalesco Fernando Pinto. Fez parte da equipe de aderecistas de cenografia da Central Técnica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, a partir daí, passou a realizar trabalhos em diversas produções teatrais do Rio, ao lado dos diretores, cenógrafos e figurinistas, tais como Sérgio Britto, Domingos Oliveira, José Renato, Colmar Diniz, Kalma Murtinho, Ana Letycia, Lidia Kosovski entre outros. Trabalhou no Teatro O Tablado no Rio, com Maria Clara Machado. Foi produtor de arte na TV Globo, cenógrafo e figurinista no Canal de TV MultiRio. É formado em artes cênicas – cenografia e indumentária pela UNIRIO, em Moda pelo SENAI-Cetiqt. Assinou os figurinos dos filmes de longa metragem: Incuráveis (2005) e Mulheres no Poder (2015), direção de Gustavo Acioli. É professor de caracterização na Faculdade CAL de Artes Cênicas e de direção de Arte, figurino e cenografia na Universidade Estácio de Sá. Atuou como cenógrafo e figurinista no Projeto de Teatro Musical da UNIRIO do diretor Rubens Lima Júnior onde assinou os figurinos dos musicais Rocky Horror Show (2011), Tommy (2012), cenário e figurinos do musical The Book of Mormon (2013-2014) e figurinos do musical O Jovem Frankenstein (2015). Assinou os figurinos da peça Fábrica de Chocolate; direção de Luizapa Furlanetto (2013 – 2016), e de Paradinha Cerebral, texto e direção de Iuri Saraiva (2016).
Interpretação 4 – Gêneros e Estilos
Encenação 3 – Prática de Montagem
Diretor de teatro e televisão. Iniciou sua carreira como diretor na companhia Os Fodidos Privilegiados, grupo fundado por Antonio Abujamra. A partir de 2005, dirige projetos também fora da companhia, tendo em seu currículo mais de 60 espetáculos,e diversas indicações / premiações como melhor diretor, entre eles o Premio Shell. Dirigiu alguns dos principais sucessos dos palcos e da TV no Brasil nos últimos anos, entre eles os musicais “Tim Maia: Vale Tud”, “Cazuza -Pro Dia Nascer Feliz, o Musical” e “Cássia Eller – O Musical”; e os espetáculos “Minha Mãe é uma Peça”, que se tornou um filme, e “Maria do Caritó” com Lilia Cabral, que lhe deu seu segundo Premio Shell. Na televisão dirige “Vai Que Cola”, programa de TV do canal Multishow que ja esta na sua sétima temporada de sucesso e “A Vila”, também no Multishow que vai para terceira temporada.
Técnica Vocal – Fala 3
Expressão Vocal 4 – A voz na Encenação 3
Pós-Graduação / História do Teatro Brasileiro e Ocidental
José da Costa é Doutor em Literatura Comparada (pela UERJ – 2003), Mestre em Teatro (pela UNIRIO – 1997) e professor do Departamento de Teoria do Teatro da UNIRIO desde 1992. É também pesquisador do CNPq desde 2009. Seus temas preferenciais de pesquisa estão ligados à dramaturgia e à cena contemporâneas, mas principalmente ao teatro brasileiro do presente. Interessa-se por estudar o teor político singular do teatro contemporâneo, em associação com os modos pelos quais esse teatro promove formas diferenciadas de sentir e de ver o mundo.
É autor de diversos artigos publicados em periódicos especializados (como a Revista Sala Preta da USP, a argentina Telondefondo, as francesas Théâtre/Public e Incertains Régards e a portuguesa Sinais de Cena). Lançou, em Paris, o livro digital L’espace du commun: le théâtre de Christiane Jatahy, livro esse que foi escrito em parceria com a encenadora e teve edição bilíngue em francês e português (Publie.Net, 2016). É também autor do livro individual intitulado Teatro Contemporâneo no Brasil: Criações Partilhadas e Presença Diferida (Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora 7LETRAS,2009).
Tem apresentado palestras em várias universidades do exterior, como Universidade Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá, Colômbia), a Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (Paris, França), Universidade de Picardie Jules Verne (Amiens, França), Universidade de Lisboa, Universidade de Évora (Portugal), Université Aix-Marseille. O pesquisador possui também experiência como diretor teatral, tendo criado e dirigido projetos teatrais como o Grupo Mergulho no Trágico (Rio de Janeiro: 1988-1994)
Da Costa exerceu os seguintes cargos na UNIRIO: Coordenador do Programa de Pós-Graduação e do Doutorado em Artes Cênicas (2015-2018), Vice-Reitor (2011-2015), Decano do Centro de Letras e Artes (2009-2011), Diretor da Escola de Teatro (2005-2009) e Chefe do Departamento de Teoria do Teatro (2003-2005).
Improvisação Dramática 1: Sentimentos e Sensações
Formou-se na CAL, em 2003. Em 2010, concluiu o Curso de Artes Cênicas – Bacharelado em Direção Teatral – da UFRJ e, em 2017, concluiu o Curso de Licenciatura em Artes Cênicas, na Universidade Candido Mendes. Integrante da companhia Teatro Inominável, participou, como atriz, de diversos espetáculos, sob a direção de importantes diretores, tais como: “Sinfonia Sonho”, “Concreto Armado” e “Vazio é o que não falta, Miranda.”, de Diogo Liberano; “Batistério” e “Menininha”, texto e direção de João Cícero; “Toská”, “VIL” e “Abajur Lilás”, dirigidos por Renato Carrera; “Esboço Dramático sobre a Revolução”, adaptação e direção de Gilberto Gawronski; “Iscas para Amansar Falcões”, de Fabiano de Freitas; “The Splendour of the Ages”, de Tage Larsen, e “The Eternal Age”, de Eugenio Barba (em Hostebro, na Dinamarca, a partir de uma residência com o grupo Odin Teatret.); “A Visita da Velha Senhora”, dirigido por Sílvia Monte; Antes/Depois”, direção de Ole Erdmann; “BR-3”, de Antonio Araújo, com o grupo Teatro da Vertigem; “A Flauta Mágica”, direção de Moacyr Góis; “Feliz Aniversário”, adaptação e direção de Paulo de Moraes; “Incidente em Antares”, direção de Adriano Garib; “O Ateliê Voador”, de Thomas Quillardet; e “Os Colegas”, de Lygia Bojunga, direção de Alice Reis. Dirigiu as peças: “Minha Nossa”, de Carlos Alberto Soffredini; “A História do Jardim Zoológico”, de Edward Albee; e “Entre Quatro Paredes”, de Jean-Paul Sartre. Foi professora de teatro do Colégio Santo Agostinho, entre 2008 e 2010, e Bolsista de Licenciatura do CAP – Colégio Aplicação da UFRJ, em 2009. Ministrou a oficina “Teatro e Poesia”, em mais de 20 cidades brasileiras, através do Projeto SESC Palco Giratório 2012. Desde 2007, faz parte da equipe de professores do Núcleo de Teatro e TV para Adolescentes e Crianças da CAL.
Corpo
Tem em sua formação artística, o ballet clássico , moderno e jazz, canto lírico e o Teatro Musical. Começou sua vida artística aos 9 anos de idade com canto e dicção no Conservatório Nacional de Música ,enquanto se preparava nas aulas de ballet clássico com Tatiana Leskova e moderno e jazz com Vilma Vernon e Regina Sauer. Aos 15 anos entra noTeatroTablado, e para o canto coral do IBAM . No canto se prepara com grandes mestres do canto lírico: Nonelli Basbatefano, Fernanda Gianetti, Nadja Daltro e José Spinto, e mais tarde vem a cursar a Escola de Musica Villa Lobos do Rio de Janeiro. Sua estréia no Teatro foi no Musical infantil Maroquinhas Fru-Fru de Maria Clara Machado com a direção de Wolf Maya, e no ano seguinte ,A menina e o vento, com a direção de Marília Pêra. Mas foi no espetáculo,O Rei de Ramos, de Dias Gomes no Teatro João Caetano com a Direção de Flávio Rangel que recebeu o papel de protagonista ,sendo a filha de Paulo Gracindo. Na TV Globo fez os seguintes programas: Planeta dos Homens, Chico Anysio show, Escolinha do prof Raimundo, novelas e mini séries. Mas foi como atriz de Musicais brasileiros e os trazidos dos EUA (Off Broadway)e dirigidos por Wolf Maya que ela mais atuou como atriz :Village Station, Pó de Guaraná, Band-Age, As Noviças Rebeldes, Foi bom meu bem, Splish-Splash,Eu te amo vc é perfeia agora muda.Com a diretora Cininha de Paula fêz Radio Stars e Rock Rollou,Adoráveis criaturas com Anselmo Vasconcellos, Aí vem o Dilúvio com Spadonni, e a opereta Bodas de Fígaro com direção de Ítalo Rossi .Atualmente foi dirigida por grandes diretores de Musicais: Charles Moeller e Claudio Botelho em Gypsy ,J.Possi Neto em Cabaret e Crazy for You e Kleber di Lázzari em As Damas de Paus. Recebeu várias indicações : Melhor Direção com o prêmio Mambembe no Musical “Sapato Musical”, e duas indicações para o Prêmio de Teatro Musical Bibi Ferreira com nos Musicais Crazy for you ( melhor atriz coadjuvante no papel de Lottie), e no Musical “As Damas de Paus”( melhor atriz). Como cantora fez os solos em ,Rock Rollou ,Galeria da Luz, Brasil antes e depois. Fêz parte das Bandas: Galeria da Luz, Soul.Rio, Tambor Brasil e da nova formação das Frenéticas por oito anos. Viajou para os EUA cantando bossa nova, jazz e samba cantando em New York e Los Angeles por 4 anos. Nesse período desenvolveu o método Sing, Move& Breathe (Preparação para atores, cantores e bailarinos de Musicais) ,ministrando aulas em LA e NewYork direcionadas aos artistas do palco. Hoje ministra seus cursos regulares na cadeira de Corpo e movimento e workshops na CAL e em Escolas de Teatro e Centros Culturais do Rio e São Paulo.
Improvisação Dramática 2 – Improvisação Aplicada ao Texto
Improvisação 1 e 2
Ator formado pela EAD – ECA- USP – SÃO PAULO. Últimos trabalhos realizados em Teatro: Antonio e Cleópatra, de Shakespeare, O Avarento, de Moliere, Ventania, de Alcides Nogueira, Nossa Senhora das Flores, de Jean Genet, Bugiaria, de Moacir Goes, Amorzinho, de Anton Tchekhov, Conselho de classe, de Jô Bilac, Madame Bovary, de Gustav Flaubert. Trabalhos em cinema: “Entre Abelhas” de: Fábio Porchat, “Até que a vida nos Separe” de: Saragoza , “Quase Memória” de: Ruy Guerra. TV. Participação no seriado: Toma lá, dá cá.
Corpo e Movimento 5 – Técnica Corporal Interpretativa
Corpo e Movimento 1 – Conscientização Corporal
Corpo e Movimento 4 – O Corpo na Encenação 3
Corpo e Movimento 2 e 4
Pós-Graduada em Terapia através do Movimento: corpo e subjetivação, Licenciada em Dança Contemporânea pela Faculdade Angel Vianna, especialista no Sistema Laban de Análise do Movimento, formada pelo Método Ivaldo Bertazzo. Luciana iniciou seu trabalho como bailarina cofundadora da Cia Atores-Bailarinos do Rio de Janeiro, sob direção de Regina Miranda, com quem iniciou seus estudos em 1979, e desde então aprofunda sua pesquisa e trabalho, tendo como base o Sistema Laban de Análise do Movimento. Como professora de Dança Contemporânea baseado no Sistema Laban, ministrou aulas no Curso Técnico de Formação para Bailarinos Contemporâneos na Faculdade Angel Vianna, de 1983 até 2008. No mesmo local, desenvolveu a disciplina, “Análise do Movimento”, no Curso de Pós-Graduação “Estéticas do Movimento: estudos em Dança, Videodança e Multimídia”. Integra o corpo docente das Pós-Graduações Latu Sensu de “Preparador Corporal nas Artes Cênicas”, de “Terapia através do Movimento – corpo e subjetivação” e “Sistema Laban de Análise do Movimento”. Em 2011 ministrou um curso na Pós-Graduação “Arte da Performance”, em Belo Horizonte. Professora de Corpo e Movimento do Curso de Formação Profissional de Atores da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), desde 1994. Em 2012 começou, também, a lecionar na Faculdade CAL de Artes Cênicas. Tem estado à frente como preparadora corporal de várias montagens na própria CAL. Se dedicando à arte de ensinar, já ministrou cursos no Festival de Dança de Joinville, coordena trabalhos artísticos e pedagógicos em Projetos Sociais, ministra cursos para profissionais. Em 2016, fez parte como atriz bailarina do espetáculo “O que eu mais gosto é de gente”, uma homenagem a Angel Vianna, contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna.
Interpretação Não-Realista 1
Desde 1978, vem desenvolvendo trabalhos e pesquisas de novas linguagens no campo teatral, tendo participado de vários espetáculos com grupos experimentais. Foi assistente de direção e atuou como ator no longa-metragem “JOGO DURO”, dirigido por Ugo Georgett. Participou de várias campanhas publicitárias para televisão, destacando a premiada campanha dos “Bares Skol” Tem em seu currículo inúmeras peças de teatro com grandes atores e diretores, como Antunes Filho, Ulysses Cruz e Maurice Benichou entre outros e dirigiu vários espetáculos. Na televisão participou das gravações de: RAZÃO DE VIVER “ – SBT; “SANGUE DO MEU SANGUE” – SBT; “ZAZA” – GLOBO; “ANJO MAU” – GLOBO; “LINHA DIRETA” – GLOBO.
Interpretação 6
Encenação 4 – Prática de Montagem
Interpretação 4 – Gêneros e Estilos
Encenação 3 – Prática de Montagem
É diretor teatral, ator, dramaturgo e professor de Artes Cenicas. Formou-se como ator na Escola de Teatro Martins Pena (1990) e em Comunicação Social pela UFRJ (1989). Pós-graduado em Arte, Cultura e Sociedade no Brasil, pela UVA (2009). Professor da CAL desde 2000, e da Faculdade CAL, desde 2012; da UVA (2010-2016) e da PUC (2003-05). Dirigiu Entropia (2008); Elogio da Loucura (2003); Contos e Cantigas Populares (1998-2013; ganhador do Premio Mambembe de Melhor Concepção e Um dos 5 Melhores Espetáculos do Ano; além de indicações como Melhor Ator e Diretor); O Pequenino Grão de Areia (premio Zilka Salaberry de melhor infantil de 2006). Atuou em Um Estranho no Ninho (2015); Timon de Atenas (2014-16); As Tres Irmãs (2014-16); Curupira (1995-2010: indicação ao Premio Mambembe de Melhor Ator). Escreveu Uma Peça como Eu Gosto (indicação ao premio Zilka Salaberry de Melhor Texto); Uma Loira na Lua (2004).
Bacharelado em Teatro / Interpretação 2 : Elaboração do Personagem Realista
Bacharelado em Teatro / Encenação 1 : Prática de Montagem
Marcos França ator, diretor, dramaturgo e produtor cultural. Mestre em Artes Cênicas pela UniRio. Bacharel em Cinema formado pela Universidade Estácio de Sá, tem MBA em Gestão e Produção Cultural pela FGV/RJ e especialização em Direção Teatral pelo Instituto CAL.
Interpretação 6
Encenação 4 – Prática de Montagem
Interpretação 4 – Gêneros e Estilos
Encenação 3 – Prática de Montagem
Formado em interpretação pela UNIRIO em 1976. Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em direção teatral na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1998. Pós Graduação Especialização em História do Teatro Brasileiro e Ocidental: do moderno ao contemporâneo pela Faculdade CAL de Artes Cênicas, em 2015. Estreia com ator com o grupo Pão & Circo com a peça Titus Andronicus de W Shakespeare em 1974. Em 1991 dirige o espetáculo Solidão a Comédia de Vicente Pereira e Diário de um Louco, de Nicolay Golgol com Diogo Vilela, no qual recebeu vários prêmios. Vem dirigindo vários espetáculos desde então e desenvolve um trabalho de literatura no teatro. Atualmente leciona interpretação e encenação na Faculdade CAL de Artes Cênicas.
Pós-Graduação / História do Teatro Brasileiro e Ocidental
Professora Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti) é historiadora do teatro, dedicando-se especialmente à história do teatro cômico popular, do ator e da tradução teatral.
Pesquisadora Sênior do CNPq.
Professora da CAL (1983 – 1989).
Dramaturg de diferentes companhias teatrais, tendo desenvolvido seu trabalho, inicialmente, e de modo continuado, de 1984 a 1991, junto à Companhia de Encenação Teatral do Rio de Janeiro, dirigida por Moacyr Góes. Dedicou ao tema vários ensaios publicados em revistas brasileiras, um deles, capítulo de livro, no exterior.
Membro da Comissão Prêmio Shell – Teatro, RJ por vários anos, durante a década de 1980.
Presidiu a ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (2004 – 2006).
Representou a área de Artes Cênicas junto ao Comitê de Artes (CA-Artes) do CNPq (2007 – 2010)
Professora aposentada da UNIRIO, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), como membro do quadro permanente; programa que coordenou (1999 – 2001).
Autora de três livros (7Letras), três Cadernos de Pesquisa (UNIRIO – Folhetim) e de inúmeros ensaios no campo da história teatral.
Pesquisa atual: Tradução em cena: contribuição para uma história da tradução teatral no Brasil, com análise de três edições de traduções pirandellianas.
Corpo e Movimento 5 – Técnica Corporal Interpretativa
Corpo e Movimento 4 – O Corpo na Encenação 3
Corpo e Movimento 3 – O Corpo na Encenação 2
Bailarina, atriz, diretora de movimento e professora de Expressão Corporal, Dança e Sistema Laban, formou-se em Dança pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa. Em 1984 foi convidada pela coreógrafa Regina Miranda a ingressar na Companhia Regina Miranda e Atores Bailarinos. Desde então, Marina tem atuado em todos os trabalhos desta companhia, tendo se apresentado no Brasil e no exterior. No ano de 2014 comemorou seus 30 anos de carreira atuando, como atriz e bailarina, na montagem de Vertigem das Listas, no Teatro do Jockey (2014), com direção de Regina Miranda. Em 2016, participou na performance multimídia P.O.E.M.A, idealizada e dirigida por Regina Miranda e encenada no Instituto Cultural Oi Futuro. Nos últimos 25anos, Marina tem pesquisado as interseções entre Dança, Teatro e Sistema Laban. Como professora de Corpo e Movimento ministrou aulas no Curso de Formação Profissional de Atores da CAL – RJ, de 1989 a 2016. Pós-Graduada em Direção Teatral pela Faculdade CAL de Artes Cênicas. A partir de 2015, passou a integrar o corpo docente da Faculdade CAL, na cadeira Corpo e Movimento – O Corpo Cênico. Além de ministrar oficinas e cursos livres de dança e expressão corporal. Marina, também, atua como Diretora de Movimento em montagens teatrais. Seus trabalhos mais recentes foram: O Corpo da Mulher como Campo de Batalha, dirigida por Fernando Philbert, Um Amor de Vinil, direção de André Paes Leme e Antígona, direção de Amir Haddad (2016); Josephine Baker, a Vênus Negra, com direção de Otavio Muller (2017). Sobre Antígona, a crítica Ida Vicenzia escreveu: “Temos em cena não só Andrea Beltrão e seu monólogo, mas quatro artistas vivos e atuantes: Sófocles, Amir Haddad, Andrea Beltrão… e Marina Salomon! …Andrea Beltrão torna-se a transmissora (genial) de um gestual que somente Marina, entre as coreógrafas brasileiras, seria capaz de criar… As guerras, o amor, o discurso rancoroso, tudo está contido no gestual da coreógrafa, incorporado pela a atriz.”
Interpretação / História
É graduado em Direção Teatral pela UFRJ e cursa o Mestrado na UNIRIO desenvolvendo sua dissertação sobre encenação contemporânea de ópera e a teatralidade do canto. Realizou mais de 30 espetáculos de teatro musical desde 2003. Assinou a direção cenica da estréia mundial da ópera brasileira O Pagador de Promessas (2006, Teatro João Caetano); e dirigiu espetáculos no bem-sucedido Projeto Ópera no Bolso, da Prefeitura do Rio de Janeiro, em teatros como o Carlos Gomes (2004 e 2005) e a Sala Baden Powell (2007 e 2008). Como assistente de direção cenica em ópera, trabalhou em grandes produções em alguns dos maiores teatros do país, como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro (2006 e 2011), o Teatro Municipal de São Paulo (2008), o Palácio das Artes, em Belo Horizonte (2010 e 2011) e o Centro Cultural Banco do Brasil – RJ e Brasília (2006 e 2007). De 2007 a 2009, ministrou cursos de Interpretação para Cantores nas Oficinas de Teatro Musical do Espaço Voz Plena e desde 2009 coordena o curso Mergulho no Musical. Desde 2008, é responsável pela preparação cenica das bailarinas da Escola de Jazz Carlota Portella. Dirigiu diversos shows e espetáculos musicais no Teatro Glória, Sala Baden Powell, Teatro Maria Clara Machado e Teatro Café Pequeno, destacando-se no meio.
Expressão Vocal 1 – Bases da Técnica Vocal
Expressão Vocal 5 – Técnica Vocal Interpretativa
Expressão Vocal 4 – A voz na Encenação 3
Técnica Vocal Fala 4
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1994). Pós graduação especialização. em Psicopedagogia na Educação (1999) pela Universidade Estácio de Sá. PósGraduação Lato Sensu / Especialização em Voz (2003), pela Universidade Estácio de Sá, com título de Especialista em Voz concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia CFF ª Nº 2300/03. Mestre em Fonoaudiologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Fonoaudiologia, Universidade Veiga de Almeida, 2008. Concluiu com aproveitamento o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, habilitada a lecionar para o Ensino Fundamental e Médio, pela Universidade Candido Mendes AVM Faculdade Integrada (2012). Possui Curso de Aperfeiçoamento em Voz Formação Integrada em VOZ, FIV do Centro de Estudos da Voz CEV (2013). Atuou ministrando aula no Curso de graduação da Universidade Iguaçu na cidade do Rio de Janeiro (2002 a 2007). Atua como preparador vocal de atores de teatro. Atuou como professora da Disciplina Expressão vocal na Escola Estadual de Teatro Martins Pena / FAETEC. Atuou em diversas montagens, como preparadora vocal e possui consultório na cidade do Rio de Janeiro.
Corpo e movmento 4
Especialista em Docência do Ensino Superior e Bacharel em Teatro pelo Centro Universitário da Cidade (RJ). Atriz formada pela CAL – Casa das Artes de Laranjeiras (RJ). Bailarina formada pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa (RJ). Integrou companhias de dança no Brasil e no exterior. Leciona nos cursos: Bacharelado em Teatro da Universidade Cândido Mendes – UCAM (RJ) e Formação Profissional de Ator da CAL.
Técnica Vocal – Fala 4
Expressão Vocal Interpretativa
Fonoaudióloga Clinica. Curso de Pós-Graduação Lato-Senso Educação Estética da Escola de Teatro da UNIRIO. Mestre em Artes Cenicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cenicas da UNIRIO.Fonoaudióloga Clinica. Curso de Pós-Graduação Lato-Senso Educação Estética da Escola de Teatro da UNIRIO. Mestre em Artes Cenicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cenicas da UNIRIO.Em doutoramento em Artes Cenicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cenicas da UNIRIOem 2017. Professora de Técnica e Expressão Vocal da Escola de Teatro – CLA da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, desde 1996. Professora de Voz no Curso Profissionalizante de Atores da Casa de Artes de Laranjeira – CAL, desde 1995. Participação das Oficinas de Música Orgânica no período de 1996 a 2000, com Ricardo Oliveira Curso de Formação em Musica Organica com Fernando Neder, Paulo de Tarso e Ricardo Oliveira em 2013. Participação em cursos de atualização vocal no Método Espaço Direcional Beuttenmüller com Glorinha Beutenmuller, desde 2003. Cursos de Aprofundamento em Voz Terapia, ministrado pela musicoterapeuta Sonia Prazeres, de março de 1999 a 2004. Participação do workshop com Eugenio Barba e Julia Valey em Janeiro de 2010; no curso O trabalho sobre o corpo e a voz do ator com Jorge Parente em 2013; nos Wokshops de Aprofundamento com o tema A dança das Intenções com Roberta Carreri em janeiro de 2013, 2014 e 2015; Participação nos Workshops com Giuliano Campo em 2015. Preparadora Vocal de Elenco em Espetáculos Teatrais. Coordenadora do Projeto de Extensão da UNIRIO Teatro na Prisão – uma experiência pedagógica em busca do sujeito cidadão desde 1997. Coordenadora do Programa de extensão Cultura na Prisão desde 2012. Coordenadora do Projeto de extensão O leitor como protagonista desde 2014.
Interpretação não realista 2
Natural da Alemanha, é formado em Jornalismo, História Contemporânea, Drama e Estudos de Filme e Televisão na Universidade alemã Ruhr-Universität-Bochum. Estudou Direção Teatral na Univerisity of Glasgow, na Escócia. Magister Artium (Mestrado em Arte) em 2000 na Ruhr- Universität-Bochum. Trabalhou como Diretor de Teatro no Teatro “Maxim-Gorki-Theater”, no centro cultural de Berlin. Durante sua formação de diretor de teatro, trabalhou como assistente de direção de alguns dos mais influentes encenadores do teatro moderno alemão, como Frank Castorf, Christoph Schlingensief (+2010) e Dimiter Gotscheff (+2013). Dirigiu várias peças na Alemanha e no Rio de Janeiro, entre elas “A Terceira Geração”, de R.W. Fassbinder no teatro SESC Copacabana; “Senhorita Júlia” de August Strindberg no Teatro Clara Machado; e “Antes/depois” de Roland Schimmelpfennig no Teatro Gláucio Gil. Além disso, ministrou vários cursos de interpretação e improvisação em diversas Escolas e Faculdades de Formação do Ator. Desde 2006, Professor de exercício de Montagem na CAL.
Corpo e Movimento 2 – O Corpo na Encenação 1
Corpo e Movimento 5
Paulo Trajano é ator formado pela CAL e pela Faculdade de Dança Angel Vianna (FAV). Mestrando do PPGAC da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós-graduado em Estudos Avançados em Dança Contemporânea pela UFBA / FAV. Estudou na Escola de Mímica Corporal Dramática de Paris, onde trabalhou com a Companhia Théatre de L Ange Fou, sob a direção de Steven Wasson e Corinne Soum, se apresentando nos EUA, Alemanha, Holanda e França. No Brasil trabalhou com Luiz Antonio Martinez Correa, Ataca Felipe!; Bia Lessa, Os Possessos; Márcio Vianna, Marat-Marat; Tonio Carvalho, Uma Tragédia Florentina; Dudu Sandroni, The Real Thing (Quase verdade); Enrique Diaz, A bao a Qu e As Três Irmãs; Paulo José, Na Solidão dos Campos de Algodão e David Herman, Anton e Olga. Seu último espetáculo (2010) foi Pedras nos Bolsos com direção de David Herman. Desde 1994, trabalha como professor na Faculdade e Escola Angel Vianna e na Faculdade CAL de Artes Cenicas.
Voz
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), Pós- Graduação em Fundamentos em Voz e Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Hospitalar. Atualmente é professora de expressão vocal – CAL – Casa de Artes de Laranjeiras (2006- Atual) e Faculdade CAL de Artes Cênicas (2013- Atual). Além de professora, é preparadora vocal nos ensaios de montagem da Faculdade CAL de Artes Cênicas e CAL – Casa de Artes de Laranjeiras. Atua na assessoria e reabilitação vocal com profissionais da Voz (professores, cantores, atores) e como Fonoaudióloga Clínica em Consultório Particular. Tem experiência em Fonoaudiologia Clínica na área de Voz, Motricidade Oral, Deficiências (Autismo, Paralisia Cerebral, etc.) e também com Audiologia Ocupacional. Professora de Expressão Vocal na Academia Nacional de Atores (2007- 2008) e Escola Estadual Martins Pena (2005- 2006). Estágio Profissional na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro- Setor de Fonoaudiologia com ênfase em Voz (2005-2006).
Bacharelado em Teatro / Interpretação 5
Renato criou espetáculos para a Royal Shakespeare Company, The rRoundhouse, Lift, Circolombia. A bienal internacional de artes de Marselha, National Theatre of Scotland, o Festival Internacional de Leicester, União Européia e Unicef. Dirigiu projetos na índia, Berlim, Tanzânia, Quênia, Egito, Paris, Nova Iorque, Edimburgo, Estocolmo, Budapeste e Colômbia. Foi diretor artístico da Organização Street Child United, e do Circus Incubator, colaboração entre França, Finlândia, Suécia, Espanha, Canadá e Brasil. Em 2016, fundou o NAI – Núcleo de Artes Integradas, no Brasil, onde criou “Before Everything Ends” festival home/away em Glasgow, “S’blood”, indicado ao Shell-RJ de 2018, na categoria inovação, e “Entre Cinzas, Ossos e Elefantes”. Dirigiu “Rastros” com o Circo Crescer E Viver, “Ayrton Senna” e “O Meu Destino é Ser Star” com a aventura entretenimento, e em 2019, “Eu, Moby Dick”, recebeu 16 indicações nas mais importantes premiações do país, ganhando o Prêmio Cesgranrio de Teatro de melhor cenografia.
Filosofia
Sociologia
Metodologia da Pesquisa
Professor de Sociologia e Política, Metodologia da Pesquisa e Orientador de Monografia do Instituto Superior de Arte e Cultura – ISAC e Faculdade CAL de Artes Cênicas. Doutorando em Comunicação e Cultura pela UFRJ/ECO. Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ/ECO. Pós-graduado pela Estácio de Sá – UNESA, em Gestão e Produção Cultural. Graduado em Comunicação Social – Publicidade – pela Faculdade Hélio Alonso. Formado pela CAL – Casa das Artes de Laranjeiras – Formação de Ator. Mantém a sua linha de pesquisa acadêmica em teatro e comunicação. Atuou por 10 anos na Cia. Atores do Brasil, pela qual participou em vários espetáculos de festivais por todo território nacional. Atuou também na Cia. de Teatro Nelson Rodrigues Filho, por cinco anos, sob a direção do mesmo, viajando pelo Brasil. Exerceu a função de professor de teatro, na Faculdade Hélio Alonso, para o grupo teatral da faculdade, existente à época há 15 anos. Atualmente, além de lecionar, atua como ator e diretor da sua Cia., a Sótão Companhia de Teatro.
Interpretação
Diretor e dramaturgo, formado em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Riode Janeiro. Em 26 anos de carreira, dirigiu 22 espetáculos e escreveu 8 peças teatrais. Vencedor dos premios Shell, Cesgranrio e Botequim Cultural de Melhor Direção por Tom Na Fazenda (2017), peça ganhadora do prêmio de Melhor Espetáculo Estrangeiro pela Associação de Críticos de Montreal. Foi indicado a 3 Prêmios Shell por Uma História Oficial (2012), Antes da Chuva(2014) e Insetos (2018), essa ultima comemorando os 30 anos da Cia dos Atores. Seus últimos trabalhos integraram a programação dos maiores festivais de teatro do país, percorreram todas as capitais brasileiras e circularam por mais de 90 cidades, incluindo Argentina, Equador, Chile, Alemanha e Canadá. Atualmente, circula com o espetáculo As Crianças (2019), sucesso absoluto de crítica e público no Rio e se dedica à sua pesquisa de mestrado em direção pela UniRio.
Expressão Vocal 6 – Preparação Vocal para Montagem
Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Cultural Henry Dunnant (1977) e Pós Graduação pela Universidades Estácio de Sá ( 1983), Titulo de Especialista em Voz (1997), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana na Universidade Castelo Branco (2007), Atua na cidade do Rio de Janeiro como Preparadora Vocal de atores de teatro, cinema e televisão, Preparadora vocal de políticos e empresários, Consultório de Fonoaudiologia na Barra da Tijuca, Professora aposentada (30 anos) de voz da Escola de Teatro Martins Pena, no Curso de Formação de Atores e Coordenadora da cadeira de Voz, Professora de voz da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras no Curso de Formação de Atores e Professora da Faculdade CAL de Artes Cênicas, Curso de Teatro, disciplina Expressão Vocal.
Interpretação para TV e Cinema
ShowCase
Professor e coordenador da Oficina Regular de Interpretação para TV e Cinema do Artcenicas no período de 2001 a 2013. Em Angola (2002) trabalhou como coach de apresentadores da TPA (Televisão Pública de Angola) e fez a produção de elenco do programa “conversas no Quintal”, humorístico produzido também pela TPA; passou por Cuba (2004/2005), onde foi fazer um curso de especialização em direção de atores ministrado por MarketaKimbrell na Escola Internacional de Cine TV (EICTV). Desenvolve também o trabalho de coach de atores, tais como: Alinne Moraes , Fernanda de Freitas, Cris Vianna, Débora Nascimento, Graziela Schmitt, Rosane Mulholland, José Loreto, João Vicente de Castro, Pedro Neschling, Rodrigo Hilbert, Thiago Rodrigues, Guilherme Berenger, Sérgio Marone, Joana Borges, Enzo Romani, além de todos os alunos preparados durante as oficinas e treinamentos individuais; também participou da novela “Bang-Bang” na pelo do hilário Absurd Boy (2005/2006) e também esteve em “Cama de Gato” como o prof. Limonge (2009/2010), além das participações como ator em filmes de longa metragem nacional. Dirigiu o programa “NowMixTv” através da produtora DB4 e exibido no canal MixTV, mas sempre se dividindo com a sala de aula. Passou pela faculdade de Cinema e Comunicação Social. Em 2014 abriu seu espaço, o Estúdio Roumer Canhães onde dá continuidade a sua pesquisa de abordagem do trabalho do ator em TV e Cinema, o Treinamento da Fisiologia do Ator, dentro das oficinas regulares de Especialização em TV e Cinema. Em 2018 passa a integrar também o corpo docente do curso profissionalizante da Cal (Casa das Artes de Laranjeiras) onde também termina seu bacharelado em Artes Cenicas.
Bacharelado / Corpo e Movimento 6: Preparação Corporal para Montagem
BAILARINA da Renato Vieira Cia de Dança e também da Ana Vitoria Dança Contemporânea.
GRADUAÇÃO em Educação Física e PÓS-GRADUAÇÃO em História do Teatro.
PROFESSORA de Corpo da Faculdade CAL de Artes Cênicas (RJ) e DIRETORA DE MOVIMENTO/COREÓGRAFA do Núcleo de Teatro Musical da CAL. PROFESSORA de “Estudos Coreográficos para Musicais” na Pós-Graduação em Preparação Corporal nas Artes Cênicas da Faculdade Angel Vianna (RJ).
PREPARADORA CORPORAL e DIRETORA DE MOVIMENTO da Oficina de Teatro Musical Cesgranrio em 2017, 2018 e 2019.
COREÓGRAFA ASSISTENTE dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016 e ASSISTENTE de Renato Vieira dos Jogos Panamericanos 2007.
DIRETORA DE MOVIMENTO e COREÓGRAFA dos shows/musicais “ABBA – people need Love”, “Elas Cantam Elis”, “Say Yes – Um show para Liza Minelli”, “Meninos de Ouro”, “A Lira dos 20 Anos”, “Cabaret Autofáfico”, “Sociedade Ambulante” e outros.
Grande Experiência como BAILARINA e ASSISTENTE DE COREOGRAFIA em programas de TV.
ASSISTENTE DE COREOGRAFIA de Renato Vieira em Comissões de Frente do Carnaval do Rio deJaneiro (Grande Rio 2003 a 2011, Mocidade Independente de Padre Miguel 2012, São Clemente 2013, Unidos da Tijuca 2018) e também em vários espetáculos teatrais.
ENSAIADORA/REMONTADORA da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói de 2004 a 2011.
BAILARINA e COREÓGRAFA de shows brasileiros em temporadas internacionais em países como Itália, França, Suíça, Marrocos, Polônia, Portugal, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, EUA (incluindo temporada na Broadway – Teatro Ambassador; Los Angeles – Teatro Pantages e Teatro Wilshire; Las Vegas – The Aladdin).
História do Teatro Universal 1 e 2
É graduada em Licenciatura Plena em Teatro pela UNIRIO, pós graduada em Teatro Moderno Ocidental (Faculdades CAL). Foi preparadora de elenco da TV Record, entre 2012 e 2015. Professora de Teatro desde 1994, trabalhou no Colégio Andrews, A. Liessin e Eliezer Max. Idealizadora, produtora e atriz de “Rio de Martins Pena”, com exposição, montagens e leituras dos textos inacabados do autor, tendo finalizado “O jogo de prendas”, escolhido pelo público para ser montado. Sua peça “Sherazade, rainha do Saara” recebeu 4 indicações para o Prêmio Zilka Sallaberry, sendo 2 para Suzana: texto e atriz. Autora e atriz do Jogo de Palco “Na Casa dos 40”, dirigido por Ernesto Piccolo. Atuou em “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, “Floribella” e “Maria Esperança” e nos filmes “Zico” e “Coisa de Mulher” (do qual também foi roteirista).
Pós-Graduação / História do Teatro Brasileiro e Ocidental
Bacharel e Licenciada em História (UFRJ-1973/1974), Doutora em História Social (UFRJ). Professora de História do Teatro da Escola de Teatro Martins Pena (1982-1992) e da Escola de Teatro da UNIRIO (1989/2002); professora do PPGAC/UNIRIO (1996/…), orientadora de dissertações, teses e pesquisas. Crítica de teatro (1982/…) – editora e crítica do blog Folias Teatrais). Pesquisadora de História do Teatro Brasileiro. Autora dos livros Uma empresa e seus segredos: Companhia Maria Della Costa (1948-1974) e A máquina de repetir e a fábrica de estrelas – Teatro dos Sete.
Interpretação Realista 2
Atriz / Diretora de teatro / Professora de interpretação. Estudou direção teatral por 3 anos no Director’s Company, New York – NY, com Uta Hagen , Geraldine Page e F. Murray Abrahan e Peter Brook . No teatro:Yerma – Staret Theatre; Delicadas Torturas – Com Paulo José, Zezé Polessa, Lilian Cabral, entre outros.Bukowski, Bicho Solto No Mundo (direção de Ticiana Studart) – Com Paulo José e grande elenco; Casa de Prostituíção de Anais Nin, Coração na Boca (premiada no festival de Coral Gables, em Miami), Insensate, Música Divina Música, As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, As Faces de Jean Genet, Tudo Sobre Mulheres, entre outras. Trabalhou com os seguintes atores: Denise Weiberg, Miwa Yanagizawa, Felipe Camargo, Lucélia Santos, Dora Pellegrino, Luiz Armando Queiroz, Debora Secco e Carla Marins. Atualmente dirige o musical Amargo Fruto – A vida de Billie Holiday e faz parte do corpo docente da CAL.
Coordenador / Pós-Graduação / Direção em TV para Teledramaturgia
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, Mestre em Tecnologias e Linguagens da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da Escola de Comunicação da UFRJ. Professora da CAL e da Escola de Atores Wolf Maya, Diretora de imagem na Rede Globo de Televisão – Projac, onde assinou a direção de imagem de várias novelas (Sinhá Moça, Pé na Jaca, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Beleza Pura, Paraíso, Escrito nas Estrelas, Passione, Morde Assopra, Malhação Casa Cheia, etc), além de programas humorísticos e da linha de show. Possui experiência também no cinema e publicidade.
Sociologia / Metodologia da pesquisa
Professora da Faculdade CAL de Artes Cenicas. Coordenadora de Comunicação do Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ (SOLTEC/UFRJ). Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Pós-graduada em Gestão e Gerenciamento de Projetos – POLI/UFRJ (2014), Pós-graduada em Gestão e Produção Cultural – Unesa (2009), graduada em Comunicação Social – Jornalismo – Faculdades Integradas Hélio Alonso (2006). Desde 2008, atua como pesquisadora e comunicóloga na área da comunicação e cultura. Atua na área de comunicação, teatro e teledramaturgia.
música 2 – canto coral 1
Virginia Guimarães van der Linden possui Mestrado pela Universidade Federal Fluminense (2005), Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade Candido Mendes (2011), curso de Formação de Ator pela CAL – Casa das Artes Laranjeiras (1996) e Bacharelado em Canto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Atua como musico da Universidade Federal Fluminense como integrante do Música Antiga da UFF desde 1984. Professora de Música nos cursos de Licenciatura em Dança na Universidade Candido Mendes e no curso de Bacharelado em Teatro no Instituto CAL de Arte e Cultura. Participou das seguintes gravações: Lope de Vega Poesias Cantadas, Canticos de Amor e Louvor, Música no Tempo das Caravelas, A Chantar, Sibila, Medievo Nordeste, Carmina Burana e Milagres de Santa Maria I e II.
Roteiro / Pós-Graduação / Direção em TV para Teledramaturgia
É uma das mais experientes roteiristas da TV e do Cinema.
Além de Malhação, também escreveu Você Decide e Brava Gente, que tiveram grande repercussão de público e mídia e as novelas Dona Anja, Mandacaru, Dance, dance, dance, Vende-se um véu de noiva. No cinema, além de Lua de Cristal, fez Bete Balanço, Rock Estrela, Rádio Pirata, Mistério no Colégio Brasil, Sonho de Verão, Espelho D’água, Copacabana, Minha vida em suas mãos e muitos outros. No teatro, é autora de peças encenadas com sucesso, como Tap Station, Nem morto, que dirigiu e escreveu com Luiz Carlos Góes, Um Toque de Hitchcock, Point e Felizes da Vida.