Este curso de especialização em teatro se propõe a introduzir o aluno no universo dos encenadores e dramaturgos europeus e brasileiros, enfatizando a análise crítica sobre os caminhos da dramaturgia e da encenação em um percurso entre o moderno e o contemporâneo no Brasil e no Ocidente.

Desta forma esperamos traçar uma série de paralelos entre os grandes acontecimentos sócio-políticos, as artes plásticas e o teatro estimulando uma visão multidisciplinar e plural. Acreditamos que esta pluralidade irá permitir análises multifacetadas que irão fomentar uma intensa troca de conhecimentos traduzindo a complexidade da sociedade atual.

PUBLICO ALVO

Essa Pós-Graduação Lato Sensu em Teatro não foi elaborada somente para profissionais e estudantes de teatro, mas também para estudiosos de literatura, história, psicologia e diversas áreas de conhecimento.




informações para o aluno

metodologia do ensino

Leitura crítica dos textos teóricos e peças teatrais dos autores e encenadores escolhidos e de obras bibliográficas básicas. Discussão de temas ligados a estes dramaturgos e encenadores, incentivo à experimentação de aspectos das estéticas e épocas estudadas. Utilização para análise de iconografia e vídeos sobre os encenadores e espetáculos contidos no programa. Atualização bibliográfica relativa às obras estudadas.


AVALIAÇÃO

A avaliação final será feita através de uma monografia desenvolvida pelos alunos a partir de um dos temas trabalhados na Pós-Graduação. Além da frequência obrigatória de 75% em cada um dos módulos. A orientação será feita por um dos professores ligados ao tema escolhido.

DURAÇÃO DO CURSO 360 horas

Programa


MÓDULO 01 | A MODERNA ENCENAÇÃO BRASILEIRA
80h

Estudo sobre cada um dos encenadores brasileiros e sua importância histórica – teatral, com leituras de textos teóricos. Análise de material iconográfico e vídeos: interpretação das imagens e signos teatrais contidas nas encenações.

1.1 Antecedentes da “Modernização” do Teatro Brasileiro: A Geração Trianon/ O Teatro de Revista/ As Cias. Profissionais: Cia “Dulcina – Odilon”/ “Os Artistas Unidos”. 12h
1.2 1938- A “Modernização” do teatro nacional – O Teatro do Estudante do Brasil e as montagens de “Romeu e Julieta” e “Hamlet” / Os comediantes e a Encenação de “Vestido de Noiva”. 8h
1.3 O “Teatro Brasileiro de Comédia” e seus Desdobramentos no Teatro e na Televisão. 12h
1.4 O “Teatro de Arena” e a Encenação de “Eles Não Usam Black – Tie”. 8h
1.5 O “Teatro Oficina” e a Encenação de “O Rei da Vela”. 8h
1.6 Antunes Filho – a encenação de “Macunaíma” e o CPT. 8h
1.7 Os Grupos teatrais dos anos 70 e 80. (Asdrúbal Trouxe o Trombone, Tá Na Rua, O Pessoal do Despertar, Ornitorrinco, Tapa, Galpão). 12h
1.8 Caminhos Independentes da Encenação Brasileira – (Augusto Boal, Aderbal Freire Filho, Antônio Abujamra, Gerald Thomas, Felipe Hirsh, Paulo de Moraes). 12h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 360h
DOWNLOAD PDF
MÓDULO 02 | A MODERNA DRAMATURGIA BRASILEIRA
64h

Estudo sobre cada autor, possibilitando um enfoque da sua importância histórico – social. Análise dos textos emblemáticos de cada um destes dramaturgos.

2.1 Um Teatro de Boulevard “à Brasileira” – Silveira Sampaio. 12h
2.2 Um teatro Desagradável (Nelson Rodrigues, Plínio Marcos). 8h
2.3 Uma Dramaturgia de Temática Social – (Dias Gomes, Jorge Andrade, Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, Oduvaldo Vianna Filho). 12h
2.4 Os Dramaturgos dos anos 60 e 70 (Leilah Assumpção, Mário Prata, Antônio Bivar). 8h
2.5 Uma Dramaturgia com Raízes Populares: Ariano Suassuna. 8h
2.6 Os Musicais Brasileiros de Chico Buarque – Calabar, Ópera do Malandro, Gota D’Água e um percurso sobre os musicais brasileiros na atualidade. 8h
2.7 Apontamentos sobre os dramaturgos contemporâneos: Jô Bilac / Newton Moreno e a nova geração. 12h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 360h
DOWNLOAD PDF
MÓDULO 03 | A ENCENAÇÃO MODERNA OCIDENTAL
80h

Estudo da estética dos grandes encenadores ocidentais e o impacto das suas montagens teatrais na sociedade contemporânea. Análise de material iconográfico e vídeos: interpretação das imagens e signos teatrais contidas nas encenações.

3.1 A Importância da Rússia para a Consolidação da Encenação Moderna: Stanislavski e Meyerhold. 12h
3.2 O Teatro como Possibilidade de Transformação: Bertolt Brecht, Antonin Artaud. 8h
3.3 Os Mestres do “Ator – Criador”: Tadeusz Kantor, Jerzy Grotowski, Eugênio Barba. 12h
3.4 Presença Italiana – Giorgio Streller, Luca Ronconi. 8h
3.5 Preenchendo um “Espaço Vazio”: Peter Brook, Arianne Mnouchkine, Kasuo Ono. 8h
3.6 Entre a Tradição e a Contemporaneidade: Peter Steiner, Bob Wilson, Robert Lepage. 8h
3.7 A Novíssima Encenação: Thomas Ostermeier, Romeu Castellucci, Tim Etchells. 12h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 200h
PDF
modulo 04
80h
1.1 Antecedentes da “Modernização” do Teatro Brasileiro: A Geração Trianon/ O Teatro de Revista/ As Cias. Profissionais: Cia “Dulcina – Odilon”/ “Os Artistas Unidos”. 12h
1.2 1938- A “Modernização” do teatro nacional – O Teatro do Estudante do Brasil e as montagens de “Romeu e Julieta” e “Hamlet” / Os comediantes e a Encenação de “Vestido de Noiva”. 8h
1.3 O “Teatro Brasileiro de Comédia” e seus Desdobramentos no Teatro e na Televisão. 12h
1.4 O “Teatro de Arena” e a Encenação de “Eles Não Usam Black – Tie”. 8h
1.5 O “Teatro Oficina” e a Encenação de “O Rei da Vela”. 8h
1.6 Antunes Filho – a encenação de “Macunaíma” e o CPT. 8h
1.7 Os Grupos teatrais dos anos 70 e 80. (Asdrúbal Trouxe o Trombone, Tá Na Rua, O Pessoal do Despertar, Ornitorrinco, Tapa, Galpão). 12h
1.8 Caminhos Independentes da Encenação Brasileira – (Augusto Boal, Aderbal Freire Filho, Antônio Abujamra, Gerald Thomas, Felipe Hirsh, Paulo de Moraes). 12h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 360h
download PDF

Corpo docente


Veja também


VOLTAR AO TOPO
Open chat
CAL
Olá! Como podemos te ajudar?