Este curso de especialização em teatro se propõe a introduzir o aluno no universo dos encenadores e dramaturgos europeus e brasileiros, enfatizando a análise crítica sobre os caminhos da dramaturgia e da encenação em um percurso entre o moderno e o contemporâneo no Brasil e no Ocidente.
Desta forma esperamos traçar uma série de paralelos entre os grandes acontecimentos sócio-políticos, as artes plásticas e o teatro estimulando uma visão multidisciplinar e plural. Acreditamos que esta pluralidade irá permitir análises multifacetadas que irão fomentar uma intensa troca de conhecimentos traduzindo a complexidade da sociedade atual.
PUBLICO ALVO
Essa Pós-Graduação Lato Sensu em Teatro não foi elaborada somente para profissionais e estudantes de teatro, mas também para estudiosos de literatura, história, psicologia e diversas áreas de conhecimento.
informações para o aluno
metodologia do ensino
Leitura crítica dos textos teóricos e peças teatrais dos autores e encenadores escolhidos e de obras bibliográficas básicas. Discussão de temas ligados a estes dramaturgos e encenadores, incentivo à experimentação de aspectos das estéticas e épocas estudadas. Utilização para análise de iconografia e vídeos sobre os encenadores e espetáculos contidos no programa. Atualização bibliográfica relativa às obras estudadas.
AVALIAÇÃO
A avaliação final será feita através de uma monografia desenvolvida pelos alunos a partir de um dos temas trabalhados na Pós-Graduação. Além da frequência obrigatória de 75% em cada um dos módulos. A orientação será feita por um dos professores ligados ao tema escolhido.
Programa
MÓDULO 01 | A MODERNA ENCENAÇÃO BRASILEIRA
Estudo sobre cada um dos encenadores brasileiros e sua importância histórica – teatral, com leituras de textos teóricos. Análise de material iconográfico e vídeos: interpretação das imagens e signos teatrais contidas nas encenações.
1.1 | Antecedentes da “Modernização” do Teatro Brasileiro: A Geração Trianon/ O Teatro de Revista/ As Cias. Profissionais: Cia “Dulcina – Odilon”/ “Os Artistas Unidos”. | 12h |
---|---|---|
1.2 | 1938- A “Modernização” do teatro nacional – O Teatro do Estudante do Brasil e as montagens de “Romeu e Julieta” e “Hamlet” / Os comediantes e a Encenação de “Vestido de Noiva”. | 8h |
1.3 | O “Teatro Brasileiro de Comédia” e seus Desdobramentos no Teatro e na Televisão. | 12h |
1.4 | O “Teatro de Arena” e a Encenação de “Eles Não Usam Black – Tie”. | 8h |
1.5 | O “Teatro Oficina” e a Encenação de “O Rei da Vela”. | 8h |
1.6 | Antunes Filho – a encenação de “Macunaíma” e o CPT. | 8h |
1.7 | Os Grupos teatrais dos anos 70 e 80. (Asdrúbal Trouxe o Trombone, Tá Na Rua, O Pessoal do Despertar, Ornitorrinco, Tapa, Galpão). | 12h |
1.8 | Caminhos Independentes da Encenação Brasileira – (Augusto Boal, Aderbal Freire Filho, Antônio Abujamra, Gerald Thomas, Felipe Hirsh, Paulo de Moraes). | 12h |
MÓDULO 02 | A MODERNA DRAMATURGIA BRASILEIRA
Estudo sobre cada autor, possibilitando um enfoque da sua importância histórico – social. Análise dos textos emblemáticos de cada um destes dramaturgos.
2.1 | Um Teatro de Boulevard “à Brasileira” – Silveira Sampaio. | 12h |
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2.2 | Um teatro Desagradável (Nelson Rodrigues, Plínio Marcos). | 8h |
2.3 | Uma Dramaturgia de Temática Social – (Dias Gomes, Jorge Andrade, Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, Oduvaldo Vianna Filho). | 12h |
2.4 | Os Dramaturgos dos anos 60 e 70 (Leilah Assumpção, Mário Prata, Antônio Bivar). | 8h |
2.5 | Uma Dramaturgia com Raízes Populares: Ariano Suassuna. | 8h |
2.6 | Os Musicais Brasileiros de Chico Buarque – Calabar, Ópera do Malandro, Gota D’Água e um percurso sobre os musicais brasileiros na atualidade. | 8h |
2.7 | Apontamentos sobre os dramaturgos contemporâneos: Jô Bilac / Newton Moreno e a nova geração. | 12h |
MÓDULO 03 | A ENCENAÇÃO MODERNA OCIDENTAL
Estudo da estética dos grandes encenadores ocidentais e o impacto das suas montagens teatrais na sociedade contemporânea. Análise de material iconográfico e vídeos: interpretação das imagens e signos teatrais contidas nas encenações.
3.1 | A Importância da Rússia para a Consolidação da Encenação Moderna: Stanislavski e Meyerhold. | 12h |
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3.2 | O Teatro como Possibilidade de Transformação: Bertolt Brecht, Antonin Artaud. | 8h |
3.3 | Os Mestres do “Ator – Criador”: Tadeusz Kantor, Jerzy Grotowski, Eugênio Barba. | 12h |
3.4 | Presença Italiana – Giorgio Streller, Luca Ronconi. | 8h |
3.5 | Preenchendo um “Espaço Vazio”: Peter Brook, Arianne Mnouchkine, Kasuo Ono. | 8h |
3.6 | Entre a Tradição e a Contemporaneidade: Peter Steiner, Bob Wilson, Robert Lepage. | 8h |
3.7 | A Novíssima Encenação: Thomas Ostermeier, Romeu Castellucci, Tim Etchells. | 12h |
modulo 04
1.1 | Antecedentes da “Modernização” do Teatro Brasileiro: A Geração Trianon/ O Teatro de Revista/ As Cias. Profissionais: Cia “Dulcina – Odilon”/ “Os Artistas Unidos”. | 12h |
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1.2 | 1938- A “Modernização” do teatro nacional – O Teatro do Estudante do Brasil e as montagens de “Romeu e Julieta” e “Hamlet” / Os comediantes e a Encenação de “Vestido de Noiva”. | 8h |
1.3 | O “Teatro Brasileiro de Comédia” e seus Desdobramentos no Teatro e na Televisão. | 12h |
1.4 | O “Teatro de Arena” e a Encenação de “Eles Não Usam Black – Tie”. | 8h |
1.5 | O “Teatro Oficina” e a Encenação de “O Rei da Vela”. | 8h |
1.6 | Antunes Filho – a encenação de “Macunaíma” e o CPT. | 8h |
1.7 | Os Grupos teatrais dos anos 70 e 80. (Asdrúbal Trouxe o Trombone, Tá Na Rua, O Pessoal do Despertar, Ornitorrinco, Tapa, Galpão). | 12h |
1.8 | Caminhos Independentes da Encenação Brasileira – (Augusto Boal, Aderbal Freire Filho, Antônio Abujamra, Gerald Thomas, Felipe Hirsh, Paulo de Moraes). | 12h |