Este curso de especialização em teatro se propõe a introduzir o aluno no universo dos encenadores e dramaturgos europeus e brasileiros, enfatizando a análise crítica sobre os caminhos da dramaturgia e da encenação em um percurso entre o moderno e o contemporâneo no Brasil e no Ocidente.

Desta forma esperamos traçar uma série de paralelos entre os grandes acontecimentos sócio-políticos, as artes plásticas e o teatro estimulando uma visão multidisciplinar e plural. Acreditamos que esta pluralidade irá permitir análises multifacetadas que irão fomentar uma intensa troca de conhecimentos traduzindo a complexidade da sociedade atual.

PUBLICO ALVO

Essa Pós-Graduação Lato Sensu em Teatro não foi elaborada somente para profissionais e estudantes de teatro, mas também para estudiosos de literatura, história, psicologia e diversas áreas de conhecimento.




informações para o aluno

metodologia do ensino

Leitura crítica dos textos teóricos e peças teatrais dos autores e encenadores escolhidos e de obras bibliográficas básicas. Discussão de temas ligados a estes dramaturgos e encenadores, incentivo à experimentação de aspectos das estéticas e épocas estudadas. Utilização para análise de iconografia e vídeos sobre os encenadores e espetáculos contidos no programa. Atualização bibliográfica relativa às obras estudadas.


AVALIAÇÃO

A avaliação final será feita através de uma monografia desenvolvida pelos alunos a partir de um dos temas trabalhados na Pós-Graduação. Além da frequência obrigatória de 75% em cada um dos módulos. A orientação será feita por um dos professores ligados ao tema escolhido.

DURAÇÃO DO CURSO 360 horas

Programa


MÓDULO 01 | A MODERNA ENCENAÇÃO BRASILEIRA
80h

Estudo sobre cada um dos encenadores brasileiros e sua importância histórica – teatral, com leituras de textos teóricos. Análise de material iconográfico e vídeos: interpretação das imagens e signos teatrais contidas nas encenações.

1.1 Antecedentes da “Modernização” do Teatro Brasileiro: A Geração Trianon/ O Teatro de Revista/ As Cias. Profissionais: Cia “Dulcina – Odilon”/ “Os Artistas Unidos”. 12h
1.2 1938- A “Modernização” do teatro nacional – O Teatro do Estudante do Brasil e as montagens de “Romeu e Julieta” e “Hamlet” / Os comediantes e a Encenação de “Vestido de Noiva”. 8h
1.3 O “Teatro Brasileiro de Comédia” e seus Desdobramentos no Teatro e na Televisão. 12h
1.4 O “Teatro de Arena” e a Encenação de “Eles Não Usam Black – Tie”. 8h
1.5 O “Teatro Oficina” e a Encenação de “O Rei da Vela”. 8h
1.6 Antunes Filho – a encenação de “Macunaíma” e o CPT. 8h
1.7 Os Grupos teatrais dos anos 70 e 80. (Asdrúbal Trouxe o Trombone, Tá Na Rua, O Pessoal do Despertar, Ornitorrinco, Tapa, Galpão). 12h
1.8 Caminhos Independentes da Encenação Brasileira – (Augusto Boal, Aderbal Freire Filho, Antônio Abujamra, Gerald Thomas, Felipe Hirsh, Paulo de Moraes). 12h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 360h
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MÓDULO 02 | A MODERNA DRAMATURGIA BRASILEIRA
64h

Estudo sobre cada autor, possibilitando um enfoque da sua importância histórico – social. Análise dos textos emblemáticos de cada um destes dramaturgos.

2.1 Um Teatro de Boulevard “à Brasileira” – Silveira Sampaio. 12h
2.2 Um teatro Desagradável (Nelson Rodrigues, Plínio Marcos). 8h
2.3 Uma Dramaturgia de Temática Social – (Dias Gomes, Jorge Andrade, Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, Oduvaldo Vianna Filho). 12h
2.4 Os Dramaturgos dos anos 60 e 70 (Leilah Assumpção, Mário Prata, Antônio Bivar). 8h
2.5 Uma Dramaturgia com Raízes Populares: Ariano Suassuna. 8h
2.6 Os Musicais Brasileiros de Chico Buarque – Calabar, Ópera do Malandro, Gota D’Água e um percurso sobre os musicais brasileiros na atualidade. 8h
2.7 Apontamentos sobre os dramaturgos contemporâneos: Jô Bilac / Newton Moreno e a nova geração. 12h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 360h
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MÓDULO 03 | A ENCENAÇÃO MODERNA OCIDENTAL
80h

Estudo da estética dos grandes encenadores ocidentais e o impacto das suas montagens teatrais na sociedade contemporânea. Análise de material iconográfico e vídeos: interpretação das imagens e signos teatrais contidas nas encenações.

3.1 A Importância da Rússia para a Consolidação da Encenação Moderna: Stanislavski e Meyerhold. 12h
3.2 O Teatro como Possibilidade de Transformação: Bertolt Brecht, Antonin Artaud. 8h
3.3 Os Mestres do “Ator – Criador”: Tadeusz Kantor, Jerzy Grotowski, Eugênio Barba. 12h
3.4 Presença Italiana – Giorgio Streller, Luca Ronconi. 8h
3.5 Preenchendo um “Espaço Vazio”: Peter Brook, Arianne Mnouchkine, Kasuo Ono. 8h
3.6 Entre a Tradição e a Contemporaneidade: Peter Steiner, Bob Wilson, Robert Lepage. 8h
3.7 A Novíssima Encenação: Thomas Ostermeier, Romeu Castellucci, Tim Etchells. 12h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 200h
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modulo 04
80h
1.1 Antecedentes da “Modernização” do Teatro Brasileiro: A Geração Trianon/ O Teatro de Revista/ As Cias. Profissionais: Cia “Dulcina – Odilon”/ “Os Artistas Unidos”. 12h
1.2 1938- A “Modernização” do teatro nacional – O Teatro do Estudante do Brasil e as montagens de “Romeu e Julieta” e “Hamlet” / Os comediantes e a Encenação de “Vestido de Noiva”. 8h
1.3 O “Teatro Brasileiro de Comédia” e seus Desdobramentos no Teatro e na Televisão. 12h
1.4 O “Teatro de Arena” e a Encenação de “Eles Não Usam Black – Tie”. 8h
1.5 O “Teatro Oficina” e a Encenação de “O Rei da Vela”. 8h
1.6 Antunes Filho – a encenação de “Macunaíma” e o CPT. 8h
1.7 Os Grupos teatrais dos anos 70 e 80. (Asdrúbal Trouxe o Trombone, Tá Na Rua, O Pessoal do Despertar, Ornitorrinco, Tapa, Galpão). 12h
1.8 Caminhos Independentes da Encenação Brasileira – (Augusto Boal, Aderbal Freire Filho, Antônio Abujamra, Gerald Thomas, Felipe Hirsh, Paulo de Moraes). 12h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 360h
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Corpo docente


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