ANTERIOR
PRÓXIMO
2022.1 Bacharelado de Teatro Encenação 03 BT40

DEUS EX MACHINA

Texto livremente adaptado de "DEUS" de Woddy Allen
Direção João Batista

AGO 2022
10h e 13h

Unidade CAL Glória

Sala Pátio

Com uma livre adaptação da obra teatral “Deus” de Woody Allen, João Batista, professor do Bacharelado em Teatro da Faculdade CAL de Artes Cênicas, desenvolve a prática dramatúrgica do metateatro, isto é, a encenação sobre o fazer teatral, e partir disso estimula nos alunos as virtudes do Teatro Épico Contemporâneo com muito humor e subversão das regras arcaicas sobre os limites do palco. Dessa forma, a Turma BT40 tem o orgulho de apresentar “Deus Ex-Machina”, uma peça que abrange reflexões sobre existência e espiritualidade de uma maneira sarcástica, extremamente ácida sob o cético olhar satírico de Allen. Portanto, não seja uma medusa com minhocas na cabeça e venha descobrir conosco um pouquinho mais sobre essa obra em um ato que destaca quatro atores e um autor, que desafiam as convenções da quarta parede e expandem as dimensões de suas próprias personagens.

...

Deus ex machina é uma expressão em língua latina com origem no grego , que significa literalmente "Deus surgido da máquina", e é utilizada para indicar uma solução inesperada, improvável e mirabolante para terminar uma obra ficcional. O  termo surgiu no teatro na Grécia Antiga, quando muitas peças terminavam com uma divindade surgindo (metaforicamente) no palco e resolvendo impasses da trama encenada. O método então adotado era descer o ator (o Deus) no meio da cena, utilizando um guindaste (a máquina). Daí o "Deus surgido da máquina".Com o tempo, o uso da expressão tornou-se amplo e passou a se referir não apenas ao surgimento de divindades, mas também de personagens, artefatos ou eventos inesperados ou improváveis, introduzidos repentinamente na trama com o mesmo objetivo: resolver uma situação intransponível ou simplificar o enredo.

...

DEUS EX MACHINA é o trabalho de conclusão do 3º período da BT40, em que trabalhamos com “Construção de Personagem Não-Realista”. Dentre as opções que experimentamos, resolvemos  trabalhar com o texto “Deus” de Woody Allen, mas tomando o original apenas como ponto de partida. Desenvolvemos então  um outro texto livremente inspirado no texto de Allen, a que chamamos de DEUS EX MACHINA, centrando nas questões que nos pareceram mais interessantes, como a brincadeira com o “teatro dentro do teatro” , a divertida reflexão sobre a necessidade do aparecimento de um “Deus” que resolva nossos problemas e ainda, numa espécie de “homenagem” ao Teatro, a possibilidade de todos nós , “seres humanos” sermos , no fundo,  “personagens de ficção de uma peça maior”.  Agradeço à Faculdade CAL, aos funcionários que sempre nos ajudam muito e aos alunos da BT 40 por esse encontro e esse processo. Esperamos que todos se divirtam.

palavras do diretor
JOÃO BATISTA

 

  • Texto

    Livremente adaptado de “Deus” de Woody Allen

  • Direção e Adaptação

    João Batista

  • Preparação Corporal

    Claudia Mele

  • Preparação Vocal

    Renata Frisina

  • Trilha Sonora

    João Batista

    Octavio Vargas

    Erika Camara

    Renata Machado

  • Equipe Cenário

    Arthur Brasiliano

    Felipe Ferreira

    Gabriel Furtado

  • Equipe Figurino

    Fred Matos

    Luiza Lewicki

    Gabriel Furtado

    Marina Neumann

  • Operadora de Som

    Nina América

  • Operador de Luz

    Estevão Veloso

  • Assistente de Direção

    Octavio Vargas

  • Projeto Gráfico

    Felipe Ferreira

    Marina Neumann

    Rita Ariani

  • Direção de Produção

    Luiz de Oliveira

  • Elenco

    Arthur Brasiliano

    Bruna Arruda

    Carol Soares

    Erika Camara

    Felipe Ferreira

    Fred Matos

    Gabriel Furtado

    Guilherme Motta

    Heron Sampaio

    Iasmin Rodrigues

    Jessica Vilarinho

    Julia Iorio

    Luiza Lewicki

    Marina Newman

    Pedro Lobo

    Renata Machado

    Octavio Vargas

  • Realização

    CAL

X DEUS EX MACHINA
PROGRAMA DIGITAL

Espetáculo


Counter/total

Veja também