ANTERIOR
PRÓXIMO
2023.1 Bacharelado de Teatro Encenação 03 BT41

PRK-2000 : UMA RÁDIO IRRACIONAL

Texto de Lauro Borges e Nelson Rodrigues
Direção Adriana Maia

28, 29 e 30/06
qua/qui/sex . 11h e 13h

Unidade CAL Glória

Sala Pátio

" No ar a nossa Radio Irracional PRK 2000 uma emissora de ondas longas e compridas e ondas curtas e encolhidas."

Um jogo de atores diante do humor surrealista e nonsense das sketches.  Sob direção de Adriana Maia e a partir de um mergulho nos roteiros do programa de humor PRK 30, um avassalador sucesso de audiência nas rádios brasileiras nos anos 40 e 50, a Turma BT41 cria uma montagem teatral única onde Nelson Rodrigues e uma de suas personagens mais memoráveis são convidados a participar. Myrna Responde também entra nesta rádio.
Este é um espetáculo que vem sem medo do histrionismo explícito, defendendo a tradição tipológica, a velocidade e precisão impostas por essa vertente cômica.
Como toda comédia exige, o público entra no jogo: os espectadores serão parte da audiência da PRK-2000 Rádio Irracional.
Preparem-se para uma demo-extração cômica!

...
Com a palavra, a diretora.

"Trata-se de uma pesquisa cênica a partir dos roteiros escritos por Lauro Borges (1901-1967), locutor, ator e redator que junto com seu parceiro Castro Barbosa (1909-1975), também locutor, ator e cantor, foram criadores do mais célebre programa de humor da era do rádio brasileira o PRK – 30.

O programa era semanal com cerca de meia hora onde Lauro e Castro timbravam vozes de inúmeras personagens e apresentavam a emissora radiofônica como se fosse uma estação clandestina de rádio. Os dois parodiavam todos os tipos de atrações de uma rádio: noticiário, novela, show de calouros, comerciais, etc. As atuações vocais memoráveis da dupla criaram uma enorme audiência em boa parte do Brasil e suas caracterizações eram acolhidas pelo público como velhos amigos (Otelo Trigueiro, Megatério Nababo D’Alicerce, Maria Joaquina Dobradiça da Porta Baixa e etc).

Nosso trabalho foi trazer para cena alguns desses textos investigando formatos possíveis para teatralizar cenas escritas para serem ouvidas e não para serem vistas."

Adriana Maia

  • Texto

    Lauro Borges (PRK-30)

    Nelson Rodrigues (Myrna Escreve)

  • Direção

    Adriana Maia

  • Projeto Gráfico

    João Vitor Hipólito

  • Direção de Produção

    Sônia Machado

  • Realização

    CAL

X PRK-2000 : UMA RÁDIO IRRACIONAL
PROGRAMA DIGITAL

Espetáculo


Counter/total

Veja também