ANTERIOR
PRÓXIMO
2023.1 Bacharelado de Teatro Encenação 02 BT43

COMÉDIAS DA VIDA PRIVADA

Texto Luís Fernando Veríssimo
Direção João Batista

12, 13 e 14/07
qua/qui/sex . 10h e 13h

Unidade CAL Glória

Sala Pátio

"Generoso, irônico, cúmplice - Verissimo sabe como ninguém transformar em riso nossas sutis tiranias, as infidelidades, as paixões fulminantes, os ódios mortais."

De perto, ninguém é normal! É com esta máxima que a turma BT43 ressignifica para o teatro as crônicas do livro Comédias da Vida Privada, de Luis Fernando Veríssimo. Com adaptação do diretor João Batista, as histórias são fragmentadas e conectadas novamente para uma proposta cênica mais abstrata e ao mesmo tempo focada nos conflitos mais banais e contemporâneos.

O enredo, o cenário e a ordem das crônicas levaram a turma a imergir nas vidas privadas mais variadas e loucas possíveis.
Sabe aquela situação que você pensa que só acontece com você? De tão improvável até parece cena de filme?
Pois é… você não está sozinho!

Com a palavra, o diretor:
"Comédias da Vida Privada é uma coletânea do trabalho de Luis Fernando Veríssimo ao longo de sua carreira literária. Nessas crônicas, podemos ver nitidamente um dos terrenos  em que o autor se movimenta com mais destreza e maestria. O território imenso, opaco, denso e impreciso da classe média. Seus heróis anônimos, os grandes e os pequenos gestos, a complicada engenharia familiar, as fidelidades, as infidelidades, as mesas de bar, as angústias, o trágico e o cômico combinados na estranha sinfonia do cotidiano, casais, salas de jantar onde são decididos destinos com a televisão ligada, vizinhos barulhentos…
A partir desses contos e enredos, criei uma montagem que fala sobre a classe média brasileira e sua vida privada, de forma cômica e algumas vezes crítica. Selecionei algumas cenas do livro e as coloquei numa ordem que o público se sinta inserido na vida privada dos personagens. Toda a construção dessa ideia foi pensada para que toda peça fosse um grande devaneio coletivo: do público com os personagens. Não se sabe o que é real e irreal, verdade ou mentira."

  • Texto

    Luís Fernando Veríssimo

  • Direção

    João Batista

  • Preparação Corporal

    Marina Salomão

  • Preparação Vocal

    Adalgisa Rosa

  • Assistente de Direção

    Octavio Vargas

  • Equipe Cenário

    Carolina Lunare

    Naois Távora

    Oli Beleli

  • Equipe Figurino

    Amanda Peixoto

    Ana Beatriz

    Bino Brito

    Juliana Pancotto

  • Programação Visual

    Mariana Amaral

  • Direção de Produção

    Sônia Machado

X COMÉDIAS DA VIDA PRIVADA

Elenco


Espetáculo


Counter/total

Veja também