Unidade CAL Laranjeiras
Espaço Yan Michalski
“Há verdades que só podem ser reveladas se forem descobertas”
Incêndios é uma das peças de teatro mais marcantes deste século. Publicado em diversos idiomas, adaptada para o cinema, esse texto carrega uma força dramática intensa, abordando temas como identidade, família, violência, conflitos e legados.
Escrita pelo dramaturgo libanês-canadense Wajdi Mouawad, a trama acompanha os irmãos gêmeos Jeanne e Simon, que, após a morte da mãe, Nawal, recebem uma estranha exigência em seu testamento: que seu sepultamento não seja realizado antes que duas cartas sejam entregues — uma ao pai, que eles achavam estar morto, e outra a um irmão cuja existência desconheciam. Essa jornada os leva ao Oriente Médio, onde desvendam as tragédias, segredos e traumas do passado de Nawal, vividos durante a guerra civil.
Sob direção de Daniel Herz, a Turma TEC-S experimentou um processo de concepção onde a abordagem cênica é não realista e poética.
Ao final, a montagem propõe uma reflexão profunda sobre o poder do perdão e a busca pela verdade.
• • •
Com a palavra, o diretor
"Um balde pode estar vazio e pode estar cheio ao mesmo tempo. Dor, tristeza, compreensão, amor, luta. O teatro permite a possibilidade, em um espaço tão reduzido como um balde vazio, encontrar tantas possibilidades humanas.
Nos Ensaios transformamos e preenchemos o balde vazio com essência da poesia que o teatro nos oferece. Parabéns a cada membro da turma TEC-S.
Incêndios fala do destino na perspectiva do inescapável. Esse que nos atravessa, nos ultrapassa e nos faz ir ao encontro de situações, tais como essa do enfrentamos com o palco."
por Daniel Herz
Wajdi Mouawad
Daniel Herz
Angela Leite Lopes / Editora Cobogó
Luciana Bicalho
João Lopes
Júlia Nepomuceno
Wilson Reiz
Larissa Bezer
Daniel Herz
Caterina Queiroz
Júlia Nepomuceno
Caterina Queiroz
Rita Ariani
Luiz Oliveira