
Unidade CAL Laranjeiras
Sala Platô
A Primeira Feira Paulista de Opinião foi produzida pelo Teatro de Arena em 1968, com direção de Augusto Boal. Em setembro do mesmo ano o Teatro de Arena leva o espetáculo para o Rio de Janeiro a ser apresentado no Teatro Carioca. A peça reuniu os dramaturgos Lauro César Muniz, Bráulio Pedroso, Gianfrancesco Guarnieri, Jorge Andrade, Plínio Marcos e o Augusto Boal e os compositores Edu Lobo, Caetano Veloso, Ary Toledo, Sérgio Ricardo e Gilberto Gil. Os artistas deveriam criar obras levantando a questão: “O que pensa você do Brasil de hoje?”
Seis peças curtas compunham a dramaturgia da peça, são elas: O líder (Lauro), É tua a história contada? (Bráulio), Animália (Guarniere), A receita (Jorge), Verde que te quero verde (Plínio) e A lua muito pequena e a caminhada perigosa (Boal).
. . .
Com a palavra, o diretor
"São 6 textos de importantes, tanto quanto diferentes entre si, autores da nossa dramaturgia. São eles: Lauro César Muniz, Bráulio Pedroso, Jorge Andrade, Gianfrancesco Guarnieri, Plínio Marcos e Augusto Boal. Cada texto uma história independente, para cada um uma abordagem, uma proposta de interpretação. Vamos do realismo de Jorge à farsa de Plínio, da sátira de Bráulio ao épico de Boal, da crítica social de Lauro César ao deboche de Guarnieri.
Todos políticos, todos críticos, todos potentes."
Henrique Manoel Pinho
Augusto Boal
Bráulio Pedroso
Gianfrancesco Guarnieri
Jorge Andrade
Lauro César Muniz
Plínio Marcos
Henrique Manoel Pinho
Mônica Karl
Sueli Guerra
Victor Carvalho
Margarida Tose
Suelem Marques
Luiza Porto
Mariana Veiga
Luan Rabelo
Rita Ariani
Luiz de Oliveira