
Unidade CAL Laranjeiras
Sala Platô
"Antes o senhor prendia quem era contra o governo… Agora o senhor prende quem era à favor…”
O ano era 1968. O ponto de partida era a pergunta: O que você pensa no Brasil hoje? Augusto Boal levava aos palcos um espetáculo escrito e concebido à muitas mãos e mentes. Além dos dramaturgos Lauro César Muniz, Bráulio Pedroso, Gianfrancesco Guarnieri, Jorge Andrade, Plínio Marcos, uniram-se ao projeto os compositores Edu Lobo, Caetano Veloso, Ary Toledo, Sérgio Ricardo e Gilberto Gil. O resultado foi o incontornável A Primeira Feira Paulista de Opinião.
Ao retornar à peça em seu exercício de montagem semestral, a turma TEC-V, sob direção de Henrique Manoel Pinho, vai em busca da relevância e pluralidade artística dessa dramaturgia, mas também da coragem dos envolvidos em tê-la montado no período mais bárbaro da ditadura militar brasileira.
Como lembrar a nossa história é fator fundamental para não repeti-la, estamos aqui para perguntar novamente e agora: O QUE PENSA VOCÊ DO BRASIL HOJE?
DE VOLTA À FEIRA PAULISTA DE OPINIÃO
. . .
Com a palavra, o diretor
"(...) Cada texto uma história independente, para cada um uma abordagem, uma proposta de interpretação. Vamos do realismo de Jorge à farsa de Plínio, da sátira de Bráulio ao épico de Boal, da crítica social de Lauro César ao deboche de Guarnieri.
Todos políticos, todos críticos, todos potentes."
Henrique Manoel Pinho
Augusto Boal
Bráulio Pedroso
Gianfrancesco Guarnieri
Jorge Andrade
Lauro César Muniz
Plínio Marcos
Henrique Manoel Pinho
Mônica Karl
Daniel Villas
Victor Carvalho
Margarida Tose
Suelem Marques
Luiza Porto
Mariana Veiga
Luan Rabelo
Rita Ariani
Luiz de Oliveira