Unidade CAL Glória . Espaço Sergio Britto
Rua Santo Amaro 44
Este espetáculo mergulha em uma dramaturgia densa, onde a violência da guerra e os embates sobre as novas fronteiras de um mundo em angustiante transformação, rende ao público uma experiência intensa e marcante.
Já para o jovem elenco da turma BT47 que estreia um trabalho assim, isso significa a oportunidade de estar em cena com uma montagem e personagens que são um rito de passagem artístico e profissional.
“A Palavra Progresso na Boca de Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa" aborda os traumas e o luto de uma família após uma guerra, explorando a dor da memória e os efeitos duradouros do conflito. O enredo se concentra em um pai e uma mãe que buscam os restos mortais do filho morto, enquanto lidam com o "progresso" da reconstrução que apaga o passado, especialmente para a mãe, que não consegue fazer o luto.
Com a direção de Marcus Alvisi e o texto do genial Matéi Visniec, vão sendo montados painéis temáticos que - na medida em que ação se expande- criam um grande mosaico sobre a assombrosa condição humana. A peça vai sendo contada por múltiplas telas que se complementam e conversam entre si, seja por compartilhar um tema em comum, ou por episódios aparentemente díspares, que se perfazem sucessivamente.
• • •
Com a palavra, o diretor
"Um título imenso para uma peça de qualidade igualmente imensa. Matéi Visniec, autor franco-romeno, agora escreve sobre os emaranhamentos e escabrosidades da guerra e todas as suas dobras e desdobras. É um mergulho no abismo. Visniec, poeta do exílio, costura aqui uma fábula dilacerante sobre o pós-guerra e o que resta do ser humano quando a palavra “progresso” perde o sentido."
Marcus Alvisi
Matéi Visniec
Marcus Alvisi
Ronald Teixeira
Renata Frisina
Soraya Bastos
André Poyart
Beto Gomes
Renata Machado
Wilson Reiz
Pedro Stamford
Ricardo Junior
Marco Áureo
Marcus Alvisi
Beto Gomes
Beto Gomes - Participação Especial
Pietro Alvez - Ator não formado convidado
Pablo Henriques
Rita Ariani
Andreia Martinz
Rita Ariani
Audio Cênico
Nicole Mocarzel
Marcia Quarti