ANTERIOR
PRÓXIMO
2024. Cursos Evento Roda de Conversa

EVOÉ - Do Palco à Sapucaí - Teatralizando o Carnaval

Roda de Conversa

22 AGO 2024
A partir das 18h

Unidade CAL Glória

Espaço Sergio Britto

“O Carnaval está na origem de toda a Teatralidade".

A Faculdade CAL de Artes Cênicas e o Instituto Cal de Arte e Cultura apresentam o 1º Encontro dedicado ao Carnaval e suas ligações com o Teatro.

A roda de conversa reúne acadêmicos, artistas e profissionais ligados ao fazer carnavalesco e teatral da cidade do Rio de Janeiro, e irá tratar dos atravessamentos entre Palco e Avenida, além das histórias dessa relação.

Aberta a toda comunidade escolar da CAL e ao público em geral, o evento reflete sobre as origens dos desfiles, sua ligação com a cultura popular e os processos complexos de concepção e preparação do espetáculo que assistimos atualmente.

O Encontro também vai mostrar os diversos caminhos e possibilidades para quem deseja transitar entre o Teatro e o Carnaval. Através dos recursos de figurinos, cenários, coreografia e mais uma gama de profissionais, que atuam nas Escolas de Samba para transformar um enredo em narrativa musical e visual. São coreógrafos, atores, músicos, aderecistas, projetistas, iluminadores, carnavalescos, pesquisadores, dançarinos, pintores, etc. Artistas cênicos em colaboração, exatamente como no Teatro.

"O Deus do Teatro, do vinho e da orgia é Dionísio, portanto o Deus do Carnaval é o mesmo que Momo! Nosso Teatro pratica Carnaval o ano todo em festa de inversão de valores e de culto à alegria de Momo” - José Celso Martinez Corrêa, diretor, ator, dramaturgo e encenador.

 

• • •
Apresentação

CLAUDIO ROCHA - Graduado em Biblioteconomia pela UNIRIO. Pós Graduado em História do Teatro Brasileiro e Ocidental pela Faculdade CAL de Artes Cênicas. Pesquisador de Carnaval. Já foi Diretor Cultural do G.R.E.S. Estácio de Sá.

GIZELLY DE PAULA - Diretora, professora. Bacharela em Artes Cênicas pela PUC - Rio. É licenciada em Teatro pela UNIRIO e Pós-Graduada em Direção para Teledramaturgia na CAL. Estudiosa do Teatro Experimental do Negro.

 

• • •
Convidados

RENATO ROCHA - Artista multilinguagens, professor de interpretação na Faculdade CAL. Integrou os grupos de circo “Intrépida Trupe”, “Cia Bufomecânica” e “Grupo de Teatro Nós do Morro”. Dirigiu e coreografou carros alegóricos das principais Escolas de Samba do Rio de Janeiro, trazendo a linguagem do circo paro o maior espetáculo do planeta.

JOÃO BATISTA - Diretor e autor do musical “QUANDO A GENTE AMA”, com sambas e canções de Arlindo Cruz; e da peça “OUVI DIZER QUE A VIDA É BOA”. Professor de interpretação na Faculdade CAL. Atuou em Escolas de Samba como Portela, União da Ilha, Vila Isabel, Imperatriz, em parceria com a carnavalesca Rosa Magalhães.

MAURO LEITE - Carnavalesco do G.R.E.S. São Clemente. Durante muito tempo fez figurinos para espetáculos teatrais e de balé. Formado em Indumentária pela Escola de Belas Artes da UFRJ, e em Estilismo, pela Faculdade SENAI CETIQT. Ex-assistente da Carnavalesca Rosa Magalhães e com passagem pela Escola de Samba Estácio de Sá.

JOÃO GUSTAVO - Diretor cultural do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro. Jornalista, professor, roteirista, redator e pesquisador de cultura popular. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; concluiu o doutorado, pesquisando as alegorias do Festival Folclórico de Parintins e dos Desfiles das Escolas de Samba. É autor dos livros sobre o Carnaval e o Boi-Bumbá, e de destaques carnavalescos.

VINÌCIUS NATAL - Mestre e doutor em Antropologia pela UFRJ. Possui pós-doutorado em História da Arte pela UERJ. Já atuou como Diretor de Pesquisa do Museu do Samba e Pesquisador do G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel. Autor do livro “Cenografia Carioca: Carnaval e outros fragmentos”.

SANDRO GOMES - Carnavalesco do G.R.E.S. Arrastão de Cascadura, com o enredo “Teatro Experimental do Negro – artes, cultura e resistência”. Artista plástico, decorador e produtor artístico; professor de figurinos. Foi jurado de Carnaval nos quesitos: Fantasia e Alegoria. Atuou como carnavalesco de Escolas de Samba como Renascer de Jacarepaguá, Império da Tijuca, Tradição e Caprichosos de Pilares.

  • Idealização e Mediação

    Claudio Rocha

    Gizelly de Paula

  • Produção

    Ana Claudia Braga

    Claudio Rocha

    Gizelly de Paula

    Sonia Machado

  • Iluminação

    Wilson Reiz

  • Cenário

    Fael di Roca

  • Divulgação

    Andreia Martinz

    Rita Ariani

  • Fotografia e Video

    Pablo Henriques

  • Equipe de Apoio

    Francisco Amaral

    Estêvão Veloso

    Giovanne Silva

    Jayme de Souza

X EVOÉ - Do Palco à Sapucaí - Teatralizando o Carnaval

Espetáculo


Counter/total

Veja também