A indústria da música passou por revoluções importantes e ela ainda não parece ter se acomodado. Como estar preparado para trabalhar nesse cenário de valores artísticos, tendências e inovação?
Em parceria com a Escola Música & Negócios e o POMAR – Polo de Música e Arte, a Faculdade CAL de Artes Cênicas lança o 1º Programa de Pós-Graduação Lato Sensu com foco em uma formação completa sobre as maneiras de criar e fazer negócios na música. Inédito no Brasil, o curso inclui aspectos da direção artística, do marketing na era do streaming musical e da Inteligência Artificial, com aulas teóricas e experiências práticas, incluindo visitas técnicas a estúdios, gravadoras e casas de show.
O corpo docente terá mais de 20 professores, entre pesquisadores acadêmicos, mestres e doutores e profissionais com experiência no mercado musical.
O objetivo da Pós em Indústria da Música: Arte e Negócio é propor uma reflexão sobre os aspectos artísticos e econômicos de uma indústria em processo de mudança, assim como apresentar estratégias de planejamento de carreiras, novas ferramentas digitais disponíveis e as possibilidades para o desenvolvimento de empreendimentos no setor.
Ao longo do curso, estes serão alguns dos conteúdos trabalhados:
> Aspectos sobre a história da música, a evolução da indústria fonográfica – das partituras ao streaming – assim como o impacto da tecnologia nos meios de produção e difusão;
> Direito autoral, music branding, produção musical e distribuição digital;
> Gerenciamento de carreiras na música, planejamento de eventos, políticas de fomento ao setor, além de estudos de casos nacionais e internacionais de artistas e modelos de negócios;
> Análises de temas como Inteligência Artificial e os impactos no uso de ferramentas para a criação musical e no pagamento de direitos aos criadores.
A intenção é preparar os profissionais para os novos desafios da indústria da música e os temas de impacto social e econômico que a orbitam. Por meio de referências bibliográficas, aulas, vídeos e conexão com empresas do setor, esperamos que os participantes desenvolvam um olhar crítico sobre o setor musical, e possam planejar a sua atuação no ecossistema da música.
Esta Pós-Graduação em Indústria da Música: Arte e Negócio foi pensada para artistas, produtores, executivos, pesquisadores e empreendedores interessados e atuantes no mercado musical.
Nos módulos dedicados ao projeto artístico, cada profissional elegerá seus objetivos, a depender de sua atuação como artista, produtor, executivo da indústria ou empreendedor musical.
Ao longo do curso, teremos aulas expositivas, seminários sobre tendências de mercado e atividades para promover a troca e o networking, além de dinâmicas praticadas no setor, como rodas de pitching.
O corpo docente será formado por mestres e doutores que têm suas trajetórias acadêmicas ligadas ao setor, bem como executivos, artistas e produtores com experiência de mercado.
Esta Pós-Graduação em Indústria da Música: Arte e Negócio é inédita no Brasil. Seguindo conceitos de universidades na Europa e nos Estados Unidos, o programa inclui aspectos do negócio da música, da criação de projetos artísticos e suas performances.
Os módulos apresentam temas como história da música, impacto da tecnologia, marketing e distribuição digital, ecossistema da música, gestão de direito autoral, sincronização e audiovisual, music branding, promoção de eventos, gestão de arenas e casas de espetáculo, produção musical, elaboração de projetos culturais, editais e captação de recursos, modelagem de negócios e trajetória profissional, o impacto da Inteligência Artificial na produção, no direito dos criadores e no marketing musical, entre outros.
O programa terá módulos dedicados ao projeto artístico e experimentações. Elaboração de projeto, práticas de performance ao vivo no palco, envolvendo o impacto visual, e exercícios de câmera para a gravação de clipes, figurino, cenografia e introdução à produção musical. Os módulos serão ministrados por professores experientes em artes cênicas, música e audiovisual.
Pensando em estratégias na era do streaming, os módulos de gerenciamento artístico permitirão ao aluno desenvolver sua marca, o planejamento de singles e álbuns, envolvendo gerenciamento de A&R (artistas e repertório) e outros aspectos.
> MÓDULO I / Ecossistema da Música e da Economia Criativa
> MÓDULO II / Direito Autoral
> MÓDULO III / Marketing e Monetização no Ambiente Digital
> MÓDULO IV / Projeto Artístico: Palco, Performance, Cenografia, Figurino e Produção Musical
> MÓDULO V / Planejamento de Negócios e Inovação e Empresariamento Artístico
> MÓDULO VI / Music Branding, Sincronização com Audiovisual e Podcasts
> MÓDULO VII / Produção de Eventos, Editais, Leis de Incentivo e Financiamento Coletivo
> MÓDULO VIII / Projeto final e Evento
Gabriel Gutierrez / Coordenador Acadêmico
Pesquisador de processos ligados à economia criativa no campo da música. Doutor pela UERJ, é pesquisador pós-doc no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFRJ, onde pesquisa a economia da música independente do Rio de Janeiro. É membro dos grupos de pesquisa CAC (UERJ/CNPq) e NEPCOM (UFRJ/CNPq). Crítico musical e professor do curso de pós-graduação em branded content (FACHA), já ministrou workshops sobre processos criativos na Casa do Saber (RJ), Polo Criativo, Laje e Escola de Cinema Darcy Ribeiro, além de ter trabalhado com curadoria de festivais e marketing digital. É o criador do perfil “Na Brisa do Som” nas redes sociais. Como docente, ministra aulas sobre Estudos de Mídia e Tecnologia, Economia da Cultura e Estudos de Música Popular. Seus artigos sobre música são publicados em revistas acadêmicas e nos portais Nexo/Jornal, TMDQA e Ambrosia. Link Currículo Lattes
–
Mariana Pinto / Coordenadora Executiva
Produtora Cultural, com formação na Universidade Federal Fluminense, tem 15 anos de experiência no mercado, tendo trabalhado em grandes agências, produtoras e eventos internacionais de relevância, tais como Deborah Colker Companhia de Dança, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na posição de Stage Manager. Na posição de produtora, trabalhou nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro e o bid para os Jogos Olímpicos de 2016, disputado em 2010 e vencido pelo Rio de Janeiro. Com perfil multidisciplinar, trabalhou tanto como diretora artística de inúmeros eventos corporativos, fazendo a conexão necessária entre aspectos técnicos e artísticos com a produção, como quanto produtora master, articulando equipes de todas as áreas na produção de eventos e grandes espetáculos. Fluente em inglês, francês e espanhol trabalhou ainda como Tour Manager de diversas companhias de dança, no Brasil e em mais de 30 teatros pelo mundo.
> Carolina Ficheira / Doutora
> Dani Ribas / Doutora
> Daniel Campello / Doutor
> Gabriel Gutierrez / Pesquisador e Doutor
> Julie Wein / Doutora e Pesquisadora
> Leonardo De Marchi / Doutor e Pós-doc
> Marcello Magdaleno / Mestre e Doutor
> Marina Salomon / Mestre
> Paula Novo / Mestre
> André Izidro
> Bernardo Palmeira
> Bruna Campos
> Gabriel Marinho
> Ingrid Berger
> Luís Lencioni
> Marcelo Vig
> Marquinhos de Oswaldo Cruz
> Odilon Borges
> Paulo Sattamini
> Rebeca Elen (Realleza)
> Valéria Becker
> Vanessa Schütt
> Wilson Reiz