A indústria da música passou por revoluções importantes e ela ainda não parece ter se acomodado. Como estar preparado para trabalhar nesse cenário de valores artísticos, tendências e inovação?
Em parceria com a Escola Música & Negócios e o POMAR – Polo de Música e Arte, a Faculdade CAL de Artes Cênicas lança o 1º Programa de Pós-Graduação Lato Sensu com foco em uma formação completa sobre as maneiras de criar e fazer negócios na música. Inédito no Brasil, o curso inclui aspectos da direção artística, do marketing na era do streaming musical e da Inteligência Artificial, com aulas teóricas e experiências práticas, incluindo visitas técnicas a estúdios, gravadoras e casas de show.
O corpo docente terá mais de 20 professores, entre pesquisadores acadêmicos, mestres e doutores e profissionais com experiência no mercado musical.
O objetivo da Pós em Indústria da Música: Arte e Negócio é propor uma reflexão sobre os aspectos artísticos e econômicos de uma indústria em processo de mudança, assim como apresentar estratégias de planejamento de carreiras, novas ferramentas digitais disponíveis e as possibilidades para o desenvolvimento de empreendimentos no setor.
Ao longo do curso, estes serão alguns dos conteúdos trabalhados:
> Aspectos sobre a história da música, a evolução da indústria fonográfica – das partituras ao streaming – assim como o impacto da tecnologia nos meios de produção e difusão;
> Direito autoral, music branding, produção musical e distribuição digital;
> Gerenciamento de carreiras na música, planejamento de eventos, políticas de fomento ao setor, além de estudos de casos nacionais e internacionais de artistas e modelos de negócios;
> Análises de temas como Inteligência Artificial e os impactos no uso de ferramentas para a criação musical e no pagamento de direitos aos criadores.
A intenção é preparar os profissionais para os novos desafios da indústria da música e os temas de impacto social e econômico que a orbitam. Por meio de referências bibliográficas, aulas, vídeos e conexão com empresas do setor, esperamos que os participantes desenvolvam um olhar crítico sobre o setor musical, e possam planejar a sua atuação no ecossistema da música.
Esta Pós-Graduação em Indústria da Música: Arte e Negócio foi pensada para artistas, produtores, executivos, pesquisadores e empreendedores interessados e atuantes no mercado musical.
Nos módulos dedicados ao projeto artístico, cada profissional elegerá seus objetivos, a depender de sua atuação como artista, produtor, executivo da indústria ou empreendedor musical.
Ao longo do curso, teremos aulas expositivas, seminários sobre tendências de mercado e atividades para promover a troca e o networking, além de dinâmicas praticadas no setor, como rodas de pitching.
O corpo docente será formado por mestres e doutores que têm suas trajetórias acadêmicas ligadas ao setor, bem como executivos, artistas e produtores com experiência de mercado.
Esta Pós-Graduação em Indústria da Música: Arte e Negócio é inédita no Brasil. Seguindo conceitos de universidades na Europa e nos Estados Unidos, o programa inclui aspectos do negócio da música, da criação de projetos artísticos e suas performances.
Os módulos apresentam temas como história da música, impacto da tecnologia, marketing e distribuição digital, ecossistema da música, gestão de direito autoral, sincronização e audiovisual, music branding, promoção de eventos, gestão de arenas e casas de espetáculo, produção musical, elaboração de projetos culturais, editais e captação de recursos, modelagem de negócios e trajetória profissional, o impacto da Inteligência Artificial na produção, no direito dos criadores e no marketing musical, entre outros.
O programa terá módulos dedicados ao projeto artístico e experimentações. Elaboração de projeto, práticas de performance ao vivo no palco, envolvendo o impacto visual, e exercícios de câmera para a gravação de clipes, figurino, cenografia e introdução à produção musical. Os módulos serão ministrados por professores experientes em artes cênicas, música e audiovisual.
Pensando em estratégias na era do streaming, os módulos de gerenciamento artístico permitirão ao aluno desenvolver sua marca, o planejamento de singles e álbuns, envolvendo gerenciamento de A&R (artistas e repertório) e outros aspectos.
> MÓDULO I / Ecossistema da Música e da Economia Criativa
> MÓDULO II / Direito Autoral
> MÓDULO III / Marketing e Monetização no Ambiente Digital
> MÓDULO IV / Projeto Artístico: Palco, Performance, Cenografia, Figurino e Produção Musical
> MÓDULO V / Planejamento de Negócios e Inovação e Empresariamento Artístico
> MÓDULO VI / Music Branding, Sincronização com Audiovisual e Podcasts
> MÓDULO VII / Produção de Eventos, Editais, Leis de Incentivo e Financiamento Coletivo
> MÓDULO VIII / Projeto final e Evento
Aulas presenciais: toda terça de 18h50 às 22h30 e aos sábados definidos (25/04, 23/05, 20/06, 18/07, 29/08, 26/09, 24/10 e 14/11) das 9h40 às 13h e das 14h20 às 17h40
Aulas online: toda quinta de 18h50 às 22h30
[ Clique aqui e consulte o PDF para mais detalhes e processo de inscrição. ]
Leo Feijó / Escola Música & Negócios
Leo Feijó é jornalista, empreendedor musical e educador. É mestre em Empreendedorismo Criativo pela Goldsmiths, Universidade de Londres. Foi Subsecretário de Cultura e Coordenador de Música no Governo do Estado do Rio. Vencedor de editais como Natura Musical, Fomento Carioca (Rio 450 Anos), já realizou projetos para Petrobras, Oi Futuro, Vivo e Sesi Cultural. Fundou a Escola Música & Negócios, em parceria com o Gênesis PUC-Rio, iniciativa que já certificou 5.000 alunos. É autor de “Diversidade na Indústria da Música no Brasil” e coautor de “Rio: Cultura da Noite” (Editora Leya, em coautoria com Marcus Wagner, 2014). Link Currículo Lattes
–
Gabriel Gutierrez / Coordenador Acadêmico
Pesquisador de processos ligados à economia criativa no campo da música. Doutor pela UERJ, é pesquisador pós-doc no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFRJ, onde pesquisa a economia da música independente do Rio de Janeiro. É membro dos grupos de pesquisa CAC (UERJ/CNPq) e NEPCOM (UFRJ/CNPq). Crítico musical e professor do curso de pós-graduação em branded content (FACHA), já ministrou workshops sobre processos criativos na Casa do Saber (RJ), Polo Criativo, Laje e Escola de Cinema Darcy Ribeiro, além de ter trabalhado com curadoria de festivais e marketing digital. É o criador do perfil “Na Brisa do Som” nas redes sociais. Como docente, ministra aulas sobre Estudos de Mídia e Tecnologia, Economia da Cultura e Estudos de Música Popular. Seus artigos sobre música são publicados em revistas acadêmicas e nos portais Nexo/Jornal, TMDQA e Ambrosia. Link Currículo Lattes
> Carolina Ficheira / Doutora
> Dani Ribas / Doutora
> Daniel Campello / Doutor
> Gabriel Gutierrez / Pesquisador e Doutor
> Julie Wein / Doutora e Pesquisadora
> Leonardo De Marchi / Doutor e Pós-doc
> Marcello Magdaleno / Mestre
> Marina Salomon / Mestre
> Paula Novo / Mestre
> André Izidro
> Bernardo Palmeira
> Bruna Campos
> Gabriel Marinho
> Ingrid Berger
> Luís Lencioni
> Marcelo Vig
> Marquinhos de Oswaldo Cruz
> Odilon Borges
> Rebeca Elen (Realleza)
> Valéria Becker
> Vanessa Schütt
> Wilson Reiz