Pensar e praticar performance a partir da noção de cena expandida (articulando artes cênicas, artes plásticas, mídias audiovisuais, literatura e mais). Proporcionar ao discente um campo de experimentação no qual pesquisa e processos de criação artística estão articulados.
Por meio de pedagogias performativas e abordagens interdisciplinares, interessa a indissociabilidade entre prática e teoria. Refletir acerca da produção artística contemporânea. Experimentar modos de produção e criação de processos artísticos individuais e coletivos.
A avaliação final levará em consideração a participação em aula e a realização de trabalhos prático-teóricos em diferentes formatos (artigo, peça, ensaio fotográfico, áudio, vídeo, exposição, híbridos, etc.). Frequência obrigatória de 75% do curso.
A formação está aberta para toda pessoa interessada nas artes performativas que podem comprovar a conclusão do ensino superior. Em especial, atrizes, atores, bailarinas, bailarinos, performers, estudantes das artes da cena, professoras e professores interessados em modos pedagógicos performativos e pessoas em geral interessadas em investigar procedimentos e práticas de criação da cena contemporânea.
> ARTE DA PERFORMANCE / Mariah Miguel
> ARTE CONTEMPORÂNEA NA AMÉRICA LATINA / Flávia Naves
> ÉTICA: SABERES SUBALTERNOS E ARTES EXPANDIDAS / Caio Riscado
> CENAS CONTEMPORÂNEAS E PERFORMATIVIDADE / Gabriel Morais
> PRÁTICAS DE CRIAÇÃO DA CENA / Mariah Miguel
> ANTROPOLOGIA, ARTE E PERFORMANCE / Carolina Pucu
> PEDAGOGIAS PERFORMATIVAS / Dieymes Pechincha
> ENCONTROS E PARTILHAS / Gabriel Morais e Mariah Miguel
> SEMINÁRIO E MOSTRA DE TRABALHOS / Mariah Miguel
[ Clique aqui e consulte o PDF para mais detalhes ]
Mariah Miguel é artista pesquisadora, performer, diretora teatral e professora. Mulher, lésbica e mãe. Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, na UFRJ, onde pesquisa arte da performance e o trabalho da artista Eleonora Fabião. Integra o Núcleo Experimental de Performance da UFRJ. Coordena a Pós Graduação em Performance da Faculdade CAL de Artes Cênicas. Atua no Projeto de Pesquisa Sobre o Acervo da SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais). Como performer, agiu as ações “CAMINHONEIRA” e “ECDISE” e fez assistência de Eleonora Fabião nos trabalhos “nós aqui, entre o céu e a terra” (34 Bienal de São Paulo, 2021), “se o título fosse um desenho, seria um quadrado em rotação” (Festival de Curitiba, 2018), “LEVANTE” (ArtRio, 2018) e “azul azul azul e azul” (Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, 2016), além de colaborar em diversas outras ações. Possui ainda graduação em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral também pela UFRJ.
> Mariah Miguel / Mestre
> Caio Riscado / Doutor
> Carolina Pucu / Doutora
> Dieymes Pechincha Nascimento / Mestre
> Flávia Naves / Mestre
> Gabriel Morais / Mestre