pós.graduação 2025 | especialização lato sensu

TEATRO NA EDUCAÇÃO

PROCESSOS PRÁTICOS E TEÓRICOS

 

pós.graduação 2025 | especialização lato sensu

TEATRO NA EDUCAÇÃO

PROCESSOS PRÁTICOS E TEÓRICOS

 

Como tornar o teatro uma potente ferramenta pedagógica no desenvolvimento de habilidades sociais, culturais, políticas e de expressão?

Este curso de especialização em Teatro na Educação propõe apresentar o universo da linguagem teatral voltada para a esfera educacional. Sua ênfase está na reflexão e na experimentação de processos práticos para integração e atuação em escolas, assim como na busca por uma análise crítica sobre a educação, o teatro e as artes cênicas em um itinerário Escola–Cidade–História.

Desta forma, esperamos traçar uma série de paralelos entre as esferas educacional e artística através do teatro e suas linguagens, estimulando uma visão multidisciplinar e plural. Para profissionais que desejam atuar nestes espaços, o diálogo entre ação teatral e escola consolida um caminho de conceitos e ferramentas que irão fomentar o desenvolvimento de saberes e troca de conhecimentos. Frente aos desafios da realidade nas salas de aula, o Teatro pode ser um agente transformador.

 


PARA IR ALÉM

O eixo central da pós é apresentar o teatro aliado à educação a partir da integração do ensino com a arte, articulando recursos de encenação com a esfera do ensino escolar.

Conheça os objetivos expandidos do programa da pós-graduação Teatro na Educação – Processos Práticos e Teóricos:

> Abordagem teórica e prática sobre as linguagens teatrais e suas aplicações como recurso para processos educativos.

> Imersão em práticas pedagógicas para o ensino do teatro na escola.

> Entender o Panorama Escolar Brasileiro: Família e Escola – Escola e Cidade; articular o teatro na educação a partir das da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das Leis de Diretrizes e Bases / EN (LDB).

> Educação, ensino e mídias contemporâneas: reflexões e possibilidades.

> Teatro como ferramenta frente aos desafios do ambiente escolar.


O PROGRAMA

> Práticas pedagógicas para o ensino do teatro na escola
> Panorama Escolar Brasileiro: Família e Escola – Escola e Cidade;
> Instâncias educacionais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Leis de Diretrizes e Bases / EN (LDB)
> Teatro Educação: caminho possível para o desenvolvimento humano
> Por uma pedagogia prático-sensível do teatro no ensino escolar
> Educação, ensino e mídias contemporâneas
> Metodologia de Pesquisa / Produção e partilha de projetos pertinentes ao tema do curso.


A QUEM SE DESTINA

Estudantes e professores de artes cênicas, pedagogia e educação, além de profissionais da rede escolar pública e privada, profissionais do teatro e do magis-tério que almejam alocar o Teatro Educação em sua trajetória de especialização profissional.

 

[ Clique aqui e consulte o PDF para mais detalhes e processo de inscrição. ]

PROGRAMA COMPLETO CORPO DOCENTE

Carga Horaria
360 horas

HORÁRIO
19h - 22h15
2ª/4ª/5ª

VALOR

R$9.240,00

Pagamento em até
12x de R$ 770,00
-
Desconto de 6%
para pagamento à vista
( R$ 8.685,60 )

Local

2ª/4ª Aulas Presenciais
Unidade CAL Glória

5ª Aulas Online
Através de Videoconferência no horário marcado
EM BREVE NOVAS DATAS TENHO INTERESSE

COORDENAÇÃO

RICARDO MORAES
Professor Doutor Orientador na Faculdade CAL de Artes Cênicas desde 2012. Seus campos de pesquisas envolvem Teatro e Comunicação, Teatro na Educação, Teatro e Psicologismo da Personagem, Teoria da Comunicação, Teoria e História do Teatro, Sociologia do Teatro, Filosofia e Ética, Linguagens e Estética da Cena.

Ricardo Moraes é formado em Teatro pela CAL, graduado em Comunicação Social pela Facha, pós-graduado em Gestão e Produção Cultural pela Unesa, Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura: Mídias e Mediações Socioculturais pelo PPGCOM da UFRJ/ECO. Foi professor do Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha).

Como ator, atuou em mais de 25 peças profissionais, foi assistente de direção e diretor. Ao longo da carreira, acumulou prêmios e indicações: melhor ator em Amor por Anexins, de Arthur Azevedo (10 premiações em 3 anos, em rua e teatro), indicação ao prêmio de melhor preparação corporal no espetáculo Carlitos, também premiado como melhor do Rio. Em O Noviço, de Martins Pena (15 premiações em 4 anos, em rua e teatro) conquistou o prêmio de melhor ator coadjuvante e preparação corporal. Integrou o elenco dirigido por Aderbal Freire-Filho na ópera Um Baile de Máscaras, de Giuseppe Verdi, no Teatro Municipal do Rio. Integrou por 6 anos a Cia. de Teatro Nelson Rodrigues Filho, dirigida pelo mesmo, e, por 10 anos, a Cia. de Teatro Quatro Artes. Viajou pelo Brasil com as duas Cias durante esses anos de trabalho desenvolvendo oficinas, capacitações e a expansão da esfera teatral em regiões e comunidades do Brasil.

docentes

> Anna Wiltgen/ Mestre
> Caroline Chamusca / Mestre
> Igor Ferreira / Mestre
> João Batista / Especialista
> Laura Nielsen / Mestre
> Marcelo Azevedo Asth / Doutor
> Márcio Andrade / Doutor
> Nara Keiserman / Doutora
> Rafael José Azevedo/ Doutor
> Ricardo Moraes / Doutor
> Verônica Maia / Mestre

 

 

    As inscrições para este curso estão fechadas.

    Tenho interesse! Quero ser informado.



    Veja também


    Open chat
    CAL
    Olá! Como podemos te ajudar?