Este curso de especialização em Teatro na Educação propõe apresentar o universo da linguagem teatral voltada para a esfera educacional. Sua ênfase está na reflexão e na experimentação de processos práticos para integração e atuação em escolas, assim como na busca por uma análise crítica sobre a educação, o teatro e as artes cênicas em um itinerário Escola–Cidade–História.
Desta forma, esperamos traçar uma série de paralelos entre as esferas educacional e artística através do teatro e suas linguagens, estimulando uma visão multidisciplinar e plural. Para profissionais que desejam atuar nestes espaços, o diálogo entre ação teatral e escola consolida um caminho de conceitos e ferramentas que irão fomentar o desenvolvimento de saberes e troca de conhecimentos. Frente aos desafios da realidade nas salas de aula, o Teatro pode ser um agente transformador.
Apresentar o teatro aliado à educação a partir da integração do ensino com a arte, articulando teórica e praticamente recursos de encenação com a esfera do ensino escolar.
> Leitura crítica de textos teóricos sobre os pensadores apresentados. Além disso, também será indicada uma bibliografia básica e complementar sobre todos os temas estudados.
> Discussão sobre os dramaturgos, encenadores e pensadores estudados.
> Utilização de análise iconográfica e vídeos sobre encenadores, dramaturgos e profissionais da educação de cada módulo.
> Exercícios práticos de desenvolvimento de planos de aulas voltados para a órbita escolar, criando dessa forma similitudes com o mercado de teatro-educação.
A avaliação final será feita através da participação em dinâmicas pedagógicas de aula, considerando a frequência obrigatória de 75% em cada módulo. Ao final os alunos deverão desenvolver um projeto pessoal e individual sobre um dos temas ministrados no curso aliado ao que pretendem trabalhar ou já trabalham no mercado.
> Práticas pedagógicas para o ensino do teatro na escola
> Panorama Escolar Brasileiro: Família e Escola – Escola e Cidade;
> Instâncias educacionais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Leis de Diretrizes e Bases / EN (LDB)
> Teatro Educação: caminho possível para o desenvolvimento humano
> Por uma pedagogia prático-sensível do teatro no ensino escolar
> Educação, ensino e mídias contemporâneas
> Metodologia de Pesquisa / Produção e partilha de projetos pertinentes ao tema do curso.
Estudantes e professores de artes cênicas, pedagogia e educação, além de profissionais da rede escolar pública e privada, profissionais do teatro e do magistério que almejam alocar o Teatro Educação em sua trajetória de especialização profissional.
RICARDO MORAES
Professor Doutor Orientador na Faculdade CAL de Artes Cênicas desde 2012. Seus campos de pesquisas envolvem Teatro e Comunicação, Teatro na Educação, Teatro e Psicologismo da Personagem, Teoria da Comunicação, Teoria e História do Teatro, Sociologia do Teatro, Filosofia e Ética, Linguagens e Estética da Cena.
Ricardo Moraes é formado em Teatro pela CAL, graduado em Comunicação Social pela Facha, pós-graduado em Gestão e Produção Cultural pela Unesa, Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura: Mídias e Mediações Socioculturais pelo PPGCOM da UFRJ/ECO. Foi professor do Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha).
Como ator, atuou em mais de 25 peças profissionais, foi assistente de direção e diretor. Ao longo da carreira, acumulou prêmios e indicações: melhor ator em Amor por Anexins, de Arthur Azevedo (10 premiações em 3 anos, em rua e teatro), indicação ao prêmio de melhor preparação corporal no espetáculo Carlitos, também premiado como melhor do Rio. Em O Noviço, de Martins Pena (15 premiações em 4 anos, em rua e teatro) conquistou o prêmio de melhor ator coadjuvante e preparação corporal. Integrou o elenco dirigido por Aderbal Freire-Filho na ópera Um Baile de Máscaras, de Giuseppe Verdi, no Teatro Municipal do Rio. Integrou por 6 anos a Cia. de Teatro Nelson Rodrigues Filho, dirigida pelo mesmo, e, por 10 anos, a Cia. de Teatro Quatro Artes. Viajou pelo Brasil com as duas Cias durante esses anos de trabalho desenvolvendo oficinas, capacitações e a expansão da esfera teatral em regiões e comunidades do Brasil.
> Anna Wiltgen/ Mestre
> Caroline Chamusca / Mestre
> Igor Ferreira / Mestre
> João Batista / Especialista
> Laura Nielsen / Mestre
> Marcelo Azevedo Asth / Doutor
> Márcio Andrade / Doutor
> Nara Keiserman / Doutora
> Rafael José Azevedo/ Doutor
> Ricardo Moraes / Doutor
> Verônica Maia / Mestre