MERGULHO NA ÓPERA
com Chiara Santoro e Luciana Costa Et Silva
Núcleo de
Teatro Musical
02 A 06 FEV
O curso MERGULHO NA ÓPERA, coordenado pela soprano Drª. Mirna Rubim, com a colaboração do diretor teatral Menelick de Carvalho, apresenta uma proposta inédita de integrar técnica vocal e performance cênica dentro da linguagem operística, oferecendo um espaço de experimentação intensa e concentrada nesse gênero tão fundamental.
Em um cenário em que a ópera contemporânea exige intérpretes capazes de unir precisão vocal e verdade teatral, o curso surge para preencher uma lacuna importante da formação tradicional, trazendo um olhar moderno, expressivo e dinâmico para o trabalho do cantor lírico. Mirna Rubim, Doutora em Voice Performance pela Universidade de Michigan, alia sua experiência de palcos e pedagogia ao refinamento cênico de Menelick de Carvalho, referência em direção de ópera e teatro musical, para oferecer aos alunos um treinamento aprofundado e acessível.
As turmas intensivas do Mergulho na Ópera reúnem, em poucos dias, um percurso sólido composto por aulas de técnica vocal aplicada à cena, desenvolvimento de percepção musical e harmonia, exploração de repertório operístico, improvisação, construção de personagem, análise dramatúrgica e técnicas corporais específicas para o cantor-ator. O curso busca ampliar a expressividade do artista lírico, estimulando, de forma gradual e segura, a consciência vocal, corporal e interpretativa.
As aulas atendem a um público diverso, incluindo cantores que desejam aprofundar sua teatralidade, atores que desejam se aproximar da linguagem lírica, estudantes com pouca vivência musical e artistas em transição entre ópera e teatro musical. A proposta é desenvolver o intérprete integral, respeitando o ritmo individual de cada aluno e promovendo uma experiência prática e transformadora. Do mesmo modo que despontam os iniciantes no teatro musical, aqui também surgirão os grandes cantores líricos do amanhã.
obs. Ao final do período intensivo, os alunos realizam uma apresentação aberta, com acompanhamento instrumental pré-gravado, permitindo vivenciar o processo de montagem e a experiência de palco dentro da linguagem operística.
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observações
A partir de 16 anos.
Ao preencher a Ficha de Inscrição, leia atentamente o Regulamento.
No término do curso, o Certificado de Frequência será fornecido ao aluno que cumprir, no mínimo, 75% da sua carga horária.
Chiara Santoro . Soprano lírico coloratura é Bacharel em canto pela UniRio, com pós-graduação no Conservatório Santa Cecília de Roma com menção de louvor.
Venceu o 1° prêmio no VII Concorso Nazionale di Canto A.Gi.Mus em Roma e no 1° Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha em São Paulo. Recebeu ainda o prêmio especial de “Melhor Interpretação” no VII Concorso Principessa Trivulzio em Milão.
Aperfeiçoou-se no Opera Studio da Accademia Nazionale di Santa Cecília com Renata Scotto, e com Teresa Berganza no Festival de Bougival na França.
Integrou a Academia de Ópera do Theatro São Pedro em São Paulo debutando como “A Moça” na obra inédita “O menino e a liberdade” de Ronaldo Miranda, com regência de Roberto Duarte e direção de Mauro Wrona. Foi “Nannetta” em “Falstaff” de Verdi, regida por Emiliano Patarra e direção cênica de Stefano Vizzioli entre outros recitais e concertos
.
Em suas performances destaca-se o repertório mozartiano: Susanna em ”As Bodas de Figaro” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro regida por Tobias Volkmann e direção de Livia Sabag, assim como no Teatro Amazonas sob regência de Marcelo de Jesus e direção de Julianna Santos, Aminta em “Il Re Pastore” com a OSB Opera & Repertório regida por Henrique Morellenbaum, “Bastien und Bastienne” com a Atlantis Opera Orchestra sob regência de Evandro Rodriguese na Cidade das Artes, Pamina na “Flauta Mágica” e Zerlina em “Don Giovanni” no Rome Festival e na Alemanha como solista no “Requiem” com a Praga Simphonietta e “Litaniae di Altaris Venerabilis” com a Sinfônica de Karlovy Vary regidas por Erwin Meyer e Cosi Fan Tutte como Despina sob regência de Roberto Minczuk.
No Theatro São Pedro de Porto Alegre foi Valencianne em “A viúva alegre” com a OSPA, regida por Evandro Matté e com direção cênica de William Pereira. No Festival de Música Erudita do Espirito Santo cantou em “Carmen” de Bizet como Frasquita com regência de Gabriel Rhein-Schirato e direção cênica de Menelick de Carvalho. Colabora com o maestro Rubens Ricciardi Russomano como solista com a Orquestra Filarmônica da USP de Ribeirão Preto e com repertório camerístico.
Dedica-se também à música de câmara brasileira, tendo se apresentado em Roma no Teatro Keiros, Castello Ruspoli em Vignanello, Theatro São Pedro de SP, Festival de Música de Florianópolis, Festival Villa Lobos e recentemente no Mimo Porto em Portugal.
Chiara Santoro . Soprano lírico coloratura é Bacharel em canto pela UniRio, com pós-graduação no Conservatório Santa Cecília de Roma com menção de louvor.
Venceu o 1° prêmio no VII Concorso Nazionale di Canto A.Gi.Mus em Roma e no 1° Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha em São Paulo. Recebeu ainda o prêmio especial de “Melhor Interpretação” no VII Concorso Principessa Trivulzio em Milão.
Aperfeiçoou-se no Opera Studio da Accademia Nazionale di Santa Cecília com Renata Scotto, e com Teresa Berganza no Festival de Bougival na França.
Integrou a Academia de Ópera do Theatro São Pedro em São Paulo debutando como “A Moça” na obra inédita “O menino e a liberdade” de Ronaldo Miranda, com regência de Roberto Duarte e direção de Mauro Wrona. Foi “Nannetta” em “Falstaff” de Verdi, regida por Emiliano Patarra e direção cênica de Stefano Vizzioli entre outros recitais e concertos
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Em suas performances destaca-se o repertório mozartiano: Susanna em ”As Bodas de Figaro” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro regida por Tobias Volkmann e direção de Livia Sabag, assim como no Teatro Amazonas sob regência de Marcelo de Jesus e direção de Julianna Santos, Aminta em “Il Re Pastore” com a OSB Opera & Repertório regida por Henrique Morellenbaum, “Bastien und Bastienne” com a Atlantis Opera Orchestra sob regência de Evandro Rodriguese na Cidade das Artes, Pamina na “Flauta Mágica” e Zerlina em “Don Giovanni” no Rome Festival e na Alemanha como solista no “Requiem” com a Praga Simphonietta e “Litaniae di Altaris Venerabilis” com a Sinfônica de Karlovy Vary regidas por Erwin Meyer e Cosi Fan Tutte como Despina sob regência de Roberto Minczuk.
No Theatro São Pedro de Porto Alegre foi Valencianne em “A viúva alegre” com a OSPA, regida por Evandro Matté e com direção cênica de William Pereira. No Festival de Música Erudita do Espirito Santo cantou em “Carmen” de Bizet como Frasquita com regência de Gabriel Rhein-Schirato e direção cênica de Menelick de Carvalho. Colabora com o maestro Rubens Ricciardi Russomano como solista com a Orquestra Filarmônica da USP de Ribeirão Preto e com repertório camerístico.
Dedica-se também à música de câmara brasileira, tendo se apresentado em Roma no Teatro Keiros, Castello Ruspoli em Vignanello, Theatro São Pedro de SP, Festival de Música de Florianópolis, Festival Villa Lobos e recentemente no Mimo Porto em Portugal.
Luciana Costa Et Silva . A mezzo-soprano Luciana Costa Et Silva é uma artista de técnica refinada e uma educadora dedicada, cuja trajetória é marcada pela busca constante na excelência vocal e artística. Sua carreira performática abrange um vasto repertório que vai da ópera à música de câmara brasileira.
A base da sua arte foi construída em prestigiadas instituições. Luciana é Bacharel em Canto pela Uni-Rio e se aprimorou no exterior, obtendo o título de Mestre em Ópera pela Royal Scottish Academy of Music and Drama e Mestre em Voice Performance pela Guildhall School of Music and Drama .
Seu talento foi reconhecido em diversos concursos, obtendo premiação em: Amália Conde (Rio de Janeiro); Academia Vocalis Tirolensis (Wörgl/Áustria); The Margret Dick Award (Glasgow/Escócia); 1º Concurso de Canto Natécia Lopes (Vitória/ES).
Luciana é aclamada por sua atuação em grandes produções e concertos. Em ópera, interpretou papéis de destaque, como a Mensageira (L’Orfeo), Orfeo (Orfeo ed Euridice), Cherubino (Le Nozze di Figaro) e Hermia (A Midsummer Night’s Dream), além de papéis em óperas brasileiras como Sertaneja e Íris (Chagas).
Colaborou em importantes eventos, como o Festival Internacional de Sarrebourg (França), o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, o Festival Vale do Café e o Festival Amazonas de Ópera. Em concertos, interpretou obras magnas de compositores como Vivaldi, Handel, Bach, Mozart, Beethoven, Mendelssohn, De Falla e Stravinsky.
A artista também contribuiu com gravações notáveis, participando de CDs e DVDs no Brasil e na França, como Modinhas Imperiais e o Série Música Brasileira no Tempo – DVD Família Real. Sua dedicação à música de câmara, em especial à execução da música brasileira de concerto, é um pilar constante de seu trabalho.
Com a mesma paixão e devoção dedicados aos palcos, Luciana atua como pedagoga, compartilhando sua experiência artística e conhecimento técnico.
Sua experiência como educadora abrange o ensino superior e centros de formação artística, tendo lecionado como professora de Canto e de Música na UFRJ e na Faculdade CAL de Artes Cênicas, além de sua atuação no Estúdio VOCE e no Ártemis Espaço da Voz. Sua missão é formar novos cantores com uma base sólida, almejada pela vivência em performance de alto nível.
Luciana Costa Et Silva . A mezzo-soprano Luciana Costa Et Silva é uma artista de técnica refinada e uma educadora dedicada, cuja trajetória é marcada pela busca constante na excelência vocal e artística. Sua carreira performática abrange um vasto repertório que vai da ópera à música de câmara brasileira.
A base da sua arte foi construída em prestigiadas instituições. Luciana é Bacharel em Canto pela Uni-Rio e se aprimorou no exterior, obtendo o título de Mestre em Ópera pela Royal Scottish Academy of Music and Drama e Mestre em Voice Performance pela Guildhall School of Music and Drama .
Seu talento foi reconhecido em diversos concursos, obtendo premiação em: Amália Conde (Rio de Janeiro); Academia Vocalis Tirolensis (Wörgl/Áustria); The Margret Dick Award (Glasgow/Escócia); 1º Concurso de Canto Natécia Lopes (Vitória/ES).
Luciana é aclamada por sua atuação em grandes produções e concertos. Em ópera, interpretou papéis de destaque, como a Mensageira (L’Orfeo), Orfeo (Orfeo ed Euridice), Cherubino (Le Nozze di Figaro) e Hermia (A Midsummer Night’s Dream), além de papéis em óperas brasileiras como Sertaneja e Íris (Chagas).
Colaborou em importantes eventos, como o Festival Internacional de Sarrebourg (França), o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, o Festival Vale do Café e o Festival Amazonas de Ópera. Em concertos, interpretou obras magnas de compositores como Vivaldi, Handel, Bach, Mozart, Beethoven, Mendelssohn, De Falla e Stravinsky.
A artista também contribuiu com gravações notáveis, participando de CDs e DVDs no Brasil e na França, como Modinhas Imperiais e o Série Música Brasileira no Tempo – DVD Família Real. Sua dedicação à música de câmara, em especial à execução da música brasileira de concerto, é um pilar constante de seu trabalho.
Com a mesma paixão e devoção dedicados aos palcos, Luciana atua como pedagoga, compartilhando sua experiência artística e conhecimento técnico.
Sua experiência como educadora abrange o ensino superior e centros de formação artística, tendo lecionado como professora de Canto e de Música na UFRJ e na Faculdade CAL de Artes Cênicas, além de sua atuação no Estúdio VOCE e no Ártemis Espaço da Voz. Sua missão é formar novos cantores com uma base sólida, almejada pela vivência em performance de alto nível.
Mirna Rubim . É doutora em Voice Performance pela University of Michigan e especialista em Data Science & Analytics pela USP-ESALQ, Mirna Rubim é cantora lírica, atriz, professora e pesquisadora. Foi solista nas principais casas de ópera do Brasil e dos Estados Unidos, interpretando papéis como Pamina, Angelica, Magda Sorel e Liù. Protagonizou óperas e concertos sob regência de maestros como Isaac Karabtchevsky e participou de gravações para a Sony e Petrobrás Sinfônica. É também atriz premiada pela série O Som e a Sílaba, escrita por Miguel Falabella, para o Disney Plus vencedora do Golden Tower no New York Film and TV Festival, e pela peça homônima, com mais de trinta indicações e sete prêmios. Atuou ainda em grandes produções como A Noviça Rebelde, A Gaiola das Loucas e Grey Gardens. Após quinze anos como professora universitária na UNIRIO, Mirna fundou o Centro de Treinamento Online Mirna Rubim, onde desenvolve seu método registrado no livro “Voz Corpo Equilíbrio”, publicado pela Editora Thieme-Revinter com distribuição mundial pela Amazon.
Atualmente, é coordenadora do Núcleo de Teatro Musical da CAL, juntamente com o diretor cênico Menelick de Carvalho. É orientadora de pesquisas na Universidade de Lisboa e Embaixadora da USP-ESALQ, unindo arte, ciência e ensino em sua trajetória. No curso Mergulho na Ópera, propõe uma vivência profunda nas bases expressivas, musicais e cênicas do canto lírico, inspirando artistas a encontrar autenticidade e verdade vocal no palco.
Mirna Rubim . É doutora em Voice Performance pela University of Michigan e especialista em Data Science & Analytics pela USP-ESALQ, Mirna Rubim é cantora lírica, atriz, professora e pesquisadora. Foi solista nas principais casas de ópera do Brasil e dos Estados Unidos, interpretando papéis como Pamina, Angelica, Magda Sorel e Liù. Protagonizou óperas e concertos sob regência de maestros como Isaac Karabtchevsky e participou de gravações para a Sony e Petrobrás Sinfônica. É também atriz premiada pela série O Som e a Sílaba, escrita por Miguel Falabella, para o Disney Plus vencedora do Golden Tower no New York Film and TV Festival, e pela peça homônima, com mais de trinta indicações e sete prêmios. Atuou ainda em grandes produções como A Noviça Rebelde, A Gaiola das Loucas e Grey Gardens. Após quinze anos como professora universitária na UNIRIO, Mirna fundou o Centro de Treinamento Online Mirna Rubim, onde desenvolve seu método registrado no livro “Voz Corpo Equilíbrio”, publicado pela Editora Thieme-Revinter com distribuição mundial pela Amazon.
Atualmente, é coordenadora do Núcleo de Teatro Musical da CAL, juntamente com o diretor cênico Menelick de Carvalho. É orientadora de pesquisas na Universidade de Lisboa e Embaixadora da USP-ESALQ, unindo arte, ciência e ensino em sua trajetória. No curso Mergulho na Ópera, propõe uma vivência profunda nas bases expressivas, musicais e cênicas do canto lírico, inspirando artistas a encontrar autenticidade e verdade vocal no palco.
Menelick de Carvalho . É diretor teatral, ator e professor de Artes Cênicas, com 20 anos de experiência na direção de ópera, teatro e teatro musical. Bacharel em Direção Teatral pela UFRJ e Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, desenvolveu uma carreira marcada pela integração entre música, dramaturgia e performance, tornando-se referência na formação de intérpretes e na construção cênica para obras musicais. Na ópera, dirigiu produções recentes de grande destaque, como “Clitemnestra” (2024), apresentada no Festival de Música Erudita do Espírito Santo, além de “O Elixir do Amor” (2024) e “Pagliacci” (2023) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Assinou também montagens no Teatro Municipal de São Paulo, Palácio das Artes e SESC Glória, consolidando uma atuação relevante na cena lírica nacional
.
No teatro musical, obteve reconhecimento pela direção do premiado “Yank!” (2017 e 2018), e por versões acadêmicas de obras como “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812”, “Sweeney Todd”, “RENT” e “A Chorus Line”. Com passagem pelas principais casas de ópera do país, participou de mais de 60 espetáculos líricos como assistente de direção, colaborando com artistas como André Heller-Lopes, Livia Sabag e Julianna Santos. É também autor e adaptador de musicais como “A Lira dos 20 Anos”, “Tudo Sobre Ela”, “Hoje é Dia de Rock” e “Rebeldia”, que marcaram sua contribuição para a formação de novos artistas. Desde 2013, é professor do Bacharelado em Interpretação do Instituto CAL de Artes Cênicas, onde leciona Interpretação, Literatura Dramática e História do Teatro. E, desde 2009, coordena ao lado de Mirna Rubim o Núcleo de Teatro Musical da CAL, formando gerações de atores-cantores que hoje integram elencos profissionais em todo o país.
Com uma visão artística que une rigor técnico, inventividade cênica e profundo respeito pela formação do intérprete, Menelick de Carvalho é hoje uma das figuras centrais da direção e pedagogia de espetáculo no Brasil, transitando com excelência entre a tradição e a contemporaneidade.
Menelick de Carvalho . É diretor teatral, ator e professor de Artes Cênicas, com 20 anos de experiência na direção de ópera, teatro e teatro musical. Bacharel em Direção Teatral pela UFRJ e Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, desenvolveu uma carreira marcada pela integração entre música, dramaturgia e performance, tornando-se referência na formação de intérpretes e na construção cênica para obras musicais. Na ópera, dirigiu produções recentes de grande destaque, como “Clitemnestra” (2024), apresentada no Festival de Música Erudita do Espírito Santo, além de “O Elixir do Amor” (2024) e “Pagliacci” (2023) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Assinou também montagens no Teatro Municipal de São Paulo, Palácio das Artes e SESC Glória, consolidando uma atuação relevante na cena lírica nacional
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No teatro musical, obteve reconhecimento pela direção do premiado “Yank!” (2017 e 2018), e por versões acadêmicas de obras como “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812”, “Sweeney Todd”, “RENT” e “A Chorus Line”. Com passagem pelas principais casas de ópera do país, participou de mais de 60 espetáculos líricos como assistente de direção, colaborando com artistas como André Heller-Lopes, Livia Sabag e Julianna Santos. É também autor e adaptador de musicais como “A Lira dos 20 Anos”, “Tudo Sobre Ela”, “Hoje é Dia de Rock” e “Rebeldia”, que marcaram sua contribuição para a formação de novos artistas. Desde 2013, é professor do Bacharelado em Interpretação do Instituto CAL de Artes Cênicas, onde leciona Interpretação, Literatura Dramática e História do Teatro. E, desde 2009, coordena ao lado de Mirna Rubim o Núcleo de Teatro Musical da CAL, formando gerações de atores-cantores que hoje integram elencos profissionais em todo o país.
Com uma visão artística que une rigor técnico, inventividade cênica e profundo respeito pela formação do intérprete, Menelick de Carvalho é hoje uma das figuras centrais da direção e pedagogia de espetáculo no Brasil, transitando com excelência entre a tradição e a contemporaneidade.
- Leia MenosCarga horåria
23 horasHORÁRIO
10h - 14h2ª A 6ª
VALOR
R$995,00
Pagamento em até3x de R$ 331,67 ou
à vista no boleto
LOCAL
Unidade CAL Laranjeiras
Rua Rumânia 44