ANTERIOR
PRÓXIMO
2022.1 Bacharelado de Teatro Formatura BT29

FLORESTAS

Texto Wajdi Mouawad
Direção Marcelo Morato

MAR 2022

Espaço Yan Michalski

Unidade CAL Laranjeiras

Neste momento em que o mundo se defronta com trágico conflito, a dramaturgia de Wajdi Mouawad é de uma inquietante atualidade. Nas obras de sua premiada tetralogia, o autor evoca a presença das guerras, migrações, conflitos entre países. As buscas incessantes ao passado dos personagens questionam o panorama ético, político, social e histórico em que se encontram; o mergulho nas memórias dos antepassados como uma possibilidade de compreender o presente.
Com a montagem de FLORESTAS nestes tempos conturbados de pandemia, de volta ao presencial, a Turma BT29 encerra a sua vivência no Bacharelado em Teatro da Faculdade CAL de Artes Cênicas.
Mais uma vez à frente de um espetáculo de formatura, Marcelo Morato, apoiado por talentosa equipe, enriquece a formação de nossos alunos e alunas.

...

palavras do diretor
Marcelo Morato

Iniciamos o processo de ensaios desta formatura da Turma BT29 em março de 2020, mas a pandemia da covid-19 nos impossibilitou prosseguirmos presencialmente. Em encontros virtuais, lemos e estudamos essa obra de Wajdi Mouawad, que encantou a turma e que se tornou seu objeto de desejo como peça de formatura. Hoje, dois anos depois, conseguimos enfim apresentar o espetáculo para o público. Nem todos da turma original estão presentes, mas com a colaboração de atores convidados, o sonho se fez possível.
Mouawad (1968), nascido no Líbano, vive atualmente no Canadá. Escreveu, entre outras obras, uma tetralogia sobre guerras, busca de origens, acerto de contas com o passado e projetos para o futuro. As quatro peças, Litoral, Incêndios, Florestas e Céus são obras-primas, textos impactantes e poéticos, sobre nossas promessas nem sempre cumpridas. Em Florestas, a promessa “Nunca vou te abandonar” encontra obstáculos internos e externos para se tornar realidade. Um dos personagens diz: “às vezes as promessas são mais justas na formulação que no fracasso”. Contudo, esses compromissos entre gerações, perpetuados e descumpridos, são a tônica desta peça.
Loup, adolescente de 16 anos, precisa buscar na sua ancestralidade as armas que vão fortalecê-la para amar no futuro. Essa viagem no tempo vai levá-la, na companhia de um paleontólogo, pelo labirinto de histórias terríveis de seus ancestrais, cujas trajetórias pessoais se entrelaçam com o passado histórico da Europa e do Canadá: a Guerra Franco-Prussiana, a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, a queda do Muro de Berlim e o massacre na Escola Politécnica de Montreal.
Mouawad divide esta peça em sete módulos, cujos títulos interligam sempre uma parte do corpo e os nomes das antepassadas de Loup, mães, filhas, avós e bisavós nesta saga de amor e abandono: o Cérebro de Aimée, o Sangue de Léonie, a Mandíbula de Luce, o Ventre de Odette, a Pele de Hélène, o Sexo de Ludivine e o Coração de Loup. Uma das mulheres da família está ausente desta lista, e é nela que se encontra o elo perdido. Há que descobri-lo.
Florestas é, ao mesmo tempo, um melodrama familiar, uma história de investigação, uma peça sobrenatural, uma tragédia contemporânea, uma saga assustadora e de fundo moral. A explicação final escapa totalmente da justificativa científica ou da realidade, nos conduzindo, por um caminho sobrenatural, a um desfecho redentor. Mouawad quer acreditar que a amizade, o amor, o perdão são possíveis antídotos contra a guerra e o abandono.
Agradeço a todos e todas que, de alguma maneira, contribuíram para a realização desta peça, que até onde sabemos, é inédita no Brasil.

  • Texto

    Wajdi Mouawad

  • Direção

    Marcelo Morato

  • Tradução portuguesa

    Manuela Torres

  • Versão em português do Brasil

    Marcelo Morato

  • Assistentes de direção

    Daniara Marchesi

    Luca Matteo

  • Cenário

    Marcelo Morato

  • Figurino

    Paula Muricy

    Vitor de Abreu

  • Assistente de figurino

    Luisa Narcizo

  • Iluminação

    Wilson Reiz

  • Trilha sonora

    Thalys Guarnieri

  • Fotografia

    Pablo Henriques

  • Projeto Gráfico

    Rita Ariani

  • Direção de Produção

    Marcia Quarti

  • Realização

    CAL

X FLORESTAS
PROGRAMA DIGITAL

Elenco


Veja também