ANTERIOR
PRÓXIMO
2022.1 Curso Técnico 3º Período TEC.3J

SERRAGEM & SONHOS

Texto Newton Moreno
Direção Marcelo Morato

JUN 2022

Unidade CAL Laranjeiras

Espaço Yan Michalski

“Circo e medo não combinam, se você abrir a porta para ele, a lona cai. Ele não tem lugar sob este nosso firmamento. Olhe para o alto. A lona é um segundo céu, onde outros deuses olham por nós. Eles protegem aqueles que demonstram sua coragem e paixão. Sinta-se amada por eles. Agradeça por ser aceita. Este espaço tão generoso, este berço de serragem e sonhos que dá uma segunda chance a anões, gordos, disformes e viciados no risco. Somos uma família do perigo e da excitação. Lembre-se: o público vem ao circo pelo risco, para lembrar que pode morrer a qualquer instante, o circo nos lembra de nossa mortalidade”. Newton Moreno de "Maria Caritó"

...

Serragem & Sonhos, adaptação feita especialmente para essa montagem acadêmica da Turma TEC-J, reúne dois textos de Newton Moreno, “Maria do Caritó” e “As Centenárias”, apresentando um panorama festivo e nordestino. São festas do amor e da morte, onde a fé e sua simulação se misturam e confundem. Danças, ritos, gestos, orações, cantos e simpatias são manifestações de uma cultura rica e complexa, cujos vocabulário e imaginário são fonte inesgotável de inspiração para expressões artísticas populares e eruditas.

Por outro lado, a esperança e a credulidade de um povo extremamente religioso, sua necessidade de transcendência e superação da árida realidade, tornam-se frequentemente objeto de exploração de políticos e hipócritas, ocupados em sua lamentável tarefa de lucrar com o sofrimento alheio. Eventualmente, companhias de teatro ou de circo visitavam, em turnê, os cidadãos do interior do país, que descobriam, por meio desses artistas ambulantes do Circo-Teatro de outrora ou das estrelas do show business de nossos dias, novos e insuspeitados horizontes.

Nestas duas peças, há sempre alguém que está fingindo ser o que não é, ou sendo levado a assumir um papel que não lhe cabe e que vai se moldando ao seu caráter.

E no contínuo jogo de máscaras e desnudamentos, de tradições e traições, de velhos e novos papéis, de simulacros e reviravoltas, todos têm que se deslocar para sobreviver.

Nesse deslocamento, as personagens vão se redescobrindo ou reinventando: a santa se revela uma palhaça, as carpideiras são obrigadas a gargalhar ou excitam os mortos, os defuntos estão vivos ou fazem contrabando, os mercenários e fariseus se revelam seres amorosos, os eloquentes se calam. As personagens de Newton Moreno estão numa arriscada corda bamba.

Seu universo dramatúrgico oferece um rico material de pesquisa para jovens atrizes e atores. Através de suas ações, personas e imagens, Moreno nos coloca em diálogo transgeracional com geniais artistas do riso, como Oscarito, Grande Otelo, Dercy Gonçalves, Chico Anysio, Sônia Mamede, Ilva Nino, Eva Todor, Alda Garrido, Carequinha, Benjamin de Oliveira, Renato Aragão, Chaplin, Buster Keaton. Na busca de inspiração e elementos para a montagem, a pesquisa se amplia, e nos leva a manter contato com Ariano Suassuna, Antônio Nóbrega, Quinteto Armorial, Zé Ramalho, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Sidney Miller, Sinhô, Sidney Magal e muitos mais.

Agradeço mais uma vez à Cal pela parceria e possibilidade de fazer o que mais amo, que é trabalhar com jovens interessados em arte e em busca de um sentido para suas vidas. Às minhas assistentes, muito obrigado. E à turma TEC-J, tão amorosa e cheia de múltiplos talentos, digo que está sendo um prazer.

Que venha o público!

 

[ palavras do Diretor Marcelo Morato ] 

 

  • Texto

    Newton Moreno

  • Direção e Adaptação

    Marcelo Morato

  • Iluminação

    Wilson Reiz

  • Preparação Corporal

    Luciana Bicalho

  • Preparação Vocal

    Elena Constantinova

  • Preparação Musical

    Charles Kahn

  • Cenário

    Júlia Corsete

    Marcelo Morato

  • Figurino e Adereço

    Júlia Corsete com colaboração de Marcelo Morato

  • Trilha Sonora

    João Miller

  • Colaboração na Trilha

    Dani Arreguy

    Marcelo Morato

    Milena Escariz

  • Texto da Cena com São Djalminha

    João Miller

  • Assistência de Direção

    Ciça Troccoli

    Dani Arreguy

  • Programa Visual

    João Miller

    Rita Ariani

  • Produção de Lanche

    Priscila Rangel

  • Elenco

    Clara de Pina

    João Miller

    Júlia Corsete

    Luara Prado

    Luisa Allevato

    Luiza Inem

    Marcela Xavier

    Mariana Mendes

    Milena Escariz

    Priscila Rangel

  • Produção Executiva

    Clara De Pina

    Júlia Corsete

  • Direção de Produção

    Luiz Oliveira

X SERRAGEM & SONHOS
PROGRAMA DIGITAL

Espetáculo


Counter/total

Veja também