Unidade CAL Laranjeiras
Sala Platô
“Já não sabia se o amava. Mas uma coisa era certa, tinha medo dele. E esse medo a escravizava.”
"A vida como ela é..." é o primeiro exercício teatral da Turma TEC-U, do 2º período do Curso Técnico. Uma mostra de cenas sob direção de Anna Helena Madruga que apresenta 7 crônicas de Nelson Rodrigues. De 1951 a 1961 Nelson escreveu a coluna de jornal homônima onde escreveu crônicas sobre ciúme, obsessão, dilemas morais, inveja, desejos desgovernados, adultério e morte. Consagrado como o maior dramaturgo brasileiro, Nelson retratava a vida pela ótica de escândalos e pecados tão presentes no seu tempo - e no nosso.
Hoje é preciso montar Nelson dando nome aos bois: os temas são machismo, homofobia, hipocrisia, conservadorismo, feminicídio.
• • •
Com a palavra, a diretora
"Propor crônicas de Nelson Rodrigues como exercício de montagem no começo da formação permite aos alunos exercerem um trabalho de atores muito forte. Com um cenário simples tal qual o teatro pobre de Grotowski, são os corpos em cena que ambientam as histórias, onde os atores conseguem localizar e se arriscar num ambiente de ressignificação abrindo ainda mais a "mente teatral". Montar Nelson é sempre um grande aprendizado pelo peso da ação dramática de seus textos, fazendo dele um ótimo exercício para a formação de um ator no palco".
por Anna Helena Madruga
Nelson Rodrigues
Anna Helena Madruga
Daniel Villas
Monica Karl
Bels Ferrari
Charles Kan
Bels Ferrari
Ariel Reyes
Rhavinne Vaz
Danzinho
Luiz Oliveira